sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Protestantismo no Brasil

Há quase 600 milhões de Protestantes no mundo, o que representa cerca de 30% dos Cristãos são protestantes. O país com maior número de protestantes são os Estados Unidos da América (162.653.774). Outros países que possúem grande número de protestantes são Reino Unido,Nigéria, e Alemanha. Em toda a escandinávia Escandinávia (incluindoDinamarca e Islândia), Letônia, Estônia, Reino Unido e em vários países que são ou foram colônias desta nação (entre eles os EUA), os protestantes representam mais de 50% da população, chegando a ultrapassar os 90% em algumas nações como a Dinamarca.

O protestantismo chegou ao Brasil pela primeira vez com viajantes e nas tentativas de colonização do Brasil por huguenotes (nome dado aos reformados franceses) e reformados holandeses e flamengos durante o período colonial. Esta tentativa não deixou frutos persistentes. Uma missão francesa enviada porJoão Calvino se estabeleceu, em 1557, numa das ilhas da Baía de Guanabara, fundando a França Antártica. No mesmo ano, esses calvinistas franceses realizaram o primeiro culto protestante no Brasil e, de acordo com alguns, da própria América. Mas, pela predominância católica, foram obrigados a defender sua fé ante as autoridades, elaborando a Confissão de Fé de Guanabara, assinando, com isso, sua sentença de morte, pondo um fim no movimento.
Com a vinda da família real portuguesa ao Brasil e abertura dos portos a nações amigas, através doTratado de Comércio e Navegação comerciantes ingleses estabeleceram a Igreja Anglicana no país, em1810. Seguiram a implantação de igrejas de imigração: alemães trouxeram o luteranismo em 1824.
Em 1855, Robert Reid Kalley, missionário autônomo escocês, fundou igrejas Congregacionais constituindo primeiro trabalho Protestante permanente em terras brasileiras. Mais tarde, em 1859, a igreja Presbiteriana foi fundada por Ashbel Green Simonton no Rio de Janeiro. Apesar de uma inicial desavença entre Kalley e Simonton, logo os dois passaram a cooperar. Quando Kalley precisou partir do Brasil, providenciou a formação de pastores brasileiros em um Seminário da Inglaterra (a Escola de Pastores do Rev. Charles Spurgeon) e, providenciou também que outro missionário independente, o batista Salomão Ginsburg, fosse enviado para cá.
Em 1871, o primeiro grupo batista se estabeleceu em Santa Bárbara d'Oeste, no Estado de São Paulo, trazida por missionários americanos. Em 1907 fundava-se a Convenção Batista Brasileira.
Em 1910, o Brasil receberia o pentecostalismo, com a chegada da Congregação Cristã no Brasil e da Assembléia de Deus. Esta, em particular, foi trazida ao Brasil por dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, e estabeleceu-se inicialmente no norte, no Pará. Em 1922, chega ao país o Exército de Salvação, igreja reformada de origem inglesa, pelas mãos de David Miche e esposa, um casal de missionários suíços.




Nenhum comentário: