domingo, 5 de abril de 2009

Doutrina Metodista

O Metodismo herdou muito da Reforma Inglesa, Wesley baseou os 25 Artigos do Metodismo nos 39 Artigos de Religião Anglicanos. Existem diferenças doutrinárias entre o Metodismo e as doutrinas da Reforma:

Autoridade - Ao invés do da idéia calvinista de Sola Scriptura, o metodismo segue o princípio do Quadrilátero Wesleyano: Deve-se imaginar um quadrilátero com as Escrituras no centro, por serem as principais fontes de Revelação sobre Deus; As Escrituras devem ser interpretadas pela Fé, pela Razão, Tradição e pela Experiência pessoal com Deus; Cada um destes itens deve ser colocado em uma das extremidades do quadrilátero. As Escrituras são a suprema autoridade.

Arminianismo- Deus elegeu toda a humanidade para a Salvação, cabe ao indivíduo converter-se reconhecendo a Jesus como Salvador. Cristo não morreu somente para os eleitos, mas para toda a humanidade. O Homem possui Livre-Arbítrio para escolher entre o bem e o mal. O Cristão pode cair da Graça e perder a Salvação.

Salvação - é realizada em três passos: Graça Preveniente, Graça Justificadora, Graça Santificadora; o alvo é a plena santificação e a perfeição cristã. Ser santificado não é ser como Deus, e sim tornar-se mais humano, ou seja, obedecer ao plano original que Deus tinha para o Ser Humano.

Nenhum comentário: