quarta-feira, 1 de julho de 2009

Batismo no Espírito Santo

O cristão crê que o Espírito Santo é quem conduz as pessoas à fé em Jesus Cristo e é quem lhe dá a capacidade para viver uma vida cristã plena e verdadeira. Ele é descrito naBíblia como um 'Conselheiro' ou 'Ajudador' (Parakletos em Grego), guiando-os no caminho da verdade.
O termo Batismo significa mergulhar. A pessoa que recebe o Batismo no Espírito Santo é totalmente mergulhada neste mesmo Espírito. Por isso o correto é dizer Batismo no Espírito Santo e não Batismo do Espírito Santo!
Nesse contexto, o Batismo no Espírito Santo é visto como uma experiência que normalmente decorre de um momento de oração e é distribuído segundo a vontade do Espírito Santo. Os crentes pentecostais eneopentescostais, creem que o Espírito Santo é distribuído livremente a todo crente batizado nas águas que o pede a Deus; tal entendimento embasa-se em passagens bíblicas como João 7:38-39 - ""Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem.".
A Bíblia também fala que o Espírito Santo concede dons espirituais (ou seja, habilidades) ou aida carismas, tais como os dons de profecia, de curas e o de falar e/ou interpretar uma variedade de línguas, entre outros. Alguns acreditam que esses dons foram derramados apenas aos cristãos do tempo do Pentecostes, mas os proponentes do Batismo no Espírito acreditam que essas habilidades sobrenaturais são ainda hoje disponíveis, comparando o evento de Pentecostes com os atuais movimentos Pentecostais. [1] Assim, a Efusão do Espírito Santo traria uma proliferação de eventos intuitivos (idéias, fatos, nomes, condutas, pensamentos), que são tomados como revelações divinas para os cristãos de hoje.

Pentecostalismo Protestante
A crença do batismo no Espírito Santo ao Cristianismo pelos protestantes pentecostais nos Estados Unidos, e no Brasil pela denominação Assembleia de Deus, surgida a partir de missionários batistas.
Protestantes históricos renovados (por exemplo a Convenção Batista Nacional e alguns tradicionais crêem que o Batismo no Espírito Santo é manifesto por qualquer dos 9 dons do Espírito e não só por línguas.
A literatura pentecostal disponível registra a história de grandes líderes cristãos que tiveram as suas vidas marcadas em determinado momento por este "Batismo", entre eles Charles Finney, Moody, Wesley e outros.
As igrejas protestantes históricas dizem que esta experiência foi só para o tempo dos apóstolos, e que hoje Deus não age mais assim.
O Batismo no Espírito Santo é a capacitação divina para uma vida santa, é evidenciada pelo Fruto do Espírito Santo (Gal. 5).

Nenhum comentário: