domingo, 25 de outubro de 2009

Igreja Apostólica

O termo Igreja Apostólica foi usado inicialmente para designar uma denominação cristã pentecostal do Reino Unido. Hoje, porém, Igreja Apostólica pode se referir a certas novíssimas denominações evangélicas neopentecostais, que se fundamenta no credo apostólico e no evangelismo celular (reuniões de grupos pequenos em casa, como por exemplo a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Apostólica Fonte da Vida, Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, Ministério Internacional da Restauração, e muitas outras, todas exercendo influências em grau variados uma sobre as outras.

Visão de uma igreja apostólica
A visão é de uma liderança de um apóstolo como seu líder espiritual. A maioria dessas igrejas tem como doutrina o que Paulo de Tarso pregava (à parte dos demais apóstolos e implantando igrejas em locais onde os demais apóstolos não chegavam), com as devidas variantes, uma vez que os evangélicos afirmam a importância do preceito da livre interpretação das Escrituras. De forma geral, tem em seu corpo clerical apóstolos, bispos e pastores compondo sua base pastoral. O apóstolo é o líder principal da neodenominação instituída em nome do SenhorJesus Cristo.

Há igrejas apenas neopentecostais que usam do título de apóstolo (mas não comungam da eclesiologia das igrejas em células), como a Igreja Mundial do Poder de Deus, e outras que não o utilizam mas têm pastores ou bispos presidentes que comandam os rumos da denominação, como a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus e a faceta renovada da Assembléia de Deus, sobretudo no Norte (Manaus, Belém etc.), mais próxima das novas igrejas apostólicas, que visam a expansão da denominação pelo mundo e que possui estratégias de multiplicação de fiéis, como o movimento de igreja em células.
No Brasil e América Latina tem surgido muitas igrejas apostólicas que enchem estádios com suas celebrações pelos novos crentes alcançados, além das comuns ocorrências de conversões, curas e milagres.

Nenhum comentário: