domingo, 1 de março de 2009

Movimentos e ramos



Luteranos
As Igrejas Luteranas tem ramificações em todo mundo, sendo todas unidas, formando uma Federação Luterana Mundial.
No Brasil há a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), e também a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), as principais.

Calvinistas (Reformados)
 As Igrejas Calvinistas tem cerca de 200 ramificações em todo mundo, sendo as mais numerosas as Igrejas Presbiterianas, como a Igreja da Escócia, fundada por John Knox, ou a também histórica Igreja Reformada Holandesa. No Brasil, há a Igreja Presbiteriana do Brasil, a Igreja Presbiteriana Independente, a Igreja Cristã Evangélica do Brasil (Congregacional), entre outras. A doutrina calvinista inspirou vários grupos, inclusive batistas e pentecostais.

Presbiterianos
O Presbiterianismo faz parte da família das igrejas reformadas dentro das denominações do Protestantismo Cristão e é baseado nosensinamentos de João Calvino, tais como eles foram institucionalizados na Escócia por John Knox. Há muitas entidades autônomas em países por todo o mundo que subscrevem igualmente o presbiterianismo. Para além de distinções traçadas entre fronteiras nacionais, os presbiterianos também se dividiram por razões doutrinais, em especial no seguimento do Iluminismo.
Apesar da Igreja Presbiteriana ser oriunda da Reforma Protestante do Séc. XVI, ela mantém o carácter católico da Igreja (traduzida literalmente e especificamente só como "Igreja Universal"), como declarado no Credo Niceno-Constantinopolitano, ainda que não submissa à autoridade do Bispo de Roma.

Congregacionalistas
Também tiveram origem nos reformadores mais radicais, na Inglaterra, que rejeitaram o protestantismo oficial da Igreja Anglicana. Advogam a separação da Igreja e do Estado. Rejeita o episcopalismo, adotando o governo da congregação (membros), tanto os batistas fundamentalistas, como os congregacionais ou congregacionalistas.
Os congregacionais são mais numerosos também na Inglaterra e Estados Unidos, sendo bem menos numerosos no Brasil, com a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, tradicional, a mais importante.

Anglicanos
A Igreja Anglicana (também denominada Igreja da Inglaterra, em inglês Church of England) é a Igreja cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra e é o tronco principal da Comunhão Anglicana Mundial, bem como um membro fundador da Comunhão de Porvoo. Fora da Inglaterra, a Igreja Anglicana é denominada Igreja Episcopal, pricipalmente nos Estados Unidos e na Austrália.
Existem, porém, outras igrejas anglicanas que não estão ligadas a Comunhão Anglicana.

Anabatistas
Anabatistas ("re-baptizadores", do grego "ana" e "baptizo"; em alemão: Wiedertäufer) são cristãos da chamada "ala radical" da Reforma Protestante;

Menonitas
Oriundos dos camponeses alemães que foram massacrados após uma sangrenta revolta (Revolta dos Camponeses); alguns sobrevientes do movimento, mais moderados e liderados por Menno Simons, foram denominados menonitas.

Batistas
Os batistas são numerosos em diversos países da Europa e na América do Norte; dividem-se em centenas de grupos, mas reúnem-se em sua grande maioria, na "Aliança Batista Mundial" (WBA). Centenas de grupos batistas (ou Batistas Independentes) não são filiados a essa organização; o mais proeminente é a conservadora "Southern Baptist Convention" (Convenção Batista do Sul) que reúne mais de 13 milhões de membros, no Sul dos Estados Unidos. No Brasil, são filiadas à WBA, a Convenção Batista Brasileira e a Convenção Batista Nacional, esta última de linha pentecostal, reunindo cerca de 90% dos batistas no país. O restante se agrupa em convenções menos numerosas, como a dos "Batistas Independentes", dos "Batistas Pentecostais", da "Batistas Bíblicos" (fundamentalistas), ou ainda "Batistas Regulares".

Metodismo
As Igrejas Wesleyanas tem origem no movimento metodista do século XVIII, tendo cerca de 50 diversas ramificações. A mais numerosa é aIgreja Metodista. Os metodistas dividem-se entre conservadores, pentecostais, fundamentalistas, carismáticos e tradicionais. A doutrina do Reverendo John Wesley (pregador britânico, Pastor da Igreja da Inglaterra) permaneceu até sua morte, e influenciou o surgimento da doutrina pentecostal no final século XIX e início do século XX. No Brasil, há a Igreja Metodista Wesleyana, de linha pentecostal, e a Igreja Metodista do Brasil, histórica, que a abriga tanto tradicionais quanto carismáticos, sendo este último atualmente o grupo predominante em sua membresia (Igreja Metodista Livre, Igreja Metodista Ortodoxa, entre outras.

Adventismo
Movimento originado nos Estados Unidos resultante das teorias do Millerismo, de Willian Miller, após o episódio do Grande Desapontamento. Tiveram como líderes importantes para a fundação da Igreja Adventista pregadores e escritores como James Springer White e Ellen White, cujos temas principais são a volta de Jesus Cristo. Dão grande importância aos Dez Mandamentos, principalmente a guarda do sábado, pelo qual surgiram igrejas como a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma. Também são importantes grupos como a Igreja Adventista da Promessa (apesar de estar classificada como Adventista, mantém tradição Pentecostal, gerando uma transição entre as duas denominações) ou a Igreja Cristã Adventista.

Pentecostalismo
São os Protestantes que dão especial ênfase na contemporaneidade dos Dons do Espírito Santo. Muitos deles não são ramificados das igrejas acima, mas tem as teses dos reformadores como doutrina básica. Os grupos mais destacados são as Assembléias de Deus,Congregação Cristã no Brasil (primeira igreja pentecostal brasileira criada em 1910) e a Igreja do Evangelho Quadrangular.
No Brasil, a década de 1960 assistiu ao grande crescimento dos "pentecostais", e a proliferação de quase 1000 denominações pentecostais.

Deutero-pentecostalismo
Deutero-Pentecostalismo é o termo que designa a segunda onda do movimento Pentecostal que surgiu na década de 1950, no Brasil, quando chegaram a São Paulo dois missionários norte-americanos da International Church of The Foursquare Gospel.
Na capital paulista, eles criam a Cruzada Nacional de Evangelização e, centrados na cura divina, iniciam a evangelização das massas, principalmente pelo rádio, contribuindo bastante para a expansão do pentecostalismo no Brasil. Fundaram depois a Igreja do Evangelho Quadrangular.

Neopentecostalismo
Hoje há grandes igrejas denominadas como "neopentecostais". Alguns anglicanos e reformados rejeitam chamá-las "protestantes", já que suas doutrinas diferem notavelmente da doutrina reformada, principalmente pela Teologia da prosperidade. Internacionalmente são grandemente conhecidos os movimentos liderados por pregadores como Kenneth Hagin, Benny Hinn, David (Paul) Yonggi Cho e César Castellanos (criador do G12). No Brasil, os grupos mais conhecidos desse ramo são a Igreja Universal do Reino de Deus, liderada por Edir Macedo, a Igreja Internacional da Graça de Deus, liderada por R.R. Soares, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo e o Ministério Internacional da Restauração (famoso pela propagação do G12 no Brasil).

Nenhum comentário: