segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Doutrinas da Igreja Universal

As Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus são um conjunto de regras e doutrinas definidas em estatuto que regem a Igreja Universal do Reino de Deus.

Algumas doutrinas
Os estatutos de fé da IURD referenciam algumas doutrinas fundamentais, a saber:
A existência de um só Deus, que se manifesta ao mesmo tempo na Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo;
A volta de Jesus Cristo, (Arrebatamento);
A salvação pela fé em Cristo;
A existência da vida eterna e da morte eterna (existência do céu e do inferno);
A salvação começa aqui na terra, e segue após a morte;
A Bíblia (sem alguns livros, chamando-os de apócrifos) é a escritura infalível, e foi escrita por homens inspirados por Deus;
A Igreja é a união universal de todos os cristãos fiéis, representando o corpo do qual Cristo é a cabeça;
O batismo nas águas por imersão;
O Batismo pelo Espírito Santo;
Os Dons do Espírito Santo;
A Santa Ceia;
A libertação de espíritos malignos e a paz espiritual;
A devolução do dízimo e as ofertas voluntárias a Deus;
A prosperidade como uma das promessas de Deus;
A cura de todas doenças;
A felicidade sentimental.
Estas doutrinas são a priori semelhantes às de outras confissões cristãs evangélicas, em particular as de linha pentecostal. Entretanto, existem outras diferenças fundamentais. Um exemplo disto é o caráter sobrenatural dado pela IURD às celebrações do batismo por imersão e da Ceia do Senhor. O código de conduta da IURD é a Bíblia Sagrada. Suas doutrinas estão resumidas no livro Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus da autoria do bispo Edir Macedo.

Vida com abundância
No livro "Vida com abundância", Edir Macedo prega a vida abundante na Terra e não apenas na eternidade. Defende que a vontade de Deus para seus filhos é que vivam uma vida confortável, pois foi assim que Deus criou o homem no paraíso e Jesus veio trazer novamente a autoridade que o homem perdeu para Satanás.

Dízimo e Ofertas
A palavra dízimo significa a décima parte. Tal fração está presente em diversas religiões abraâmicas, como continuação da tradição do patriarca hebreu Abraão, que, segundo a Bíblia, ofertou a Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo, o dízimo do despojo da guerra de quatro reis contra cinco (Gênesis 14.18-24). Tal prática foi regularmente incorporada ao judaísmo, ainda incipiente, nos tempos de Moisés, para garantir o sustento do serviço religioso e dos religiosos da tribo de Levi, que não foi contemplada na partilha das terras de Canaã entre as tribos de Israel. A igreja cristã tomou emprestado do judaísmo a prática do dízimo, com o objetivo de angariar recursos para o cumprimento do serviço religioso e social cristão, bem como o sustento dos dirigentes religiosos.
Costuma-se usar o termo "ofertas", distinto do dízimo, para outros tipos de oferecimentos que não estão necessariamente vinculados a um compromisso de sustento, nem possuem um valor absoluto ou percentual pré-definido, que podem nem ser em forma material e são de caráter voluntário. O primeiro exemplo bíblico de ofertas desse tipo ocorre com Caim e Abel (Gênesis 4.3-7). Com a consolidação do judaísmo e a formalização do culto hebreu, também vários tipos de ofertas devocionais foram formalizados. Porém, na Bíblia, há freqüentes críticas à oferta como rito meramente formal, e não como ato sincero (por exemplos, Isaías 1.11-20, especialmente 11.13, e Lucas 21.2-4).
Esta doutrina tem sido alvo de acusações diversas, entrando assim para o rol das polêmicas em torno da IURD, como apresentado nesteartigo.

Organização Eclesiástica
Quanto à organização eclesiástica, a IURD segue um modelo episcopal, que pode ser rudimentarmente comparado ao modelo empregado pelaIgreja Católica.
Cada congregação local da IURD conta com vários obreiros, que são subordinados aos pastores e encarregados de trabalhos menores, como o convite de pessoas à participação nos cultos, recepção das pessoas que chegam aos templos, visitas aos lares de enfermos e a hospitais, e auxílio aos pastores, durante os cultos ou não. Aos pastores cabe o serviço religioso do culto, a orientação dos obreiros e a administração da igreja local. Acima dos pastores estão os bispos, que regulam as linhas doutrinárias e supervisionam o trabalho dos pastores.
Existem diferentes níveis de importância e influência entre os bispos, embora isto não seja evidenciado em títulos superiores como arcebispo,cardeal ou papa, como ocorre com a Igreja católica. Os ocupantes dos maiores cargos da IURD, incluindo Edir Macedo, seu fundador e principal dirigente até a presente data, utilizam o título bispo, do mesmo modo como muitos de seus subordinados.
A ascendência de nível eclesiástico dentro dos quadros da IURD é permitida e estimulada. Em geral, espera-se que membros antigos se tornem obreiros, que os obreiros com bastante tempo de serviço dediquem-se a tornarem-se pastores, e que pastores procurem tornar-se bispos. Isto, no entanto, não é automático. É necessária certa preparação e aprovação de níveis hierárquicos superiores.
É proibido bispos, obreiros e pastores homossexuais

Fogueira Santa de Israel
Evento que acontece duas vezes ao ano na IURD, em que os pedidos dos fiéis são levados a Terra Santa de Israel e eventualmente ao topo doMonte Sinai no Egito (segundo a Bíblia, monte onde Deus falou com Moisés, Êxodo 19). Durante a campanha, os fiéis são incentivados a dar o seu tudo, ou seja, lançar mão de todo seu salário e/ou dinheiro que conseguir entregar no altar, seguindo a fé do sacrifício. Acreditam que dando seu tudo, Deus honrará a sua fé, respondendo seus pedidos.

Cultos temáticos
Os cultos da IURD são temáticos e cada tema é geralmente associado a um dia da semana ou a uma data específica. No dia determinado, é dada ênfase especial no culto ao combate espiritual daquele mal, em especial. Por isso, são comuns ocorrerem reuniões em dias determinados especificamente para solteiros (que querem casar), para desempregados, para doentes ou para deprimidos, entre outros. E para os que são batizados nas águas.

Posicionamento social e político da IURD
O líderes da IURD, com base em (Eclesiastes 6.3-6), pregam que a pessoa que vive uma vida infeliz, sem a salvação eterna e que não passou pelo "novo nascimento" que Jesus pregava (João 3.3), seria melhor que não tivesse nascido.
A IURD é possivelmente a única igreja protestante que apóia o aborto induzido. Essa posição não é declarada por dogmas da referida igreja, entretanto, após publicação de sua biografia e entrevistas sobre o livro, o Bispo Edir Macedo, líder da igreja, declara que seria o referido método uma alternativa contra a violência. Nas primeiras semanas de “vida” da Record News, uma das propagandas veiculadas foi o direito de escolha da mulher em fazer o aborto induzido.
“Sou a favor do direito de escolha da mulher. Sou a favor do aborto, sim. A Bíblia também é.”
(Bispo Edir Macedo)
Entre seus argumentos pró-aborto à Folha de São Paulo, afirma: “O que é menos doloroso: aborto ou ter crianças vivendo como camundongos nos lixões de nossas cidades, sem infância, sem saúde, sem escola, sem alimentação e sem qualquer perspectiva de um futuro melhor?”
E associa a prática do aborto ao planejamento familiar e defende que tal prática diminuiria a violência no país.
“Por que a resistência ao planejamento familiar? Acredito, sim, que o aborto diminuiria em muito a violência no Brasil, haja vista não haver uma política séria voltada para a criançada.”
Tal atitude, obteve uma imediata reação dos grupos de apologética cristãos que fazem vigilância crítica e denúncia dos seus pares protestantes. Entre eles o CACP publicou matéria compilada com respostas do líder Edir Macedo, defensor do aborto induzido e do uso deembriões humanos pela medicina.

Nenhum comentário: