quinta-feira, 30 de abril de 2009

Anglicanismo no Brasil

O primeiro templo cristão construído por protestantes no Brasil foi da Igreja Anglicana, sendo também o primeiro na América do Sul, construído no Rio de Janeiro. Isto foi possível em 1810, devido um acordo de comércio entre Portugal e a Inglaterra, no qual estava previsto a liberdade de os anglicanos construírem suas capelas em território brasileiro.
A princípio os anglicanos residentes no Brasil reuniam-se em residências e navios ingleses para realizarem seus cultos, antes da liberdade de construir capelas. Porém, as capelas não poderiam ter aspecto de templo e deveriam parecer uma casa comum, sendo proibido construirtorres e ter sinos. Essas primeiras capelas ficaram subordinadas à Igreja da Inglaterra e eram somente para atender ingleses. Foram construídas capelas em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Belém e Recife.
Aproximadamente nos anos 1860 houve a tentativa de se implantar a igreja anglicana voltada para o povo brasileiro. Para isso o missionário estadunidense Rev. Richard Holden tentou abrir a primeira missão em Belém do Pará, e depois em Salvador da Bahia, mas essas tentativa foram frustradas. Em 1890 missionários estadunidenses, egressos do Seminário de Virgínia, chegaram ao Rio Grande do Sul, onde estabeleceram as primeiras comunidades brasileiras. Em 1º de junho de 1890, James Watson Morrir e Lucien Lee Kinsolving realizam, na cidade de Porto Alegre, o primeiro ofício religioso do que se chamou na época, Igreja Protestante Episcopal no Sul dos Estados Unidos do Brasil, que foi o primeiro nome da Igreja Anglicana em terras brasileiras. Depois passou a se chamar Igreja Episcopal Brasileira, Igreja Episcopal do Brasil e ultimamente Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
A partir da década de 1990, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil começou a ter problemas internos, por razões semelhantes às ocorridas nos Estados Unidos — confronto entre liberalismo e ortodoxia —, e foi a essa altura que as Igrejas Anglicanas Independentes começaram a chegar no Brasil. Assim, as divisões no Anglicanismo aconteceram como em todas as outras denominações cristãs.

Igrejas de denominação Anglicana no Brasil
No Brasil existem diversas igrejas que apresentam-se como anglicanas. A ordem na qual são apresentadas estas igrejas não significa juízo algum sobre a sua importância, relevância ou se são verdadeiramente anglicanas ou não. Algumas destas tem o seu reivindicado anglicanismo fortemente contestado por outras igrejas. O número de igrejas no Brasil de qualquer destas denominações Anglicanas estão em parênteses.
Diocese do Recife - Igreja Anglicana do Cono Sul da América 
Igreja Anglicana Reformada 
Igreja Anglicana do Brasil 
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil 
Igreja Episcopal Anglicana Livre 
Igreja Cristã Episcopal
Igreja Episcopal do Evangelho Pleno
Igreja Cristã Episcopal Reformada

Nenhum comentário: