terça-feira, 1 de setembro de 2009

Igreja Pentecostal Deus é Amor

A Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA), é uma da denominação evangélica brasileira originária da segunda onda do Pentecostalismo. Foi fundada em 1962 pelo missionário David Martins Miranda, com sede na cidade de São Paulo, SP - Brasil. A sua membresia foi estimada em 774.830 (conforme Censo 2000 feito pelo IBGE), distribuídos em 11.000 igrejas, sendo assim a quinta maior igreja em número de membros do ramo pentecostal no Brasil ficando atrás da Assembléia de Deus,Congregação Cristã no Brasil, Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja do Evangelho Quadrangular, ficando em nono lugar entre as igrejas Protestantes Brasileiras.

Dados da Deus é Amor
Orientação: Pentecostal
Fundador: David Martins Miranda
Origem: 3 de junho de 1962, São Paulo, SP
Sede: Templo da Glória de Deus Localizado em São Paulo, capital do estado de São Paulo, Brasil
Presidente: David Martins Miranda
Ramificação: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo
Dissidências: Igreja Pentecostal de Jesus Cristo(1991) Pr. Ademar Alves Lacerda, Igreja Visão Missionária (1995) Pr. Alexandre da Rosa e Igreja Evangélica Vida em Cristo(2005) Pr. Sérgio Sóra.
Membros: 774.830 (conforme dados do Censo 2000 - IBGE)
Igrejas: 11.000
Área: Geográfica Brasil, América Latina, África, tendo também algumas igrejas nos Estados Unidos, Europa,Ásia e Austrália

História
Oficialmente a Igreja Pentecostal Deus é Amor foi fundada em 3 de junho de 1962, sendo esta data a de registro como pessoa jurídica em cartório passando a existir oficialmente perante a lei. Mas de fato ela teve início no mês de março de 1962, mês este no qual David Miranda foi despedido da firma onde trabalhava a quatro anos, recebendo uma indenização com a qual alugou um amplo salão na antiga Rua Setenta, hoje Avenida Afonso Pena, na região de Vila Maria na cidade de São Paulo. No dia da inauguração havia no local cerca de 50 pessoas, sendo que membros da igreja eram apenas três pessoas o próprio David Miranda, sua mãe Anália e sua irmã Araci.
Nos dias que se seguiram após a inauguração, foram se unindo a igreja pessoas que já conheciam David Miranda de outras denominações por onde ele passará, menos de um mês da inauguração a IPDA já contava com cerca de 70 membros.
No dia 15 de abril David Miranda foi ungido a pastor oficialmente, por um pastor amigo dele de outra denominação, pastor Roberto Anésimo, nesse dia a Deus é Amor passou a ter o seu primeiro pastor.
A Igreja Pentecostal Deus é Amor crê na divina revelação, o que a diferencia de outras igrejas pentecostais tradicionais. Até mais ou menos o ano 2000 o obreiro ou a pessoa que afirmava ter o "dom de orar por revelação" deveria fazê-lo em reunião fechada somente para os obreiros, nas chamadas reuniões ministeriais, essa prática contudo não acontece mais.
Nos últimos anos, apesar da direção da igreja mostrar-se contrária, a IPDA aproximou-se das Assembléias de Deus ao passar a utilizar a prática de profecia e "cair no espirito" durante seus cultos. Essa prática contudo não ocorre na sede mundial.

Doutrina
Regulamento Interno - RI
O RI ou Regulamento Interno da IPDA é o manual de conduta para os membros batizados, nele está registrado tudo o que o membro não pode fazer ou usar; esse manual vem junto com a carteirinha de membro. Cada regra é amparada por um versículo bíblico (na maioria das vezes versículos isolados e fora de contexto). Em muitas das congregações e em especial nas sedes há um culto na semana denominado culto do RI ou culto de doutrina, onde são abordados os temas contidos no RI.

Uso e Costumes
"Usos e costumes" é uma expressão utilizado nos meios pentecostais para se referir a uma série de proibições e determinações feitas pelas igrejas aos seus membros quanto à vestimenta, comportamento e postura social. Na IPDA as normas de "usos e costumes" são variadas sendo constantemente fiscalizadas pelos pastores estando impressas no Regulamento Interno da denominação, entre as principais proibições direcionadas a todos os membros estão:
ter e ver TV, não é permitido assistir a nenhum tipo de programação (pois a TV é considerada a imagem da Besta);
escutar programas não evangélicos no rádio; (são orientados e estimulados a ouvir somente a programação da igreja "A Voz da Libertação", rádios de conteudo musical evangelico e de noticias também são permitidos).
praticar qualquer tipo de esportes (os adolescentes são estimulados a não participarem da aula de Educação Física nas escolas, sendo sugeridos trabalhos alternativos para obtenção de nota na matéria);
exercer qualquer profissão que exija o uso de armas de fogo (segurança, polícia militar, forças armadas).
As mulheres são as mais cobradas na Deus é Amor as mulheres são terminantemente proibidas de:
usarem calças compridas, alegam ser roupa de homem (podendo usar somente saias ou vestidos, abaixo dos joelhos e sem aberturas);
usarem qualquer tipo de maquiagem e usar qualquer adorno (com exceção da aliança de casamento ou noivado e relógio);
cortar os seus cabelos (sendo proibido aparar até mesmo as pontas);
depilar o corpo (sendo considerado esse ato como vaidade que por sua vez é considerado pecado);
tomar qualquer medicamento anticonceptivo (pílula ou injeção) ou praticar qualquer ato que vise evitar filhos (cirurgia).
Já os homens não podem:
usar bermudas ou shorts (mesmo dentro de casa ou para dormir, devem sempre usar calças compridas, não sendo permitida nem a capri);
andar sem camisas ou com as mesmas abertas (não sendo permito regatas ou camisetas sem manga);
ter bigodes, costeletas ou cabelos crescidos (sendo considerados vaidade);

Meios de Comunicação
O principal meio de comunicação da IPDA é o rádio pelo qual transmite o programa "A Voz da Libertação" a mais de 45 anos. A Voz da Libertação é transmitida em centenas de emissoras de rádios pelo Brasil e pelo Mundo, sendo em muitas delas 24 horas de programação por dia[4] A cadeia de emissoras que transmite o programa A Voz da Libertação é uma das maiores do mundo no segmento evangélico, cobrido todo o Brasil e América Latina e partes da Europa, Estados Unidos, África e Ásia.

Internet
A Deus é Amor também utiliza como meio de divulgação a internet, através do seu site www.ipda.org.br o qual tem links para transmissão do programa "A Voz da Libertação" via web ao vivo para todo o Mundo.
[editar]Outros
Outros meios de comunicação e divulgação da Deus é Amor são:
jornal "O Testemunho";
revista "Ide";
revista "Expressão Jovem".

Nenhum comentário: