quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Reflexões e Estudos

Outra Olhada nas Prioridades

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da Terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 
Colossenses 3:1-3.

Ao ordenar que buscássemos primeiro a Deus e a Sua justiça, Jesus está nos dizendo para virar as costas para os deuses da Terra (bens e posições) e dirigir nossa atenção primeiramente para a busca das coisas espirituais. Essa ordem se concentra na palavra "seu". Não devemos buscar nossa justiça nem estabelecer nosso próprio reino. Longe disso. Devemos buscar Sua justiça e Seu reino.

A ordem para buscar Sua justiça é um retorno à quarta bem-aventurança: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos." Mateus 5:6. 

Observamos que a quarta bem-aventurança é a primeira de todo um clamor sincero a ser coberto com a justiça de Cristo, porque temos visto nossa pobreza espiritual, chorado a respeito de nossos defeitos e ansiado por perdão.

Mas notamos que a quarta bem-aventurança também pressupõe o nascimento e crescimento da santidade divina em nós. Portanto, a conseqüência natural de Sua justiça em nós produzirá frutos em virtudes como misericórdia, pureza e pacificação (a quinta, a sexta e a sétima bem-aventuranças).

A santidade ou o viver santo é parte de nossa busca pela justiça divina. Quanto mais permitirmos que Ele viva Seu caráter em nós, tanto mais plenamente O conheceremos e seremos capazes de nEle confiar. Quando nos tornarmos filhos e filhas fiéis, mais adequadamente O conheceremos como Pai fiel.

Temos bastante vitalidade. E tantas são as coisas nas quais podemos nos empenhar cada dia. O que estamos tratando nesta parte do Sermão do Monte é com uma questão de prioridades. Qual é a nossa verdadeira prioridade na vida? São todas essas coisas, ou são Deus, Seu reino e Sua justiça? Pela própria natureza das coisas, tudo não pode ser uma prioridade. Lenta, mas seguramente, Jesus está nos levando ao ponto da decisão.


Fonte: Telefé 

Nenhum comentário: