quinta-feira, 25 de junho de 2009

Crenças da Igreja Adventista do Sétimo Dia



As 28 doutrinas da igreja adventista hoje,que podem ser resumidas da seguinte forma: crença na Bíblia; na Trindade; pecado; conflito entreCristo e Satanás; vida humana, morte e ressurreição de Cristo; justificação pela fé; a Igreja é a comunidade una e visível dos crentes; Deus escolheu um povo remanescente para testificar o Evangelho; reforma de saúde; práticas do batismo por imersão e da Santa Ceia; continuidade dos dons espirituais, sobretudo o da profecia; validade da Lei de Deus (Dez Mandamentos, que inclui a guarda do Sábado); vinda iminente de Cristo; a ressurreição dos mortos no Juízo Final e uma nova Terra.
Um grupo de várias denominações no início do século XIX acreditava que Jesus Cristo retornaria à Terra no dia 22 de outubro de 1844 (que posteriormente ficou conhecido como o O Dia do Grande Desapontamento), e que após aquela data a porta da salvação estaria fechada. Mas após revisarem os livros proféticos (especialmente Daniel e Apocalipse), alguns dos que posteriormente formariam a Igreja Adventista do Sétimo Dia constataram que Jesus estaria desde aquela data purificando o Santuário Celestial, e que aqueles que aceitarem a mensagem da salvação, não sofrerão a segunda morte (a morte eterna do ser humano, um completo estado de inexistência), e que Jesus vai voltar novamente à Terra em breve de forma visível e gloriosa, aniquilando os ímpios e resgatando os justos.

Relação Igreja versus Estado
Os adventistas do sétimo dia apóiam enfaticamente a separação entre a igreja e o Estado. Promovem em todo o mundo simpósios neste assunto. Nos Estados Unidos publicam uma revista especializada em liberdade religiosa, chamada Liberty.

Situação de não-combatentes
Por definição, os adventistas rejeitam o porte de armas e atividades onde tenham que portar armas. No entanto, aceitam e se voluntariam para atividades assistenciais em caso de guerra e de saúde (enfermagem, motoristas de ambulância, etc). Durante a segunda guerra mundial, vários adventistas alemães foram executados em campos de concentração ou mandados para manicômios por se recusarem a portar armas.

Papel da mulher na organização eclesiástica
Em comum com várias igrejas cristãs conservadoras, a questão da ordenação de mulheres é ativamente debatida dentro da IASD. O papel especial de Ellen G. White dentro da denominação é prova da importância e contribuição das mesmas para o desenvolvimento da igreja, segundo visão geral. No entanto, embora elas tenham sido aprovadas para serem ordenadas ao ancionato (ver acima) por muitos anos, nenhuma é oficialmente elegível com pastora. Esta decisão é grandemente baseada no texto de 1 Coríntios 14:34-37 quando Paulo teria apresentado como ordenança de Deus que as mulheres deveriam permanecer quietas na igreja, e serem submissas, bem como o texto de 1 Timóteo 2:12 no qual é dito que nenhuma mulher deveria ensinar ou ter autoridade sobre homem, devendo permanecer calada. Como em outras denominações, o debate se concentra nas seguintes questões:
Se estas instruções se referiam à igreja do I século ou a todas as eras;
Se eram instruções para a região Mediterrânea, ou todas as culturas.
Se estas passagens bíblicas teriam sido realmente escritas por Paulo ou outros, e atribuídas a Paulo.
A Divisão Norte-Americana da IASD propôs na Assembléia da Conferência Geral de 1995 em Utrecht, Holanda, que cada divisão deveria decidir independentemente se as mulheres poderiam ou não serem ordenadas ao pastorado. A proposta foi rejeitada por um placar de 1481 a 673. Apesar disso, algumas congregações e mesmo Associações ordenam pastoras em seus quadros.
Localmente a participação da mulher na IASD é intensa em vários segmentos e aprovada pela Associação Geral. Um dos vice-presidentes escolhidos na última Conferência Geral (2005) é uma mulher. No entanto, o cargo de presidente da Associação Geral é exclusivo a um pastor ordenado, o que, no momento exclui as mulheres adventistas da possibilidade deste cargo.

Estilo de vida adventista
Assim como a musicoterapia define terapias através da música, entende-se que há música para cada situação. Na adoração, no templo, a música deve ser solene e inspiradora, elevando nossos sentidos à presença sublime do Criador.
Um dos pontos expressivos dos Adventistas é o trabalho desenvolvido com a música sacra, reconhecidos pelas várias denominações cristãs. Em seus colégios internos são desenvolvidos vários projetos musicais.
Existem vários coros, conjuntos e cantores compostos por membros os quais realizam trabalhos não só evangelísticos, fortemente divulgada pela Rede de Rádios FM e AM Novo Tempo.

Crises, divergências e outras controvérsias doutrinárias
Existem em geral várias declarações isoladas de membros ou periódicos que são tomadas para provar o ponto de vista que os Adventistas do Sétimo Dia seriam uma seita ou culto. Houve uma evolução da IASD de culto para igreja cristã protestante. Alguns dos críticos incluem declarações divergentes alegando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia, embora afirme crer apenas na Bíblia como fonte autorizada em questões de fé, impõe escritos de Ellen G. White, embora defendam que todos seus livros e escritos estarem em conformidade com a Bíblia Cristã Protestante.

Nenhum comentário: