sábado, 28 de fevereiro de 2009

Os Mormons e seus livros

Escrituras
Joseph Smith, restaurador da igreja, ensinou que Deus estava revelando coisas divinas aos homens. A Igreja aceita outros livros sagrados e revelações que complementam e esclarecem a Bíblia.[9] Além disso, Deus pode dar a revelação para aqueles que presidem esta igreja, e revelações pessoais a qualquer homem ou mulher em qualquer lugar e situação, revelações estas ligadas à sua vida pessoal e familiar. Eles são mantidos na Primeira Presidência e os Doze Apóstolos da Igreja como profetas, videntes e reveladores.

Bíblia
Todos os Santos dos Últimos Dias aceitam a Bíblia como escritura sagrada, desde que esteja traduzida corretamente.[9] Acreditam que suas profecias são verdadeiras, mas há algumas partes da tradução da Bíblia que estão incompletas ou incorretas. Membros da Igreja estudam oVelho Testamento e o Novo Testamento em classes de escola dominical, em suas reuniões aos domingos. Entende-se que as escrituras são compilações de livros que mostram a vontade de Deus através de seus respectivos profetas, e nota-se que há outros livros que são mencionados na Bíblia que foram perdidas.

Livro de Mórmon
O Livro de Mórmon, um outro testamente de Jesus Cristo, segundo a igreja, é um volume de escrituras sagradas, com um propósito semelhante a da Bíblia e da teologia, e é considerado por seus membros como a pedra fundamental de sua religião. É uma história de comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas. A história começa 600 anos a.C, quando Deus enviou um profeta chamadoLeí deixar Jerusalém com sua família, e irem todos para uma terra da Promessa: As Américas. Depois de Leí, o Senhor chamou outros profetas, como Néfi, Mosias, Helamã, entre outros. Mórmon foi um desses profetas.

Doutrina e Convênios
Este livro contém textos, considerados revelações modernas dadas por Deus a Joseph Smith e alguns de seus sucessores. Ele contém instruções sobre o sacerdócio, o trabalho missionário, o trabalho dos templos, as glórias da eternidade, e trabalho para os mortos, entre outros.
Doutrina e Convênios contém 138 seções ou capítulos e 2 Demonstrações oficiais dada a Joseph Smith, principalmente, mas também contém o que é considerado a palavra literal de Deus ou anjos (Seções 2, 122 e 136), a visão (seções 76, 110, 137 e 138), ordenações (seção 102), sentenças (artigo 109 e 121), perguntas (artigo 113), deveres eclesiásticos e responsabilidades (artigo 123), letras (artigo 127 e 128 ), instruções personalizadas (Artigo 129 a 131) e declarações (artigo 134).
A maioria das seções foram recebidas por Joseph Smith a partir de 1829 até sua morte, em 1844. A seção 135 relaciona a morte dele, escrito por John Taylor, em 27 de junho de 1844. A última seção é uma visão dada ao Presidente Joseph F. Smith em 1918 sobre o mundo dos espíritos e da administração da obra missionária entre os mormons

Pérola de Grande Valor
Todos os Santos dos Últimos Dias aceitam uma coleção de escritos sagrados, chamados de "Pérola de Grande Valor". É composto de "O Livro de Moisés", "O Livro de Abraão", "Joseph Smith - Mateus" e "Joseph Smith - História": uma seleção de materiais ou itens de grande valor que estão relacionados a vários aspectos importantes da fé e teologia de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Profeta Joseph Smith preparou estas questões e foram publicadas nos jornais da Igreja. São considerados autênticos e parte da palavra de Deus.

O Livro de Moisés
Um pequeno livro, composto por oito capítulos, que Joseph Smith começou em junho de 1830, alegando ter traduzido com o poder de Deus, os escritos de Moisés, na Bíblia, acrescentando as peças originais que foram perdidas ao longo do tempo. Equivalentes no início de Gênesis, e contém um relato da criação do mundo, a história de Adão e Eva, a vida de Enoque (descendente direto de Adão) e as condições que prepararam o mundo para o Dilúvio. Ele diz a tentativa de Satanás para destruir o plano de salvação, e como Jesus Cristo aceitou o plano pré-mortal.

O Livro de Abraão
No início do século XIX, um arqueólogo italiano, Antonio Lebolo, encontrou alguns papiros nos túmulos egípcios. Quando ele morreu, eles foram deixados para Michael Chandler. Joseph Smith comprou, com a ajuda de membros da Igreja em Kirtland e com Oliver Cowdery e W. W. Phelps como escribas traduzidos os personagens e hieróglifos. Estas operações históricas se transformaram em uma questão de fé para dar a Joseph Smith a tradução dos manuscritos. As propostas apresentadas por Joseph Smith contém uma conta na primeira pessoa, escrito por quem foi o patriarca Abraão. Em alguns capítulos, é informado da decisão de Abraão para sair de casa, a sua viagem ao Egito, e várias visões que ele tinha, inclusive outra conta da criação do mundo e do plano de salvação foi apresentado aos filhos espirituais de Deus vida pré-mortal.

Esta história, porém, parece muito credível. O cientista francês Jean-François Champollion decifrou hieróglifos egípcios de 1820, e publicou o significado da escrita egípcia, em 1822. É altamente improvável que Smith, Cowdery e Phelps tenham conhecido o livro de Champollion, de modo que a história de Smith como um tradutor é tido por muitos historiadores como uma invenção.

Joseph Smith - Mateus
Livro de um único capítulo, faz parte da correção que Joseph Smith afirmou para tornar a Bíblia, com a ajuda de Deus. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continua a usar a Bíblia cristã (sem os livros deuterocanônicos aceitos pela Igreja Católica, alguns chamam de "apócrifos" (que significa que a discussão destes textos é aberta), mas considera a correção de Joseph Smith importante.

Nenhum comentário: