terça-feira, 20 de outubro de 2009

Igreja Apostólica Renascer em Cristo

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo é uma denominação protestante neopentecostal fundada em São Paulo, em 1986, por Estevam Hernandes e Sônia Hernandes. A Igreja Renascer possui uma rede de TV, uma gravadora, rede de rádio, uma editora e uma linha de confecções; no Brasil há cerca de 1200 templos e mais de dois milhões de seguidores.
A Renascer é a segunda maior denominação neopentecostal brasileira.


História
Inicialmente, as reuniões eram feitas no apartamento do casal, sendo posteriormente alugado um salão, num piso superior do edifício onde se encontrava a Pizzaria Livorno, na rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo.
Com o aumento do número de membros, foi disponibilizado um espaço na Igreja Evangélica Árabe de São Paulo, ainda na Vila Mariana. O foco principal era em cultos para jovens. Após um rápido crescimento, é adquirido um prédio na Avenida Lins de Vasconcelos, onde seria erguida a sede internacional, com capacidade para cinco mil pessoas.

Doutrina
Classificada como neopentecostal, a igreja utiliza a designação "Apostólica" por acreditar na existência da figura do apóstolo como um cargo eclesiástico válido na actualidade. Fundou a CIEAB (Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil), entidade que congrega as igrejas que aceitam essa doutrina.

Meios de comunicação
A igreja é conhecida também por ministrar a palavra de Deus através de programas e clipes de música gospel no Brasil; o grupo musical delouvor Renascer Praise é um grupo que participa do louvor da igreja dia a dia nos cultos da igreja com músicas e cantores. A Renascer em Cristo, actualmente, possue o canal evangélico a Rede Gospel de televisão e uma rede de rádio, com destaque para a Gospel FM, em São Paulo.

Possui a maior torre de televisão de São Paulo, localizada entre a travessa da Consolação e a Avenida Paulista, com a pregação em destaque na frase: "Deus é Fiel".

Assistência social
Através da Fundação Renascer, a Igreja desenvolve vários projetos de assistência social, tais como asilos, centros de recuperação eorfanatos, que são mantidos através de doações dos gideões (simpatizantes e membros que colaboram mensalmente com uma quantia para a manutenção e expansão dos projetos da Igreja).

Eventos populares
A igreja iniciou um movimento, designado de Marcha para Jesus. Paralelamente, terão sido também reunidas cerca de um milhão de pessoas em Salvador e outros milhares de pessoas em outras cidades do Brasil. O evento acontece também em outras cidades do mundo. É também realizadora de outros grandes eventos, como o SOS da Vida Gospel Festival, que apresenta shows gospel de vários estilos musicais, reunindo um grande número de jovens.

Gospel
A Igreja Renascer é detentora dos direitos da marca "Gospel" no Brasil. Através da iniciativa de Estevam Hernandes, o gospel no Brasil começou a ter uma autonomia e destaque no meio secular, gerando o grande crescimento de músicas, bandas e gravadoras que seguem este estilo.

Problemas com a Justiça
Em dezembro de 2006, a justiça brasileira bloqueou os bens dos fundadores, acusados de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Além disso uma ordem de prisão foi expedida contra o casal.

Em 19 de dezembro a ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu ao casal líder da Igreja Apostólica Renascer em Cristo liminar em habeas-corpus para cassar a ordem de prisão contra eles.

Porém o casal, mesmo com esta liminar, viajou para os Estados Unidos em 9 de janeiro de 2007 e foram presos pelo FBI, em Miami. Eles entraram nos Estados Unidos com 56 mil dólares em espécie, mas declararam para a alfândega que não possuíam mais do que dez mil dólares, contrariando a regulamentação do Serviço de Imigração dos Estados Unidos. Foram detidos no Federal Detention Center, em Miami.

No Brasil o Ministério Público havia solicitado uma nova ordem de prisão, por suposto crime de evasão de divisas, falsidade ideológica e estelionato.

Em 9 de janeiro de 2007 uma nova ordem de prisão foi expedida. No dia 12 de janeiro o Tribunal de Justiça de São Paulo negou um novo pedido de habeas corpus para o casal.

O casal Estevam Hernandes e Sônia Hernandes, deixaram a prisão mas continuam sendo vigiados pela polícia norte-americana. o juiz que autorizou a saída deles da prisão obrigou o casal a usar uma espécie de tornozeleira eletrônica.

Sônia e Estevam depois de saírem da prisão foram para a sua mansão de Boca Ratón, no número 12.582 da Torbay Drive, localizado no condomínio fechado Boca Falls.

A Renascer divulgou uma nota de esclarecimento em que não comenta nenhuma das acusações feitas no Brasil ou nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: