domingo, 7 de junho de 2009

Igreja nos Lares

Igreja nos Lares não é o nome de um grupo cristão. É um termo informalmente usado para definir um grupo de cristãos que, em vez de usar um edifício dedicado ao culto e adoração e, em vez de viver a partir de um sistema organizado para manter uma instituição religiosa, decidiram viver a experiência de ser igreja a partir de seus lares preferindo caminhar como família e buscando expressar a vida orgânica do corpo de Cristo.
Igreja nos Lares é diferente de igreja nas casas, pois igreja nas casas define um local onde o encontro da igreja acontece, mas igreja nos lares aponta que a experiência de ser igreja deve manifestar-se a partir de nossos lares, nossas famílias, nossa vida íntima coletiva para então transbordar e alcançar o próximo, a vizinhança e o mundo.
As razões, que fazem com que tais grupos prefiram seus lares ao estilo convencional da igreja para se expressar, são diversas, vão desde questões que envolve a vida prática da igreja, os fundamentos teológicos para a igreja neo-testamentária, e até o entendimento de que, para mover-se como corpo, cujo cabeça é Cristo, essa forma de caminhar melhor se adequaria ao governo do Espírito Santo. As relações oriundas da vida a partir dos lares configuram o verdadeiro modelo ensinado por Cristo e utilizado pelos cristãos do primeiro século.

Base bíblica
Viver a experiência de ser igreja a partir dos lares é uma forma de retornar à simplicidade dos encontros informais e cheios de vida encontrados no Novo Testamento. Longe da formalidade de doutrinas e cultos formais, a primitiva igreja cristã descortina-se na singeleza das palavras e práticas registradas no livro de Atos no Novo Testamento:

“Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão de casa em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:36 a 47.

Estas passagens bíblicas indicam explicitamente que a vida da igreja desenvolvia-se a partir dos lares dos cristãos primitivos: Atos 20:20, Romanos 16:5, 1 Coríntios 16:19, Colossenses 4:15, Filemon 1:2.
Em vez de ver a teoria e a prática cristã restrita a uma série de reuniões em um salão, o retorno à igreja bíblica conduz à vida e ao apoio mútuo. Isto é expresso por mais de 50 vezes pela frase "uns aos outros" encontrada no Novo Testamento, começando pelas palavras de Jesus, "amai-vos uns aos outros" (João 13:34).
Hoje, a propagação de igrejas nos lares é vista com mais intensidade em países como China, Cuba, India, Brasil e nações africanas, mas são vistos também nos pequenos, mas crescentes grupos na Europa e na América do Norte.

Estrutura e organização
As igrejas nos lares não devem ser confundidas com "igrejas em células". A igreja nos lar normalmente não faz parte de uma grande e vistosa organização, embora o grupo possa associar-se informalmente com outros cristãos e igrejas nos laresem redes que refletem mais a igualdade do que a hierarquia. Aqueles que se reúnem nas igrejas nos lares consideram-se como pertencendo à Igreja Universal e Invisível, buscam como governo local a presença do Espírito Santo fugindo de organizar uma hierarquia entre si. Em relação as demais igreja agem com independência e liberdade, geralmente sem relacionamentos formais com "as igrejas institutionais estabelecidas".
Algumas igrejas nos lares têm alguma estrutura convencional de liderança, outras não têm nenhuma. Hoje, a opinião geralmente aceita no "movimento" das igrejas nos lares é que a reforma protestante não foi suficientemente longe na prática neo-testamentária do "sacerdócio de todos os crentes" e que apenas Jesus Cristo é cabeça da igreja que é o corpo de Cristo. Este movimento vem ganhando força tanto em países industrializados como Austrália, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, como em países em desenvolvimento.
A ausência de estruturas hierárquicas de liderança em muitas igrejas nos lares, frequentemente, é vista pela igreja protestante como um sinal de anarquia ou de rebelião contra a autoridade, mas muitos no movimento das igrejas nos lares consideram a liderança funcional amarada pelo Espírito Santo, em oposição à liderança hierárquica, como a maneira mais viável de alcançar a autoridade espiritual verdadeira do amor, dos relacionamentos, e do domínio invisível de Jesus Cristo como a cabeça de seu próprio corpo (isto é, a igreja). Alguns dentro do "movimento" das igrejas nos lares consideram conseqüentemente o termo "igreja nos lares" um tanto quanto inadequado, pois o desdobramento principal para as pessoas que praticam sua fé desta maneira não é a casa mas mais o tipo de reunião praticada; às vezes, outros títulos são usados para uma descrição mais funcional deste movimento são "igreja simples", "igreja relacional", "igreja primitiva", "vida coletiva", "igreja orgânica" e termos similares.
O movimento das igrejas nos lares, atualmente, também deve muito de seu crescimento às redes e trocas de informação pela Internet; "Igreja Institucional", é o termo generalizado para definir as estruturas mais tradicionais da igreja, incluindo a igreja edifício e/ou os serviços eclesiais centrados no sermão e conduzidos por um pastor ou por um ministro.
Como regra geral, os encontros da igreja nos lares são livres, informais, e incluem às vezes uma refeição mútua. Os participantes esperam que cada um dos presentes sinta-se livre para contribuir para o encontro, e deixe-se levar, como um barco a vela, pelo sopro do Espírito Santo. A estrutura de liderança (funcional) surge sem qualquer vestígio de liderança oficial (hierárquica), reforçada por uma pluralidade de anciãos experimentados; entretanto, há uma tentativa deliberada dentro da maioria das igrejas nos lares de minimizar a liderança de um único indivíduo, de forma que a figura do pastor vocacionado ou do idoso experiente é geralmente colocada em segundo plano em favor de uma responsabilidade mais plural de liderança difusa sobre as diversas pessoas ou na totalidade dos membros.

Origens e história
A origem do movimento mundial das igrejas nos lares vem de diversas fontes. Alguns a consideram como uma nova vertente do movimento dos irmãos unidos da Inglaterra, outros traçam um vínculo com o remanescente anabatista: quacres, amish, huteritas, menonitas e waldenses. De qualquer forma este movimento tem sido encorajado por fundadores de igreja e pela iniciativa editorial de escritores como Robert Fitts, Frank Viola, Wolfgang Simson ou Gene Edwards. Uma outra perspectiva vê o movimento das igrejas nos lares como a re-emergência do movimento do Espírito Santo durante o Jesus Movement nos anos 1970 nos Estados Unidos ( http://www.one-way.org) ou no mundo na chamada Renovação Carismática dos anos 1960 e 1970. Outros o vêem como um retorno ao paradigma das práticas da igreja descritas no Novo Testamento, ou paradigma Restauracionista, (htt://ntrf.org), que estimula os cristãos a sair da hierarquia e das cadeias de comando piramidais e retornar às práticas descritas e encorajadas nas Escrituras ( http://century-one.co.uk). A própria Internet vem contribuindo para o fenômeno do crescimento exponencial visto na última década, que fez com que pessoas anteriormente isoladas passassem a se juntar em redes. O movimento das igrejas nos lares é parente e precursor dos debates em torno da Igreja Emergente. Enfim, nenhum fator isolado pode explicar a emergência desta eclesiologia passado-futuro, pois foi a confluência de todas as vertentes destacadas acima que contribuiu para o crescimento das igrejas nos lares no mundo.

Relação com as Igrejas Tradicionais e Grupos Missionários
A história mostra claramente que houve momentos de tensão entre o movimento das igrejas nos lares (como no caso dos movimentos de restauração e de reavivamento) e as igrejas tradicionais. Contudo, recentemente, algumas denominações e organizações missionárias começaram a fornecer ajuda para o desenvolvimento de redes de igrejas nos lares. Entre elas estão, The Free Methodist Church in Canada, The Foursquare Gospel Church of Canada, The Navigators of Canada, The Evangelical Fellowship of Canada, The Southern Baptist Convention (USA), Dove Christian Fellowship International, Youth With a Mission (YWAM), entre outras.

Nenhum comentário: