A Igreja do Nazareno (em inglês:Church of the Nazarene) é uma denominação protestante de nível internacional surgida durante o Movimento de Santidade, ocorrido na Europa e América do Norte ao longo do século XIX. A Igreja do Nazareno tem como base os princípios do Wesleyanismo e do Metodismo, sendo que em algumas regiões seus membros são referidos como Nazarenos. A principal missão da Igreja do Nazareno é a pregação do Evangelho através de missões internacionais, tendo como base o Novo Testamento: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mt 28:19).
Em 2008, o número de membros já ultrapassava a marca de 1.837.393 membros de 23 mil templos diferentes em 155 lugares do mundo.Os países com maior número de congregações nazarenas são: Estados Unidos (658 mil igrejas), Haiti (107 mil igrejas) e Índia (59 mil igrejas).
A Igreja do Nazareno também controla 58 instituições de ensino superior em 40 países em cinco continentes do planeta. Desde Setembro de 2008, a sede mundial da denominação é a cidade deLenexa, Kansas e a Casa de Publicação Nazarena fica na Kansas City, no estado do Missouridesde 1912.
História
A Igreja do Nazareno é produto das fusões de várias igrejas wesleyanas, associações e outras denominações cristãs surgidas no século XX. A mais proeminente destas fusões teve lugar na Primeira e Segunda Assembléias Gerais ocorridas em Chicago e em Pilot Point em 1907 e 1908.
A primeira Assembleia Geral da Igreja do Nazareno ocorreu em Chicago entre 10 e 17 de outubro de 1907 e consistia em duas congregações distintas: a do Leste e a do Oeste americano. O grupo do Oeste constituia a igreja fundada em 1895 em Los Angeles por Phineas F. Breese, um prebístero metodista e por Joseph Widney, um médico e dirigente da University of Southern California. O grupo do Leste estava associado às Igrejas Pentecostais. O nome escolhido para a denominação religiosa foi Igreja Pentecostal do Nazareno e Phineas Bree e Hiram F. Reynolds foram eleitos os primeiros Superintendentes Gerais.
A segunda Assembleia Geral teve lugar em Pilot Point, no Texas. A Holiness Church of Christ, fundada em 1894, se fundiu com a Igreja Pentecostal do Nazareno e organizaram a assembleia em 13 de outubro de 1908, formulando a atual igreja. A nova Igreja do Nazareno começou com 10.034 membros, 228 congregações, 11 distritos e 19 missionários.
Crescimento internacional
Mesmo antes da fusão em Outubro de 1908, as congregações ligadas à Igreja do Nazareno tiveram a ideia de expandir a igreja por todo o mundo. A primeira região a receber missionários da Igreja do Nazareno foi a Índia em 1898 com o apoio da Associação de Igrejas Pentecostais da América.E em 1908 já haviam templos na Suazilândia, Cabo Verde e Japão seguidos por templos na África Central, México e China. Também em 1915 foram criadas igrejas nazarenas na América Central e América do Sul.
O superintendente geral Reynolds defendeu "essa missão para o mundo" e apoiou a evangelização mundial, uma característica marcante da denominação. Com o emprego de novas tecnologias a Igreja começou os seus programas de rádio na década de 1940 como, por exemplo,"Showers of Blessing" nos Estados Unidos e "La Hora Nazarena" no mundo hispânico. Até 1980 alguns países continuaram a aderir à Igreja do Nazareno.
Em 1958 um total de 19% de membros nazarenos viviam fora dos Estados Unidos. Em 1981, 28% de membros estrangeiros e em 1991 os números já ultrapassavam 1 milhão de membros espalhados pelo mundo, dos quais 43% dos membros vivem fora dos EUA.
Em 2009, 64% dos mebros da igreja e 80% das congregações nazarenas, ou seja, 429 distritos estão fora dos Estados Unidos.
Doutrinas
As doutrinas oficiais da Igreja do Nazareno foram publicadas no livro Manual:Church of the Nazarene publicado 40 anos após a Assembléia General, onde são eleitas as normas a entrar no Manual. Os Nazarenos estabeleceram os "16 Artigos da Fé" como sua orientação cristã, não sendo maior que a Bíblia. Os Artigos determinam:
Um eterno e auto-existente Deus que se manifesta através da Santíssima Trindade;
A divindade de Jesus Cristo e o Espírito Santo;
A autoridade da Bíblia Sagrada;
O Pecado original e pessoal;
Obras de Expiação;
A necessidade de Arrependimento;
A Graça preveniente;
Justificação
Regeneração e adoção do Evangelho;
Perfeição cristã;
Batismo;
Celebração da Eucaristia para todos os crentes;
Cura pela fé;
Segunda vinda de Cristo;
Ressureição dos mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário