que reflectem diferenças doutrinais por vezes relacionadas com a cultura e os diferentes contextos locais em que estas se desenvolveram.
Segundo a edição de 2001 da World Christian Encyclopedia existem 33 830 denominações cristãs.
Desde a Reforma o cristianismo é dividido em três grandes ramos:
* Catolicismo: composto pela Igreja Católica Apostólica e que hoje congrega o maior número de fiéis;
* Ortodoxia: originária do grande Cisma do Oriente (séc. XI) e é constituída por duas grandes Igrejas ortodoxas - a grega e a russa - que apresentam algumas diferenças entre si, nomeadamente a língua usada na liturgia.
* Protestantismo: originária da segunda grande cisma cristã (Reforma Protestante) de Martinho Lutero, no século XVI, e engloba grande número de movimentos e denominações distintas. Atualmente a Igreja Protestante (também chamada Igreja Evangélica) pode ser dividida em três vertentes:
Denominações históricas: resultado directo da reforma protestante. Destacam-se nesta vertente os luteranos, anglicanos ,presbiterianos, metodistas e batistas.
Denominações pentecostais: originárias em movimento do início do século XX é baseando na crença na presença do Espírito Santona vida do crente através de sinais, denominados por estes como dons do Espírito Santo, tais como falar em línguas estranhas (glossolalia), curas, milagres, visões etc. Destacam-se nesta vertente Assembléia de Deus,Igreja Presbiteriana Renovada, O Brasil para Cristo, Congregação Cristã, Igreja Cristã Maranata e a Igreja do Evangelho Quadrangular.
Denominações neopentecostais: originárias na segunda metade do século XX de avanço das igrejas pentecostais, não configuram uma categoria homogêna possuindo muita variedade nesse meio. Algumas possuem aceitação de músicas de vários estilos, outras adquiriram o formato G-12. Destacam-se nesta vertente a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo,Igreja Apostólica Fonte da Vida,Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Evangélica Cristo Vive, Ministério Internacional da Restauração, Igreja de Nova Vida, Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, Igreja Bola de Neve, Igreja Mundial do Poder de Deus e a Igreja Unida.
É o ramo que mais cresce no Brasil e no mundo.
Além desses três ramos majoritários, ainda existem outros segmentos minoritários do cristianismo. Em geral se enquadram em uma das seguintes categorias:
Restauracionismo: são doutrinas surgidas após a Reforma Protestante cujas bases derrogam as de todas as outras tradições cristãs, basicamente tendo como ponto em comum apenas a crença em Jesus Cristo. A maioria deles não se considera propriamente "protestante" ou "evangélico" por possuirem grandes divergências teológicas. Nesta categoria estão enquadradas a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja Adventista do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová, entre outras denominações. Quanto às Testemunhas de Jeová, embora afirmem ser cristãs, também não se consideram parte do protestantismo. As Testemunhas aceitam a Jesus como criatura, de natureza divina, seu líder e resgatador, rejeitando, no entanto a crença na Trindade e ensinando que Cristo é o filho do único Deus,Jeová, não crendo que Jesus é Deus.
O cristianismo prega o amor a Deus e ao próximo como o seu fundamento espiritual.
De facto estas atitudes não constituem dois mandamentos separados (1º a Deus e 2º ao próximo),
mas sim um só em que nenhuma das partes pode ser excluída.
A salvação espiritual é oferecida gratuitamente a quem deseja aceitá-la buscando
a Deus na figura de seu filho Jesus e que a busca de Deus
é uma experiência transformadora da natureza humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário