sexta-feira, 5 de junho de 2009

Santa Ceia

Santa Ceia - também chamada Mesa do Senhor e Eucaristia, isto é, Ação de Graças - é em geral chamada ceia porque foi instituída por Cristo em sua última ceia, e ainda a representa, e porque nela os fiéis são espiritualmente alimentados. É também uma celebração memorial da morte e ressureição de Cristo. Também é chamada de "comunhão", "ceia do Senhor", e "Eucaristia" (Católicos e Ortodoxos).
O nome "Santa Ceia" é geralmente usado na Igreja Evangélica e algumas outras comunidades cristãs.

A celebração
Segundo os cristãos evangélicos, o pão usado na celebração representa o corpo sem pecado, que Cristo ofereceu na cruz como resgate. O vinho representa Seu sangue derramado (ou seja, a Sua vida perfeita), para remissão da humanidade condenada ao pecado herdado e morte.
A Bíblia não específica quando ou quantas vezes ao ano se deve celebrar a "Santa Ceia". Algumas religiões cristãs celebram-na diariamente ou semanalmente (católicos romanos, por exemplo), outros duas vezes ao mês (a maioria das denominações da Igreja Evangélica), outras mensalmente, bi-mensalmente, ou anualmente (Testemunhas de Jeová e Congregação Cristã no Brasil ). A Santa Ceia é uma das celebrações mais importantes no Cristianismo, principalmente para os católicos.

Nenhum comentário: