sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Igreja Universal do Reino de Deus

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma igreja cristã protestante de tendêncianeopentecostal, com sede mundial no Rio de Janeiro - no Templo da Glória do Novo Israel, localizada no bairro carioca de Del Castilho.
Fundada em 1977, por Edir Macedo, a Igreja Universal do Reino de Deus se tornou o terceiro maior grupo pentecostal do Brasil e está presente em vários países - mais de 170, segundo a instituição, sendo mais disseminada nos países de língua portuguesa.
Em poucos anos, a Igreja Universal cresceu e, após oito anos de fundação, dispunha de 195 templos em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2009 (mais de trinta anos após sua fundação), a IURD possuía no Brasil mais de cinco mil templos e dez milhões de fiéis que seguem quase 15 mil pastores.
É considerado o movimento evangélico mais influente do Brasil na atualidade.

Dados da Igreja Universal
Orientação: neopentecostal
Fundada por: Edir Macedo
Origem: 1977
Sede: Catedral Mundial da Fé
Número de Membros: 5 milhões
Número de Igrejas: Cerca de 10.000 (MUNDO)
Países em que atua: 91

História
A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada em 1977, quando Edir Macedo, com o apoio de Romildo Soares, decidiu criar sua própria igreja. Após a criação da igreja, Soares desligou-se da IURD e fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus. Ambos eram membros da Igreja Pentecostal de Nova Vida antes de fundarem a IURD. As sucessivas separações teria ocorrido pela diferença do foco entre McAlister (fundador da Nova Vida) e a dupla RR Soares e Edir Macedo e depois entre estes, como afirma o livro O Bispo - A História Revelada de Edir Macedo.

Interior do Templo da Glória do Novo Israel
A igreja foi criada a partir de reuniões ao ar livre feitas por Edir Macedo, (eram chamadas de Cruzada para o Caminho Eterno). Mais tarde as reuniões passaram a acontecer em um antigo cinema (Bruni Méier), e ainda depois, em outro cinema (Ridan). Em 9 de julho de 1977, nasceu oficialmente a igreja, a princípio sob o nome de Igreja da Bênção, (nessa época, a igreja estava sediada em um galpão na antiga Avenida Suburbana, hoje Avenida Dom Hélder Câmara, zona norte do Rio de Janeiro). Três anos depois foi aberto o primeiro templo nosEUA. Atualmente, a sede da IURD é a Catedral Mundial da Fé, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, também conhecida como Templo da Glória do Novo Israel. Outra sede da igreja é o Templo Maior de São Paulo, localizado no bairro paulistano de Santo Amaro.
Entre 1990 a 1995, a Igreja Universal passou de 900 mil para 3,5 milhões de fiéis, possuía mais de dois mil templos no Brasil (e sete mil pastores) e estava presente em 34 países, com 225 templos nos cinco continentes.

Doutrina
As doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus são a priori semelhantes às de outras confissões cristãs evangélicas, em particular as de linha pentecostal. Entretanto, existem outras diferenças fundamentais, como o caráter sobrenatural dado pela IURD às celebrações do batismopor imersão e da Ceia do Senhor. O código de conduta da IURD é a Bíblia Sagrada. Suas doutrinas estão resumidas no livro "Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus", de Edir Macedo.
Quanto à organização eclesiástica, a IURD segue um modelo episcopal, que pode ser rudimentarmente comparado ao modelo empregado pelaIgreja Católica. Cada congregação local da IURD conta com vários obreiros, que são subordinados aos pastores e encarregados de trabalhos menores, como o convite de pessoas à participação nos cultos, recepção das pessoas que chegam aos templos, visitas aos lares de enfermos e a hospitais, e auxílio aos pastores, durante os cultos ou não. Aos pastores cabe o serviço religioso do culto, a orientação dos obreiros e a administração da igreja local. Acima dos pastores estão os bispos, que regulam as linhas doutrinárias e supervisionam o trabalho dos pastores.
A IURD tem seus símbolos nas fachadas e nos interiores dos templos. Anteriormente usava a imagem de duas mãos juntas em oração, atualmente usa alternativamente algumas outras imagens, como um coração vermelho com uma pomba branca no interior, ou um candelabro judaico (menorá), ou ainda uma cruz. Faz uso de dois slogans: Jesus Cristo é o Senhor e Pare de Sofrer.

Trabalho social
Além do trabalho religioso, a IURD realiza trabalhos de cunho social e assistencial nos países onde atua, principalmente no Brasil. Alguns dos trabalhos são enumerados abaixo.
Associação Beneficente Cristã (ABC), fundada em 1994, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que realiza sob o lema "Caridade não tem Religião", distribuição de alimentos e atividades de serviço social, saúde e cidadania, e é sustentada sobretudo pela contribuição de membros da IURD.
Projeto Nordeste, financiado pela IURD, em parceria com empresas privadas, que mantém a Fazenda Nova Canaã, localizada no município de Irecê, estado da Bahia, Brasil.
É feito um trabalho contra as drogas, com acompanhamento e recuperação de viciados, principalmente na cidade de São Paulo.
Também é feito um trabalho de capelania nos presídios e hospitais.
O Sule: Supletivo Universal Ler e Escrever, criado em 1998, é um projeto de alfabetização de menores carentes a partir de 14 anos, jovens, adultos e idosos.

Publicações e veículos
Na Internet a instituição possui o Portal Arca Universal e, na mídia escrita, o jornal Folha Universal que, segundo o próprio periódico, tem tiragem de 2.300.000 exemplares por semana, e a revista Plenitude, de tiragem mensal. Há também o jornal Hoje em Dia, de Minas Gerais, que não tem cunho religioso. A Editora Gráfica Universal é responsável pela publicação de livros escritos ligados à IURD.
No Brasil, a IURD possui uma rede nacional de rádios em FM, a Rede Aleluia, com programação musical gospel e várias emissoras locais, em AM e FM, com programação apenas evangélica. Possui ainda o controle da segunda maior associação brasileira de emissoras de rádios e TVs (ABRATEL). Também possui redes de radio e TV pelo mundo. A empresa que engloba todos os meios de comunicação é a Universal Produções. A IURD também é dona da gravadora "Line Records". Uma boa parte dos músicos e cantores desta gravadora são bispos oupastores da IURD.
A Igreja fundou até mesmo, em 2005, seu próprio partido político, o Partido Municipalista Renovador,[7] mais tarde, Partido Republicano Brasileiro - do qual é filiado o vice-presidente da República do Brasil José Alencar.

Arca Universal
Um portal de conteúdos da IURD, como por exemplo torpedos de conteúdos sendo feito pela empresa Hanzo.
 O portal também já recebeu um prêmio Ibest na categoria de:"Religião e Esoterismo".

Críticas,Prisões, denúncias e fatos polêmicos
Em 1992, Edir Macedo foi preso após o Ministério Público denunciar o líder da Universal por "delitos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular". Após ficar onze dias detido,Macedo foi solto e livrou-se das acusações. A foto de Macedo na prisão virou capa de sua biografia autorizada "O Bispo: A História Revelada de Edir Macedo", editada em 2007.
Com base em uma denúncia do então deputado estadual de São Paulo Afanasio Jazadji, a Polícia Federal abriu em 2007 investigação contra Macedo pela suposta prática de crimes de falsidade ideológica, contra a fé pública, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Ainda naquele ano, uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em 2007 apontava que Macedo era o maior detentor de concessões na mídia eletrônica brasileira, com 23 emissoras de TV, entre elas a geradora da Rede Record, e 40 de rádio, e que a extensão financeira do conglomerado, registrada no então paraíso fiscal da Ilha de Jersey serviria para esquentar os dízimos recebidos pela Universal.
Em 2009, a Justiça brasileira aceitou denúncia do Ministério Público Federal paulista contra o fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e mais nove integrantes dessa entidade religiosa, pelas acusações de formação de quadrilha e de lavagem de dinheiro.A denúncia baseou-se em uma apuração da movimentação financeira da IURD ao longo de seus mais de 30 anos de existência. A investigação iniciada em 2007 levou à quebra judicial dos sigilos bancário e fiscal da igreja Universal e levantou o patrimônio acumulado por seus dirigentes entre 1999 e 2009 - já que, mesmo isentas de pagar impostos, as organizações religiosas são obrigadas a declarar o volume de recursos e bens doados que receberam de seus fiéis.Segundo a investigação, ao menos 50 empresas como emissoras de rádio e TV (em especial, a Rede Record), gráficas e agências de turismo controladas direta ou indiretamente por integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus são beneficiadas por doações feitas por fiéis em todo o país.
Segundo a Receita Federal, a IURD arrecada aproximadamente R$ 1,4 bilhão por ano. Por ser oficialmente uma instituição sem fins lucrativos, a Igreja Universal tem imunidade fiscal ao recolhimento do Imposto de Renda - em tese, os recursos arrecadados pela igreja, o dízimo dos seus fiéis (e portanto não tributado), deveriam ser usados exclusivamente em obras assistenciais. Por isso, a instituição tem sido alvo de investigação pelo Ministério Público Federal por suposto desvio do dízimo dos fiéis para empresas do líder da Igreja Universal e pastores ligados à instituição religiosa. Em agosto de 2009, a Justiça brasileira abriu ação criminal contra o fundador Edir Macedo e mais nove pessoas ligadas a ele, por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, acusados de se apropriar ilegalmente de dízimos e de ofertas de fiéis e de usar o dinheiro das doações para construir um patrimônio pessoal e comprar emissoras de televisão e rádio.

Nenhum comentário: