terça-feira, 25 de agosto de 2009

As Testemunhas de Jeová e a internet

As Testemunhas de Jeová mantêm o www.watchtower.org como principal web site oficial . A partir de janeiro de 2009, este site inclui informação educativa publicado em 383 línguas, como o português, Inglês, chinês, francês, espanhol, assírio, bengali, e Twi, bem como vídeos em Língua de Sinais Americana, Língua Brasileira de Sinais, Língua de Sinais Colombiana, Língua de Sinais Japonesa, Língua Gestual Dinamarquesa entre outras. Entre outras informações úteis, o site disponibiliza os endereços postais de 115 filiais em todo o mundo, onde as pessoas podem obter mais informações ou solicitar a assistência pessoal das Testemunhas em sua região. Downloads de áudio das publicações estão disponíveis em outro web site oficial, o www.Jw.org, e ambos os sites têm um link para o site, www.jw-media.org, que especialmente foi criado como um recurso on-line para a mídia.
A Sociedade Torre de Vigia produziu 21 documentários em vídeos sobre uma variedade de temas históricos e bíblicos, em 78 línguas. A Bíblia completa está disponível no formato MP3 em português e em um grande número de outras línguas. Além disso, outros livros, brochuras, e artigos atuais das revistas A Sentinela e Despertai! estão disponíveis nos formatos MP3 ou disco compacto.
[editar]Tradução
No início da década de 1980, uma equipe de voluntários de vários países desenvolveram o MEPS ou Sistema eletrônico de fotocomposição multilíngüe, que atualmente tem capacidade de traduzir matérias em 644 idiomas, utilizando 29 alfabetos e conjunto de caracteres. Atualmente mais de 2500 voluntários ajudam com a tradução em todo o mundo.
Em novembro de 2009 o site JW-media anunciou um novo marco na edição e tradução, 500 idiomas. 
Em entrevista, Rudi Hartl, Coordenador de tradução, falou do Centro Educacional da Torre de Vigia em Patterson, Nova York, onde muitos dos detalhes de tradução são organizados. Comentando sobre um aspecto da abordagem que proíbe a publicação de empresas comerciais de fazer o mesmo, ele disse:"Em alguns casos as línguas em que as Testemunhas de Jeová comprometem a tradução das publicações da Bíblia têm apenas alguns milhares de leitores, um fator claro que elimina qualquer sugestão de que a motivação seja a financeira." E acrescentou: "Chegamos nesta medida na edição e tradução, porque nos preocupamos com as pessoas e queremos que o maior número possível se beneficiem de tesouros descobertos apenas com um estudo da Bíblia. "

Modo de vida
As Testemunhas de Jeová encaram a sua religião como um modo de vida, sendo que todos os outros interesses, incluindo o emprego e a família, giram em torno da adoração exclusiva que prestam a Jeová, Deus. Assim, não importam o que façam, incluindo a seleção de diversão ou de vestuário, de carreira na escola ou na profissão ou mesmo a escolha de cônjuge, o comportamento e interação com a comunidade, nos negócios ou em lazer, tudo isso é influenciado pela decisão que tomaram de dedicar a sua vida incondicionalmente a Jeová. A Bíblia é encarada como um manual de aplicação prática e obrigatória em todos os campos da vida. Pretendem aplicar seriamente a seguinte injunção bíblica:
1 Coríntios 10:31
"Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei todas as coisas para a glória de Deus." (NM)
Afirmado-se cristãs, observam o exemplo de Jesus procurando imitá-lo, conforme a seguinte instrução:
1 Pedro 2:21
"Fostes chamados para este proceder, porque até mesmo Cristo sofreu por vós, deixando-vos um modelo para seguirdes de perto os seus passos." (NM)

Instruindo Pessoa surda usandoLIBRAS em DVD-Video
As Testemunhas de Jeová encontram-se entre as organizações que usam amplamente o serviço voluntário e, pertencendo a uma religião que se afirma cristã, encaram o amor ao próximo como um sinal identificador do cristianismo genuíno. Todos os seus membros são voluntários, usando as suas habilidades, tempo, esforço e recursos financeiros em projetos específicos promovidos pela organização a que pertencem.
Também se ressalta o trabalho voluntário realizado com os surdos. Em vários países, voluntários Testemunhas de Jeová ajudam milhares de surdos, desde a alfabetização na sua primeira língua, como a LIBRAS no Brasil e a LGP em Portugal, passando pelo idioma escrito de sua região, quando se aplica. Traduzem e distribuem Bíblias e outros livros para DVDs em vídeos em mais de 39 línguas de sinais para distribuição gratuita aos surdos. Além disso, tem-se dado atenção especial a estes, oferecendo seu trabalho voluntário como intérpretes em língua de sinais, acompanhando os surdos emescolas, médicos, advogados, entrevista de emprego, etc. Elas têm oferecido também aos familiares e até mesmo colegas de trabalho dos surdos a oportunidade de conhecerem a língua de sinais, e para isso usam DVDs visuais ou outra publicação produzida pelas próprias Testemunhas com o objetivo de facilitar o aprendizado e a inclusão social e espiritual dos surdos à suas famílias e às suas comunidades.
Outra forma de serviço voluntário prestado pelas Testemunhas de Jeová é a ajuda humanitária. Nessas ocasiões as Testemunhas não restringiram a ajuda humanitária a apenas seus concrentes. Desde a Segunda Guerra Mundial, as Testemunhas de Jeová têm organizadoajuda humanitária de socorro aos seus irmãos cristãos e outras pessoas que sofrem efeitos da guerra, desastres naturais ou outrascalamidades. A sua experiência na organização de um grande número de voluntários que atuam em projetos de construções de Salões do Reino e em seus congressos anuais, contribuem para o seu sucesso neste respeito. Muitas vezes elas são a primeira agência de Socorro urgente a aparecer em cena.

Conceito sobre outras religiões
As Testemunhas de Jeová crêem praticar a religião verdadeira (ou seja, o primitivo Cristianismo), e por fazer isso, serão salvas como grupo, o que não significa que toda Testemunha individual seja salva. Ensinam que, para alguém poder ser salvo, a pessoa tem de obter conhecimento sobre a vontade de Deus (João 17:3), conforme expressa na Bíblia, e pôr em prática aquilo que aprende, mantendo a sua integridade até o fim (Mateus 24:13).
Já por muitos anos, as suas publicações têm expresso a opinião que todas as outras religiões são falsas, particularmente as religiões dacristandade, ou seja aquelas que professam ser cristãs. A todas as religiões acusam de permissividade moral, envolvimento na política e nosconflitos mundiais, divulgação de ensinos que consideram pagãos e antibíblicos, ostentação material, conduta imprópria ou destaque pessoal dos seus líderes e que, por essas razões, todas elas serão destruídas. Crêem que isso acontecerá às mãos dos governos políticos do mundo que abolirão a religião e que, sem se aperceberem, apenas estarão a executar o julgamento de Deus.
Embora sejam criticadas por serem intolerantes com as outras religiões, elas respeitam as diferenças de opinião e não procuram impor as suas crenças. Criticam as organizações religiosas nas suas doutrinas e práticas que consideram biblicamente erradas, mas nunca a féindividual e a sinceridade dos seus crentes. Sobre este assunto, a revista Despertai! afirmou:
"Sentimos interesse bondoso e amoroso pelas pessoas de todas as religiões, mas quando as crenças e práticas religiosas delas são falsas e merecem a desaprovação de Deus, trazer isto à atenção delas, por expor a falsidade, significa mostrar amor a elas. Jesus mostrou claramente o erro das práticas religiosas dos escribas e fariseus de seus dias, dizendo que a religião deles era vã." [25]

A posição religiosa das Testemunhas de Jeová em relação ao uso de sangue é uma das mais controversas e criticadas ao longo dos anos.
Ao longo da sua história, as suas crenças, doutrinas e práticas religiosas têm sido, amiúde, alvo de algumas controvérsias. Especialmente visadas têm sido as suas doutrinas sobre a vinda iminente de umArmagedom mundial, o seu trabalho intenso de proselitismo, a sua neutralidade e distanciamento quanto atradições seculares ou assuntos políticos, a prática da excomunhão ou desassociação de membros, arejeição do uso de sangue na alimentação e na medicina, entre outras temáticas.
Muitos médicos têm reconhecido, que a posição contrária à transfusão de hemocomponentes por parte das Testemunhas de Jeová, incentivou a pesquisa de tratamentos alternativos, permitindo efetuar cirurgiascomplexas sem a necessidade do uso de sangue total e hemoterapia, técnicas que beneficiam tanto as Testemunhas como outros pacientes. Uma parte da comunidade médica, porém, continua crítica em relação a opção religiosa, recusando-se a dar tratamento ou submeter a cirurgias a menos que seja permitida a transfusão sanguínea. Isto obriga estes pacientes a buscar tratamento em outros hospitais ou buscar um médico disposto a utilizar as diversas técnicas disponíveis para se evitar transfusões.

Estatísticas mundiais
Membros ativos de 1945 a 2008
As estatísticas recolhidas durante o que as Testemunhas designam por Relatório Mundial do Ano de Serviço, ou seja, num período de doze meses de Setembro a Agosto, foram publicadas no Anuário das Testemunhas de Jeová de2008. Este relatório, com dados atuais e dos anos anteriores, de cada um dos países onde estão activas, também está disponível on-line, em inglês, no seu web sitepara a comunicação social.
Segundo o Ano de Serviço de 2009, as Testemunhas de Jeová tiveram um auge de 7.313.173 publicadores ao redor do globo, em 236 países ou regiões autónomas, o que constitui o maior número de sempre de membros ativos. Este número representa um aumento de 2.6% sobre o total de publicadores indicados no Ano de Serviço de 2008.
O número de adeptos refere-se apenas ao número de publicadores que participam regularmente na divulgação da crença (o que inclui publicadores batizados e não-batizados), não sendo por isso, comparável com as estatísticas apresentadas por outros grupos religiosos. Ainda segundo o relatório do ano de Serviço de 2008, regista-se o número de 7.133.760 estudantes que realizaram cursos bíblicos semanais durante o ano . Destes, 289.678 tornaram-se novos membros batizados. Já a revista A Sentinela de Março de 2010, informa que 18.168.323 pessoas estiveram presentes na Comemoração da Morte de Cristo, o que também constitui o maior número de sempre. Estes membros ativos das Testemunhas e novos estudantes encontram-se distribuídos por mais de 103.267 congregações.

Nenhum comentário: