sábado, 3 de outubro de 2009

Polêmicas relacionadas a Igreja Universal


A IURD tem também sido protagonista de diversas polêmicas e atritos com outros grupos religiosos, em especial as religiões da cultura afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda. Edir Macedo e outros pastores da IURD já foram acusados de intolerância contra essas crenças. Em 2005, a Justiça brasileira determinou a retirada de circulação de todos os exemplares do livro "Orixás, Caboclos e Guias, deuses ou demônios", de autoria de Macedo, por conta de seu teor preconceituoso.
Após realizarem críticas ao candomblé no programa "Ponto de Luz", exibido pela TV Record de Salvador, o bispo Sérgio Santos Correa e os pastores Gilberto Muniz Pereira e Marco Aurélio Trindade foram denunciados por discriminação religiosa pelo Ministério Público da Bahia em abril de 2003. No programa, uma suposta ex-mãe-de-santo afirmou ter feito um "trabalho" de macumba para matar um desafeto e este, conforme a mulher, teria morrido. Vários praticantes do Candomblé declararam que tiveram terreiros atacados por evangélicos e acusaram a campanha da Igreja Universal de incitar esses atos.

Disputa com a Igreja Católica
A IURD apresenta um grande contraste com a Igreja Católica, tendo discordâncias não só doutrinarias
 como também políticas, tendo Edir Macedo já declarado que "a Igreja Católica é uma desgraça para o Terceiro Mundo" e que o Papa é "exclusivamente um político".
Esse enfrentamento foi feito de diversas formas e até mesmo em disputas eleitorais. 
Já foi dito que “a Igreja Universal é a pedra mais reluzente no sapato da Igreja Católica, que teve de mudar sua estratégia no País para não perder mais fiéis.” Isso gerou uma reação católica que publicamente abriu uma guerra contra a IURD, algo que contraria seu comportamento nos últimos anos no Brasil.
A Igreja Católica tem como aliado a Rede Globo, que ao entrar na briga com a rede Record e com a Igreja Universal do Reino de Deus, buscou estreitar ainda mais seus laços com a Igreja Católica.

Chute na "Santa"
Em 12 de outubro de 1997, data em que os católicos celebram Nossa Senhora Aparecida, o então bispo da Igreja Universal Sérgio Von Heldechutou e deu socos em uma imagem da santa, durante os programas "Despertar da Fé" e "Palavra da Vida", da Rede Record. 
Von Helde foi indiciado na Justiça por ofensa à fé alheia.

Alvo de críticas, a Igreja Universal afirma que é alvo de perseguições na grande imprensa brasileira, em especial da Rede Globo.
Ainda em 1995, a Rede Globo apresentou uma reportagem na qual Edir Macedo ensinava pastores a convencer fiéis a doar dinheiro para a Igreja Universal.
Foi dito na imprensa que o episódio do "chute na santa" foi também o estopim que a Globo esperava para desfechar uma grande campanha contra a Igreja Universal, mas, porém, os resultados foram menos devastadores do que a Globo esperava.
Recentemente, tais acusações voltaram a ser repetidas.A Igreja Universal tem também orientado seus fiéis a mover ações judiciais contra jornais que publiquem reportagens negativas à entidade religiosa,entre os quais os jornais Extra (do Rio de Janeiro), A Tarde (da Bahia) eFolha de S.Paulo (de São Paulo).

Atividades paralelas de seus integrantes
Diversos de seus membros, na maioria bispos (incluindo o próprio Edir Macedo, que em 1989 comprou a Rede Record por 45 milhões de dólares e quitou outros 300 milhões de dólares de dívidas que a TV tinha, com a emissora paulista passando a transmitir programas religiosos em boa parte de sua programação), possuem emissoras de TV e rádio, jornais (como os diários "Hoje em Dia", de Belo Horizonte, e "Correio do Povo", de Porto Alegre), gráficas (Ediminas e Universal), além de quatro empresas de participações (que são acionistas de outras empresas), uma agência de turismo, uma imobiliária, uma empresa de seguro saúde.
A Iurd ainda possui uma empresa de táxi aéreo, aAlliance Jet. Entre as empresas de comunicação, são 23 emissoras de TV (entre as quais, a Rede Record e a Rede Mulher de Televisão), além de 40 emissoras de rádio registradas em nome de um grupo de pastores, além de arrendar outras 36 emissoras de rádios que integram a Rede Aleluia.


Nenhum comentário: