sábado, 31 de outubro de 2009

Mensagem da Semana

A Melodia Divina


Zaki escutou o Xá perguntando a seus amigos qual era a mais bela melodia na Terra.
 
- O som da flauta - disse um.
 
- O canto dos pássaros - respondeu outro.
 
- A voz de uma mulher - comentou o terceiro.
 
Conversaram a noite inteira, sem chegar a qualquer conclusão.
 
Dias depois, Zaki convidou o Xá e seus amigos para jantar. No salão, amelhor orquestra do mundo tocou lindas canções, mas não havia comida namesa. Perto de meia-noite, quando todos estavam famintos, Zaki serviu um refinado banquete.
 
- Que som divino é o tilintar de pratos e talheres, depois de tantas horas sem comer - comentou o Xá.
 
- Estou respondendo sua pergunta sobre a mais bela melodia da terra -respondeu Zaki - Pode ser a voz da mulher amada, o canto dos pássaros, o tilintar de pratos, a respiração da pessoa querida ... Mas sempre será o som que nosso coração precisa escutar naquele momento.
E você está escutando a Deus???

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alcançar - Discipular - Enviar

» Alcançar:
. Fomos alcançados pelo amor de Deus e devemos ter encargo por aqueles que ainda não conhecem o evangelho. Recebemos do Senhor o ministério da reconciliação (II Coríntios 5: 19,20), devemos assumir o nosso papel de sal da terra e luz do mundo, pois, carregamos a mensagem mais poderosa do universo: Jesus Cristo reina e é o salvador de todo o que crê. Fomos chamados para sermos mensageiros das boas novas de salvação, primeiro aos nossos familiares e amigos e também a todos quantos o Senhor nos permitir compartilhar. Devemos ter alegria e motivação ao trabalharmos, arrancando muitos das garras do diabo, conduzindo-os ao reino de Deus.

. No Verbo Vivo, muitos são alcançados através das reuniões de celebração, outros são alcançados nas células, outros ainda em eventos de colheita, encontros ou evangelismo individual.

. É importante também lembrar que os alcançados devem ser consolidados. Para que isso aconteça de forma sadia, é fundamental a participação em uma célula.

» Discipular:
. Todas as pessoas que chegam ao ministério devem ser discipuladas. Isso é imprescindível para prover proteção, alimento, crescimento e cobertura espiritual. O primeiro processo de discipulado acontece num período de três meses, com lições específicas, ministradas uma vez por semana e com um discipulador designado especialmente para esta tarefa. Dizemos que este período de discipulado é a porta de entrada ao Ministério.

. O discípulo conhecerá a visão, concluirá o seu passado para seguir livre em sua jornada com o Senhor, será batizado (caso não tenha sido antes) e recebido no rol de membros do Ministério. Após este período o discípulo será abençoado, liberado e orientado a continuar crescendo através do trilho de formação. Compreendemos também que, em cada fase de nossa jornada, devemos ser discipulados enquanto discipulamos outros.

. Paternidade espiritual ou mentoreamento deve ser vivenciada por todos.Cada semente gera segundo sua espécie, portanto, ovelhas devem alcançar e discipular ovelhas, lideres devem alcançar e discipular outros líderes, supervisores devem fazer o mesmo, assim como os pastores. Quando alguém assume uma função no Ministério deve ter em mente que o primeiro ato nesta função, é escolher um "Timóteo" em quem possa se multiplicar.
. Fomos chamados para frutificar, por isso, orientamos a cada irmão que discipule outros garantindo assim a multiplicação.

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" . Mateus 28:19,20

» Enviar
Pais espirituais sadios investem na vida dos seus filhos e têm alegria em abençoá-los e liberá-los para cumprirem seus propósitos em Deus.
. Em cada fase de nossa jornada com Deus, recebemos pais espirituais que nos auxiliam e nos transmitem herança. Assim como no natural, filhos devem obedecer e honrar seus pais para serem abençoados, na jornada espiritual acontece o mesmo. Filhos espirituais devem honrar suas fontes para crescerem fortes e abençoados. Deus é o nosso abençoador, mas ele usa pessoas (especialmente os pais) para que a bênção nos alcance. "Vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" Efésios 6:1-3. Os pais, por sua vez, devem ter como objetivo lançar seus filhos como flechas. É honra para um pai ver seus filhos fazendo obras maiores do que as suas.

. Não queremos apenas alcançar nossa geração, queremos fazer discípulos, não queremos apenas fazer discípulos, queremos enviá-los.

. Temos trabalhado para implantar esta cultura dentro da igreja, ou seja, onde quer que estejamos atuando, devemos alcançar pessoas, discipular e enviá-las através da imposição de mãos e da palavra profética, transferindo unção para que sejam equipadas e capacitadas para a obra.
. Foi o que Paulo fez com Timóteo e depois o orientou a fazer com outros:

"...e o que de mim ouviste diante de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros" II Timóteo 2:2.

. Seguindo estes passos almejamos transformar nossa cidade e os lugares onde o Senhor nos enviar.



Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. III João 4


Estudo do Apóstolo João Staub

Música Cristã

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Governo dos 12

Governo dos 12 ou Visão 12 ou G12 ou ainda grupo dos 12 é um controvertido movimento religioso que teve seu surgimento no meio evangélico neopentecostal, cujo principal objetivo é o de promover o crescimento da igreja.
Segundo os adeptos, o G12 busca a evangelização, ou seja, ganhar vidas para Deus, cumprindo com o mandamento do Senhor: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura, usando como estratégia as células, pequeno grupos de oração e estudo da Bíblia. Uma outra prática do G12 é a de trabalhar o discipulado nas células, fundamentado no versículo Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo - Mateus 28.19.

Origem
O movimento G12 foi criado pelo pastor colombiano César Castellanos Domínguez, da Missão Carismática Internacional (MCI).
Castellanos iniciou seu movimento em 1983, inspirado no modelo de igreja em células do pastor sul-coreano David (Paul) Yonggi Cho da "Igreja do Evangelho Pleno". Com esse projeto deu-se início ao MCI. Castellanos afirma, então, ter recebido uma revelação proféticadiretamente de Deus, em 1991, em resposta à sua oração em prol do crescimento de sua igreja, devido o movimento inicial não ter obtido o êxito esperado.
Em seu livro "Sonhas e Ganharás o Mundo" Castellanos esclarece: "Em 1991, sentimos que se aproximava um maior crescimento, mas algo impedia que o mesmo ocorresse em todas as dimensões. Estando em um dos meus prolongados períodos de oração, pedindo a direção de Deus para algumas decisões, clamando por uma estratégia que ajudasse na frutificação das setenta células que tínhamos até então, recebi a extraordinária revelação do modelo dos doze. Deus me tirou o véu. Foi então que tive a clareza do modelo que agora revoluciona o mundo quanto ao conceito mais eficaz para a multiplicação da igreja: os doze. Nesta ocasião, ouvi o Senhor dizendo-me: vais reproduzir a visão que tenho te dado em doze homens, e estes devem faze-lo em outros doze, e este, por sua vez, em outros doze.”.

Sistemática
De acordo com a visão de Castellanos, a igreja deve ser subdividida em grupos, denominados 'células'. As células se reunem nas casas, onde se realizam reuniões de estudo bíblico e oração, sob a coordenação de um líder. O objetivo da célula é o crescimento e a multiplicação. Assim que a célula atinge a meta de 24 membros é dividida em duas células de 12 membros, e assim por diante. Algumas igrejas utilizam outros números de membros para a multiplicação. Porém, a idéia é a mesma.

Segundo Catellanos: "...o princípio dos doze é um revolucionário modelo de liderança que consiste em que a cabeça de um ministério seleciona doze pessoas para reproduzir seu caráter e autoridade neles para desenvolver a visão da igreja, facilitando assim a multiplicação; essas doze pessoas selecionam a outras doze, e estas a outras doze, para fazer com elas o mesmo que o líder fez em suas vidas"[2].

Dessa forma, a visão, como costuma ser chamado o G12, é tratada como uma estratégia para frutificação rápida e eficaz da igreja, através da qual o evangelismo é sistematizado. É muito comum que algumas igrejas, adeptas do G12, estabeleçam metas de crescimento de modo a incentivar a multiplicação das células.

Segundo seus idealizadores, o G12 possui quatro etapas principais:

Ganhar: Ocorre quanto um novo membro é convidado e começa a participar das reuniões na célula
Consolidar: O membro participa ativamente das reuniões na célula e deve ir para o Encontro,retiro espiritual
Treinar: Após o Encontro o participante recebe treinamento para liderar células
Enviar: O novo líder está pronto para assumir uma célula.

Há porém várias versões para modelo de igrejas em células: o G12 colombiano,M12 de Renê e o G12 renovado da igreja Sara Nossa Terra e outras.

Encontro
Os Encontros fazem parte da estratégia de consolidação. São retiros, normalmente de três dias, realizados com os membros das células. Para participar é necessário passar pelas reuniões de pré-encontro, onde os participantes recebem instruções sobre a visão e a estrutura da igreja em células. Após o retiro também são realizadas reuniões pós-Encontro.
De acordo com Castellanos: "É a primeira experiência de confrontação cara a cara com Deus, consigo mesmo e com as demais pessoas, que o motivará a refletir no seu viver diário e a projetar-se com paz e segurança em Jesus Cristo para o futuro. O encontro é uma experiência genuína com Jesus Cristo, com a Pessoa do Espírito Santo e com as Sagradas Escrituras, no qual, mediante conferências, seminários, vídeos e auto-exame se leva o novo convertido ao arrependimento, libertação de ataduras e cura interior. O propósito é dar orientação clara, à luz das Sagradas Escrituras, ao recém convertido, sobre seu passado, presente e futuro com Jesus Cristo, mediante ministrações a nível pessoal e de grupo... Desta maneira, o novo crente é preparado para desenvolver uma relação íntima com o Senhor, facilitando-lhe o aprendizado da oração, leitura da Palavra e o conhecimento da visão..."

É comum, em alguns casos, antes do Encontro o participante já ter passado pelo batismo nas águas, mas geralmente isso acontece após o encontro, quando o participante já alcançou certo nível de conciência de arrependimento de pecado, requisito primordial para a realização do Batismo.
Após o Encontro o membro da célula passa por um treinamento para se tornar líder. Esse curso dura de 3 a 6 meses e tem por objetivo formar o membro para conduzir as reuniões nas células. Quando um líder tem várias células sob seus cuidados ele recebe outros títulos, comosupervisor ou coordenador.

Críticas
O Movimento G12 tem gerado grandes discussões no meio evangélico brasileiro, devido à sua conotação neo-pentecostal. Bem recebido e implantado por algumas igrejas e totalmente rejeitado em outras.
A principal crítica ao movimento é com relação às doutrinas que os opositores alegam estar 'embutidas' no G12. Muitas dessas doutrinas não são aceitas pelas denominações tradicionais e pentecostais clássicas, tais como: batalha espiritual, quebra de maldições, cobertura espiritual, atos proféticos -- que envolvem até sacrifícios de animais --, cura interior, etc. Há algumas críticas também pelo fato de haver uma suposta sessão de regressão na qual o participante do encontro faz o seu "renascimento".
Certos teólogos e espiritualístas, porém, consideram o G12 inapropriado por sua grande semelhança com certos cultos do paganismo, tais similitudes estando mais evidentes durante os Encontros.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Curiosidades Bíblicas

Que duas mulheres Paulo usou como ilustração das duas alianças, na carta aos Gálatas?


Sara e Hagar
 
(Gálatas 4:21-31)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ministério Internacional da Restauração

O Ministério Internacional da Restauração é uma igreja evangélica apostólica em células com sede em Manaus, presidida pelo apóstoloRenê Terra Nova. Inicialmente conhecido como Primeira Igreja Batista da Restauração em Manaus (PIBREM, fundada em 19 de julho de 1992), o MIR (como é mais conhecido), tem sido a principal referência de Igreja na Visão Celular no Modelo dos 12 (M12) aqui no Brasil e internacionalmente.


A igreja e seu líder, apóstolo Renê Terra Nova, formam os reponsáveis, junto com a apóstola Valnice Milhomens, em trazer o Governo dos Doze (G12) de César Castellanos ao Brasil. Atualmente a designação do modelo celular liderado por Renê é M12.

A diferença entre a PIBREM e o MIR é que o Ministério da Restauração nasceu em 20 de outubro de 1990, quando o então Pastor Renê e família chegaram a Manaus, quando ainda liderava a Igreja Batista Memorial.O Templo do MIR Manaus tem capacidade para 9 mil e 500 Pessoas.

O MIR propaga a visão em células, como um retorno ao cristianismo primitivo. Comemoram e divulgam as festas bíblicas/judaicas, como Festa dos Tabernáculos, Páscoa, Pentecostes, Yom Kippur e Chanucá.

O número de fiéis é de cerca de 40.000 membros somente em Manaus. O MIR dá cobertura espiritual a dezenas de igrejas e ministérios na transição para o Modelo dos 12 de igrejas em células, renovadas ou mesmo tradicionais.

O MIR promove desde o ano 2000 o Congresso de Resgate da Nação, em Porto Seguro (BA), conhecida também como ùtero da Nação, devendo a partir de sua 12a. edição (2011) passar a ser em outras cidades a serem definidas sob orientação espiritual de Yeshua (Jesus, em hebraico, como preferem-nO chamar).

Versículo do Dia

"Na minha angústia invoquei o Senhor, sim, 
clamei ao meu Deus; do seu templo ouviu Ele a minha voz; 
o clamor que eu lhe fiz chegou aos Seus ouvidos."


Salmos 18:6

domingo, 25 de outubro de 2009

Igreja Apostólica

O termo Igreja Apostólica foi usado inicialmente para designar uma denominação cristã pentecostal do Reino Unido. Hoje, porém, Igreja Apostólica pode se referir a certas novíssimas denominações evangélicas neopentecostais, que se fundamenta no credo apostólico e no evangelismo celular (reuniões de grupos pequenos em casa, como por exemplo a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Apostólica Fonte da Vida, Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, Ministério Internacional da Restauração, e muitas outras, todas exercendo influências em grau variados uma sobre as outras.

Visão de uma igreja apostólica
A visão é de uma liderança de um apóstolo como seu líder espiritual. A maioria dessas igrejas tem como doutrina o que Paulo de Tarso pregava (à parte dos demais apóstolos e implantando igrejas em locais onde os demais apóstolos não chegavam), com as devidas variantes, uma vez que os evangélicos afirmam a importância do preceito da livre interpretação das Escrituras. De forma geral, tem em seu corpo clerical apóstolos, bispos e pastores compondo sua base pastoral. O apóstolo é o líder principal da neodenominação instituída em nome do SenhorJesus Cristo.

Há igrejas apenas neopentecostais que usam do título de apóstolo (mas não comungam da eclesiologia das igrejas em células), como a Igreja Mundial do Poder de Deus, e outras que não o utilizam mas têm pastores ou bispos presidentes que comandam os rumos da denominação, como a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus e a faceta renovada da Assembléia de Deus, sobretudo no Norte (Manaus, Belém etc.), mais próxima das novas igrejas apostólicas, que visam a expansão da denominação pelo mundo e que possui estratégias de multiplicação de fiéis, como o movimento de igreja em células.
No Brasil e América Latina tem surgido muitas igrejas apostólicas que enchem estádios com suas celebrações pelos novos crentes alcançados, além das comuns ocorrências de conversões, curas e milagres.

Imagens Biblicas

Mateus 12

sábado, 24 de outubro de 2009

Mensagem da Semana



Onde você coloca o Sal?

O velho Mestre pediou a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e a bebesse:
 
"- Qual é o gosto?", pergunrou o Mestre. "- Ruim", disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o Velho Mestre disse: "- Beba um pouco dessa água".
 
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou: "- Qual o gosto?". "- Bom!", disse o jovem. "- Você sente o gosto do sal?", perguntou o Mestre. "- Não!", disse o jovem.
O Mestre então sentou perto do jovem e disse: "- A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Deixe de ser um copo ... Torne-se LAGO!"

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Igreja Apostólica Fonte da Vida

A Igreja Apostólica Fonte da Vida é uma Igreja evangélica brasileira de orientação neopentecostal.

foi fundada em 1994 pelo casal de apóstolos César Augusto Machado de Sousa e Rúbia Pinheiro Fernandes de Sousa na cidade de Goiânia.
Em Goiânia, onde está situada sua sede, a Igreja Apostólica Fonte da Vida conta com 70 mil membros em mais de 60 templos. Hoje a Igreja possui duas rádios (Rádio AM 1090 Goiânia e a Rádio Fonte FM 103,7 MHz) e um canal de televisão, a Fonte TV.

A Igreja Apostólica Fonte da Vida se expandiu para todo o território nacional, chegando também a outros países: EUA, Chile, Inglaterra, Espanha, Portugal, Bélgica, Moçambique, Angola e Namíbia. Só nos Estados Unidos somam quase 30 Igrejas.

Dados da Igreja Fonte da Vida
Orientação: Neopentecostal
Fundada por: César Augusto Machado de Sousa
Origem: Goiânia, 1994
Sede: Goiânia, Brasil
Presidente: César Augusto Machado de Sousa
Número de Membros: aprox. 80.000
Número de Igrejas: aprox. 380
Países em que atua: Europa, América e África

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra

A Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra é uma Igreja Evangélica neopentecostal do Brasil. Foi fundada em fevereiro de 1992, em Brasília, Brasil, pelos bispos Robson Rodovalho e Maria Lúcia Rodovalho.
Sara Nossa Terra uma Igreja que tem uma história totalmente ligada ao seu fundador, Bispo Robson Rodovalho, que se converteu aos 15 anos de idade durante um acampamento organizado pelo grupo de jovens da Igreja Presbiteriana do Brasil, o qual foi convidado por colegas de sua irmã. O primeiro ministério começou em 1970, quando se filiou à Mocidade para Cristo (MPC), passando a evangelizar e formar clubes bíblicos nos colégios. Tornou-se líder da MPC de Goiás e da região Centro-Oeste. Aos 17 anos, influenciado por igrejas batistas e presbiterianas renovadas e pela Assembléia de Deus,recebeu o batismo no Espírito Santo num acampamento da MPC.
Em 1976, casou-se com Maria Lúcia, foi consagrado pastor e fundou, com Cirino Ferro, a Comunidade Evangélica de Goiânia,eu primeiro ministério. A Sara Nossa Terra só foi iniciada em 1992, quando Rodovalho mudou-se para Brasília para estabelecer a sede nacional e internacional da igreja, conhecida também como Embaixada do Reino de Deus. Em 1994, a igreja adotou o governo eclesiástico apostólico (motivo pelo qual muitos líderes se afastaram por não concordarem),ocasião em que Rodovalho foi alçado ao posto de bispo primaz.

A Comunidade Sara Nossa Terra é fruto de uma divisão da primeira Comunidade Evangélica de Goiânia que era presidida pelos pastores César Augusto e Robson Rodovalho em uma liderança plural. A divisão aconteceu quando Robson Rodovalho tentou implantar o "caixa único" entre todas suas Igrejas afiliadas. Nesse sistema de caixa financeiro todas igrejas afiliadas enviariam seu dinheiro recolhido de seus fieis à igreja central que seria então aberta em Brasilia DF e presidida pelo mesmo Robson Rodovalho. César Augusto não aceitou a idéia de centralizaçao financeira e de ser deposto para segundo escalão de liderança e decidiu pela divisã. O resultado foi uma luta interna pelos bens da igreja de Goiânia e seus templos afiliados. Essa disputa interna contou com o reverendo Caio Fábio atuando como árbitro na realização da partilha de bens. Desse bipartição surgiram o Ministério Comunidade Cristã de Goiânia e a Comunidade Sara Nossa Terra com sede em Brasília DF.

Hoje, a Sara Nossa Terra conta com mais de 200 mil fiéis e 650 igrejas no país e no exterior.O ministério possui a rede Gênesis de TV, com programação diária, em centenas de cidades brasileiras, tanto em TVs por assinatura como UHF. O jornal Sara Nossa Terra, a rede de emissoras de rádio Sara Brasil e o portal Sara Net (www.saranossaterra.com.br) também são instrumentos da mídia da igreja.

A Sara Nossa Terra também realiza projetos voltados à assistência social. O mais conhecido é o Projeto Pequeninos, no Distrito Federal, que desde a sua criação, em 1994, já atendeu cerca de 60 mil famílias carentes. O projeto também oferece cursos profissionalizantes, presta assistência jurídica e faz circular um ônibus clínico-odontológico com médicos e dentistas para prestar atendimento à população carente.

O nome da igreja veio de uma revelação recebida pelo bispo, baseada na passagem de 2º Crônicas 7:14: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar (...), então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

Declaração de fé

1. Crêem que a Bíblia é a palavra de Deus, inspirada e infalível( II Pe.1:21)
2. Que Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo (II Co 13:14).
3. Na divindade de Jesus, em seu nascimento virginal, em sua morte expiatória, em sua ressurreição corporal e em sua ascensão à destra do Pai(1ts.4:14)
4. Que o homem foi criado bom e justo, mas perdeu essa natureza por cair voluntariamente no pecado (Gn.1:26-31)
5. Que a única esperança para a salvação do homem é através do sangue redentor de Cristo (Hb.9:27)
6. Que todos que se arrependam de seus pecados e crêem em Jesus como seu Salvador e Senhor, são salvos pela graça por meio da fé. (Ef.2:6-7)
7. Que a santificação e a vida vitoriosa são requisitos para a esposa de Cristo (Ef.5:25-27)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Curiosidades Bíblicas


Quem perdeu o sono por causa de um jejum?


Rei Dario
Daniel 6:18

Igreja Apostólica Renascer em Cristo

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo é uma denominação protestante neopentecostal fundada em São Paulo, em 1986, por Estevam Hernandes e Sônia Hernandes. A Igreja Renascer possui uma rede de TV, uma gravadora, rede de rádio, uma editora e uma linha de confecções; no Brasil há cerca de 1200 templos e mais de dois milhões de seguidores.
A Renascer é a segunda maior denominação neopentecostal brasileira.


História
Inicialmente, as reuniões eram feitas no apartamento do casal, sendo posteriormente alugado um salão, num piso superior do edifício onde se encontrava a Pizzaria Livorno, na rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo.
Com o aumento do número de membros, foi disponibilizado um espaço na Igreja Evangélica Árabe de São Paulo, ainda na Vila Mariana. O foco principal era em cultos para jovens. Após um rápido crescimento, é adquirido um prédio na Avenida Lins de Vasconcelos, onde seria erguida a sede internacional, com capacidade para cinco mil pessoas.

Doutrina
Classificada como neopentecostal, a igreja utiliza a designação "Apostólica" por acreditar na existência da figura do apóstolo como um cargo eclesiástico válido na actualidade. Fundou a CIEAB (Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil), entidade que congrega as igrejas que aceitam essa doutrina.

Meios de comunicação
A igreja é conhecida também por ministrar a palavra de Deus através de programas e clipes de música gospel no Brasil; o grupo musical delouvor Renascer Praise é um grupo que participa do louvor da igreja dia a dia nos cultos da igreja com músicas e cantores. A Renascer em Cristo, actualmente, possue o canal evangélico a Rede Gospel de televisão e uma rede de rádio, com destaque para a Gospel FM, em São Paulo.

Possui a maior torre de televisão de São Paulo, localizada entre a travessa da Consolação e a Avenida Paulista, com a pregação em destaque na frase: "Deus é Fiel".

Assistência social
Através da Fundação Renascer, a Igreja desenvolve vários projetos de assistência social, tais como asilos, centros de recuperação eorfanatos, que são mantidos através de doações dos gideões (simpatizantes e membros que colaboram mensalmente com uma quantia para a manutenção e expansão dos projetos da Igreja).

Eventos populares
A igreja iniciou um movimento, designado de Marcha para Jesus. Paralelamente, terão sido também reunidas cerca de um milhão de pessoas em Salvador e outros milhares de pessoas em outras cidades do Brasil. O evento acontece também em outras cidades do mundo. É também realizadora de outros grandes eventos, como o SOS da Vida Gospel Festival, que apresenta shows gospel de vários estilos musicais, reunindo um grande número de jovens.

Gospel
A Igreja Renascer é detentora dos direitos da marca "Gospel" no Brasil. Através da iniciativa de Estevam Hernandes, o gospel no Brasil começou a ter uma autonomia e destaque no meio secular, gerando o grande crescimento de músicas, bandas e gravadoras que seguem este estilo.

Problemas com a Justiça
Em dezembro de 2006, a justiça brasileira bloqueou os bens dos fundadores, acusados de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Além disso uma ordem de prisão foi expedida contra o casal.

Em 19 de dezembro a ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu ao casal líder da Igreja Apostólica Renascer em Cristo liminar em habeas-corpus para cassar a ordem de prisão contra eles.

Porém o casal, mesmo com esta liminar, viajou para os Estados Unidos em 9 de janeiro de 2007 e foram presos pelo FBI, em Miami. Eles entraram nos Estados Unidos com 56 mil dólares em espécie, mas declararam para a alfândega que não possuíam mais do que dez mil dólares, contrariando a regulamentação do Serviço de Imigração dos Estados Unidos. Foram detidos no Federal Detention Center, em Miami.

No Brasil o Ministério Público havia solicitado uma nova ordem de prisão, por suposto crime de evasão de divisas, falsidade ideológica e estelionato.

Em 9 de janeiro de 2007 uma nova ordem de prisão foi expedida. No dia 12 de janeiro o Tribunal de Justiça de São Paulo negou um novo pedido de habeas corpus para o casal.

O casal Estevam Hernandes e Sônia Hernandes, deixaram a prisão mas continuam sendo vigiados pela polícia norte-americana. o juiz que autorizou a saída deles da prisão obrigou o casal a usar uma espécie de tornozeleira eletrônica.

Sônia e Estevam depois de saírem da prisão foram para a sua mansão de Boca Ratón, no número 12.582 da Torbay Drive, localizado no condomínio fechado Boca Falls.

A Renascer divulgou uma nota de esclarecimento em que não comenta nenhuma das acusações feitas no Brasil ou nos Estados Unidos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Versículo do Dia

"Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, 
nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, 
mas em Deus, que nos concede abundantemente 
todas as coisas para delas gozarmos."


I Timóteo 6:17

domingo, 18 de outubro de 2009

sábado, 17 de outubro de 2009

Mensagem da Semana


Hospital do Senhor

Fui ao Hospital do Senhor fazer um check-up de rotina e constatei que estava doente.
Quando Jesus mediu minha pressão, verificou que estava em baixa de TERNURA.
Ao medir a temperatura, registrou 40º de EGOISMO.
Fiz um eletrocardiograma e foi diagnosticado que precisava de uma PONTE de AMOR, pois minha veia estava bloqueada e não estava abastecendo o meu CORAÇÃO VAZIO.
Passei pela ortopedia, pois estava com dificuldade de andar lado a lado com o meu irmão, e não consegui abraçá-lo por ter fraturado o braço, ao tropeçar na minha VAIDADE.
Constatou-se Miopia, pois não conseguia enxergar além das APARÊNCIAS.
Queixei-me de não poder ouví-lo e diagnosticou bloqueio em decorrência das PALAVRAS VAZIAS do dia-a-dia.
Obrigado SENHOR, por não ter me cobrado a consulta, pela sua grande MISERICÓRDIA. Prometo, ao sair daqui, somente usar: remédios naturais que me indicou e que estão no receituário do SEU EVANGELHO.

Vou tomar, diariamente, ao me levantar, CHÁ DE AGRADECIMENTO, ao chegar no trabalho, beber uma colher de sopa de BOM DIA e, de hora em hora, um comprimido de PACIÊNCIA, com um copo de HUMILDADE.

Ao chegar
em casa SENHOR, vou tomar, diariamente, uma injeção de AMOR e ao me deitar duas cápsulas de CONSCIÊNCIA TRANQÜILA.

Agindo assim, tenho a certeza que não ficarei mais doente e todos os dias serão de CONFRATERNIZAÇÃO E SOLIDARIEDADE.

Prometo prolongar esse tratamento preventivo por toda a minha vida, para que, quando me chamar, que seja por MORTE NATURAL.

Obrigado Senhor !!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Igreja Mundial do Poder de Deus

A Igreja Mundial do Poder de Deus é uma igreja evangélica de tendência neopentecostal, dissidente da Igreja Universal do Reino de Deus. Foi fundada na cidade de Sorocaba em 9 de março de 1998 pelo Valdemiro Santiago, (ex-bispo da IURD).
Sua sede, o Grande Templo dos Milagres, funciona no galpão de uma antiga fábrica que tem 43 mil metros quadrados de área construída, localizada na Rua Carneiro Leão, no Brás, em São Paulo. Seu enfoque principal é a cura pela fé e a manifestação de milagres.

Dados da Igreja Mundial
Orientação: Neopentecostal
Fundada por: Valdemiro Santiago de Oliveira
Origem: 1998
Sede: São Paulo capital
Número de Igrejas: mais de 1400
Países em que atua: Brasil
Portugal
Espanha
Estados Unidos
África do Sul
Angola
Moçambique
Uruguai
Paraguai
Argentina
México
Colômbia
Japão



História
Ao ser fundada em 1998, depois que Valdemiro Santiago, insastifeito no ministerio que estava, a IURD,fundou no dia 3 de março de 1998 as 15:00hs na cidade de sorocaba, na av: sao paulo nº 555. Antes da inauguraçao, ele que ainda bispo Valdemiro santiago fazia reunioes e a 1ª com dezesseis membros.
A IMPD cresceu rapidamente.
Graças ao vasto trabalho pelo rádio e pela TV alem do intenso assédio aos pastores em atividade na IURD, alegando que lá era diferente e efusivamente convidando a membros e obreiros da IURD que se sentiam insatisfeitos, a igreja começou a crescer(todos os pastores ou obreiros que eram da IURD foram para a IMPD, porque foram expulsos do ministerio da IURD provavelmente por desistencia,roubo,protituição etc). Conta com forte apoio, principalmente entre as camadas mais populares e de baixa renda. Em onze anos de fundação, já dispõe de mais de 2200 templos. Em Portugal, como em outros países da Europa, todos os templos da Igreja do Caminho foram transferidos para a Igreja Mundial do Poder de Deus.
Seu líder, o pastor Ronaldo Didini (ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e da Assembleia de Deus, e ex-líder da Igreja Internacional da Graça de Deus em Portugal), hoje faz parte do quadro de pastores da IMPD e ocupa a função de diretor de programação da Rede 21.C

Hierarquia Eclesiástica
A IMPD tem como seu fundador Valdemiro Santiago de Oliveira, com o título de apóstolo, sendo seus subordinados na hierarquia eclesiástica da mesma os bispos, pastores e corpo de obreiros.sendo que a impd é a igreja que mais cresce no mundo atualmente.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Curiosidades Bíblicas


Qual o rei que teve suas unhas crescidas como as das aves?

Nabucodonosor, rei da Babilônia.
Daniel 4:33.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Versículo do Dia

"Quem achar sua vida perdê-la-á; 
e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á."


Mateus 10:39

domingo, 11 de outubro de 2009

sábado, 10 de outubro de 2009

Mensagem da Semana

O Pecado Escraviza

Certo homem começou a beber licor. E habituou-se de tal modo que, quando se embriagava, perdia quase por completo o juízo.
Em uma ocasião, levaram-no para a cadeia. Quando passou a sua embriaguez, perguntou ao carcereiro por que o haviam posto ali. O carcereiro perguntou-lhe: "- Que? O senhor não se recorda? Não se lembra que quebrou na cabeça do seu companheiro, uma garrafa de licor?" E aquele homem respondeu que não se recordava.
Noutra ocasião, quando perguntou ao carcereiro por que se encontrava no cárcere, o carcereiro lhe disse: "- Por assassíno." "- Não! Por assassínio, não! Isso não pode ser", respondeu o bêbado. O carcereiro tornou a dizer-lhe que por assassíno estava preso e que agora não ia ser fácil sair dali.
O bêbado ficou petrificado. Até onde lhe havia levado o vício? Em seguida, pensou em sua esposa e seus filhos, e quase chorando, diz ao carcereiro: "- Por favor, não vão dizê-lo a minha esposa". O carcereiro respondeu: " - Não vamos dizer nem podemos dizer, porque foi a sua esposa a pessoa a quem o senhor matou ontem à noite!"

Igreja Internacional da Graça de Deus

A Igreja Internacional da Graça de Deus é uma Igreja evangélica neopentecostal fundada pelo Missionário Romildo Ribeiro Soares (conhecido como Missionário R.R. Soares) em 1980, na Rua Lauro Neiva, no Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Romildo fundou a sua própria denominação logo após se separar de seu cunhado, o então pastor Edir Macedo (hoje bispo). Atualmente, possui um programa televisivo denominado Show da Fé, que é transmitido em horário nobre na Rede Bandeirantes e nas tardes e madrugadas da RedeTV!.

A Igreja Internacional da Graça de Deus atualmente possui uma rede de emissoras de televisão denominada RIT (Rede Internacional de Televisão) acessível nas principais cidades do Brasil, além de exibir um programa diário em horário nobre na Rede Bandeirantes, e também nas madrugadas da Band, na RedeTV!, intitulado Show da Fé. O pregador dos programas se chama Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido como R.R. Soares. Ele prega a Palavra de Deus (Bíblia) e, segundo os adeptos, através dela muitas vidas são mudadas: curas, libertação de vícios, restauração de famílias. O programa Show da Fé mostra músicas e quadros como: "Novela da Vida Real", "O Missionário Responde", "Abrindo o Coração" e, ao final, é realizada a oração da fé, na qual o missionário, com bases bíblicas, faz oração em nome de Jesus.
Cunhado do conhecido Bispo Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus, com quem rompeu relações em 1978 após desentendimentos teológicos. R.R. Soares não concordava com o caminho que Edir Macedo tomava na direção da IURD. Houve então a cisão e, em 1980, fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus.
Na Rua Lauro Neiva, no Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, foi inaugurada o primeiro templo da denominação e foi-se espalhando posteriormente para todo o Brasil e para outros países. A Igreja Internacional da Graça de Deus, é aceita e reconhecida como "Igreja Cristã Evangélica Legítima", pelas demais denominações e seus respectivos ministros.
Romildo foi criado na pequena cidade de Muniz Freire, no Espírito Santo. Um dia, ao visitar a cidade vizinha de Cachoeiro do Itapemirim, na praça Jerônimo Monteiro, viu pela primeira vez em sua vida um aparelho de televisão, exposto numa loja.
Segundo o seu relato, ele notou que todos os que estavam ali ficaram fascinados com o que acontecia na tela e, naquele momento, fez um voto ao Senhor: “Não tem ninguém falando do Senhor nesse aparelho. Ah, Senhor, se o Senhor me der condições, um dia eu estarei aí, falando só do Senhor”.
Em abril de 1964, ainda jovem, ele chegou ao Rio de Janeiro e, em 1968, teve início o ministério de R. R. Soares.
Atualmente, a Igreja Internacional da Graça de Deus tem mais de dois mil templos abertos em todo o mundo. Desse número, mais de cem igrejas se encontram no Rio de Janeiro, onde tudo começou. Ela também conta com o Jornal Show da Fé, de tiragem mensal de 1,2 milhões de exemplares e com a Revista Graça Show da Fé, com tiragem mensal de 180 mil exemplares com CD de brinde. Existe também uma revista infantil de histórias em quadrinhos, a Turminha da Graça, de circulação mensal e com CD de brinde. Conta com a gravadora Graça Music, que tem lançado cantores gospel; dentre eles Ana Betriz Brandão, Sandrinha, Jeanne Mascarenhas, Dayane Damasceno e Carlinhos Félix. Por intermédio da Graça Editorial tem publicado inúmeros títulos de livros evangélicos: "Como Tomar Posse da Bênção", "O Nome de Jesus", "Curai os enfermos e expulsai os demônios", "Quando o Pecado Secreto Dele Despedaça o Seu Coração", e o best-seller "Os profetas das Grandes Religiões".

Dados da Igreja da Graça
Orientação: neopentecostal
Fundada por: Romildo Ribeiro Soares
Origem: 1980
Sede: São Paulo
Número de Igrejas: 2.000
Numero de membros: 1 milhão aproximadamente.
Países em que atua: 30 paises

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Curiosidades Bíblicas


Onde se lê na Bíblia que o Senhor ficou a favor da Babilônia e contra o povo do Egito?

Ezequiel 30:25

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Versículo do Dia

Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, 
e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, 
e a presença do Senhor Deus os protegerá por todos os lados. 
Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; 
pedirão a minha ajuda, 
e eu direi: "Estou aqui!" "Se acabarem com todo tipo de exploração, 
com todas as ameaças e xingamentos”. 


Isaías 58:8-9

Doutrinas da Igreja Universal

As Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus são um conjunto de regras e doutrinas definidas em estatuto que regem a Igreja Universal do Reino de Deus.

Algumas doutrinas
Os estatutos de fé da IURD referenciam algumas doutrinas fundamentais, a saber:
A existência de um só Deus, que se manifesta ao mesmo tempo na Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo;
A volta de Jesus Cristo, (Arrebatamento);
A salvação pela fé em Cristo;
A existência da vida eterna e da morte eterna (existência do céu e do inferno);
A salvação começa aqui na terra, e segue após a morte;
A Bíblia (sem alguns livros, chamando-os de apócrifos) é a escritura infalível, e foi escrita por homens inspirados por Deus;
A Igreja é a união universal de todos os cristãos fiéis, representando o corpo do qual Cristo é a cabeça;
O batismo nas águas por imersão;
O Batismo pelo Espírito Santo;
Os Dons do Espírito Santo;
A Santa Ceia;
A libertação de espíritos malignos e a paz espiritual;
A devolução do dízimo e as ofertas voluntárias a Deus;
A prosperidade como uma das promessas de Deus;
A cura de todas doenças;
A felicidade sentimental.
Estas doutrinas são a priori semelhantes às de outras confissões cristãs evangélicas, em particular as de linha pentecostal. Entretanto, existem outras diferenças fundamentais. Um exemplo disto é o caráter sobrenatural dado pela IURD às celebrações do batismo por imersão e da Ceia do Senhor. O código de conduta da IURD é a Bíblia Sagrada. Suas doutrinas estão resumidas no livro Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus da autoria do bispo Edir Macedo.

Vida com abundância
No livro "Vida com abundância", Edir Macedo prega a vida abundante na Terra e não apenas na eternidade. Defende que a vontade de Deus para seus filhos é que vivam uma vida confortável, pois foi assim que Deus criou o homem no paraíso e Jesus veio trazer novamente a autoridade que o homem perdeu para Satanás.

Dízimo e Ofertas
A palavra dízimo significa a décima parte. Tal fração está presente em diversas religiões abraâmicas, como continuação da tradição do patriarca hebreu Abraão, que, segundo a Bíblia, ofertou a Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo, o dízimo do despojo da guerra de quatro reis contra cinco (Gênesis 14.18-24). Tal prática foi regularmente incorporada ao judaísmo, ainda incipiente, nos tempos de Moisés, para garantir o sustento do serviço religioso e dos religiosos da tribo de Levi, que não foi contemplada na partilha das terras de Canaã entre as tribos de Israel. A igreja cristã tomou emprestado do judaísmo a prática do dízimo, com o objetivo de angariar recursos para o cumprimento do serviço religioso e social cristão, bem como o sustento dos dirigentes religiosos.
Costuma-se usar o termo "ofertas", distinto do dízimo, para outros tipos de oferecimentos que não estão necessariamente vinculados a um compromisso de sustento, nem possuem um valor absoluto ou percentual pré-definido, que podem nem ser em forma material e são de caráter voluntário. O primeiro exemplo bíblico de ofertas desse tipo ocorre com Caim e Abel (Gênesis 4.3-7). Com a consolidação do judaísmo e a formalização do culto hebreu, também vários tipos de ofertas devocionais foram formalizados. Porém, na Bíblia, há freqüentes críticas à oferta como rito meramente formal, e não como ato sincero (por exemplos, Isaías 1.11-20, especialmente 11.13, e Lucas 21.2-4).
Esta doutrina tem sido alvo de acusações diversas, entrando assim para o rol das polêmicas em torno da IURD, como apresentado nesteartigo.

Organização Eclesiástica
Quanto à organização eclesiástica, a IURD segue um modelo episcopal, que pode ser rudimentarmente comparado ao modelo empregado pelaIgreja Católica.
Cada congregação local da IURD conta com vários obreiros, que são subordinados aos pastores e encarregados de trabalhos menores, como o convite de pessoas à participação nos cultos, recepção das pessoas que chegam aos templos, visitas aos lares de enfermos e a hospitais, e auxílio aos pastores, durante os cultos ou não. Aos pastores cabe o serviço religioso do culto, a orientação dos obreiros e a administração da igreja local. Acima dos pastores estão os bispos, que regulam as linhas doutrinárias e supervisionam o trabalho dos pastores.
Existem diferentes níveis de importância e influência entre os bispos, embora isto não seja evidenciado em títulos superiores como arcebispo,cardeal ou papa, como ocorre com a Igreja católica. Os ocupantes dos maiores cargos da IURD, incluindo Edir Macedo, seu fundador e principal dirigente até a presente data, utilizam o título bispo, do mesmo modo como muitos de seus subordinados.
A ascendência de nível eclesiástico dentro dos quadros da IURD é permitida e estimulada. Em geral, espera-se que membros antigos se tornem obreiros, que os obreiros com bastante tempo de serviço dediquem-se a tornarem-se pastores, e que pastores procurem tornar-se bispos. Isto, no entanto, não é automático. É necessária certa preparação e aprovação de níveis hierárquicos superiores.
É proibido bispos, obreiros e pastores homossexuais

Fogueira Santa de Israel
Evento que acontece duas vezes ao ano na IURD, em que os pedidos dos fiéis são levados a Terra Santa de Israel e eventualmente ao topo doMonte Sinai no Egito (segundo a Bíblia, monte onde Deus falou com Moisés, Êxodo 19). Durante a campanha, os fiéis são incentivados a dar o seu tudo, ou seja, lançar mão de todo seu salário e/ou dinheiro que conseguir entregar no altar, seguindo a fé do sacrifício. Acreditam que dando seu tudo, Deus honrará a sua fé, respondendo seus pedidos.

Cultos temáticos
Os cultos da IURD são temáticos e cada tema é geralmente associado a um dia da semana ou a uma data específica. No dia determinado, é dada ênfase especial no culto ao combate espiritual daquele mal, em especial. Por isso, são comuns ocorrerem reuniões em dias determinados especificamente para solteiros (que querem casar), para desempregados, para doentes ou para deprimidos, entre outros. E para os que são batizados nas águas.

Posicionamento social e político da IURD
O líderes da IURD, com base em (Eclesiastes 6.3-6), pregam que a pessoa que vive uma vida infeliz, sem a salvação eterna e que não passou pelo "novo nascimento" que Jesus pregava (João 3.3), seria melhor que não tivesse nascido.
A IURD é possivelmente a única igreja protestante que apóia o aborto induzido. Essa posição não é declarada por dogmas da referida igreja, entretanto, após publicação de sua biografia e entrevistas sobre o livro, o Bispo Edir Macedo, líder da igreja, declara que seria o referido método uma alternativa contra a violência. Nas primeiras semanas de “vida” da Record News, uma das propagandas veiculadas foi o direito de escolha da mulher em fazer o aborto induzido.
“Sou a favor do direito de escolha da mulher. Sou a favor do aborto, sim. A Bíblia também é.”
(Bispo Edir Macedo)
Entre seus argumentos pró-aborto à Folha de São Paulo, afirma: “O que é menos doloroso: aborto ou ter crianças vivendo como camundongos nos lixões de nossas cidades, sem infância, sem saúde, sem escola, sem alimentação e sem qualquer perspectiva de um futuro melhor?”
E associa a prática do aborto ao planejamento familiar e defende que tal prática diminuiria a violência no país.
“Por que a resistência ao planejamento familiar? Acredito, sim, que o aborto diminuiria em muito a violência no Brasil, haja vista não haver uma política séria voltada para a criançada.”
Tal atitude, obteve uma imediata reação dos grupos de apologética cristãos que fazem vigilância crítica e denúncia dos seus pares protestantes. Entre eles o CACP publicou matéria compilada com respostas do líder Edir Macedo, defensor do aborto induzido e do uso deembriões humanos pela medicina.

domingo, 4 de outubro de 2009

sábado, 3 de outubro de 2009

Mensagem da Semana



O apagador de Deus

Um menino foi orientado, por sua mãe, a não brincar próximo de uma certa lagoa.
 
Porém, em um determinado dia, não resistindo à tentação ele não apenas se aproximou da lagoa como aproveitou para, ali, se banhar.
 
Reconhecendo que havia feito algo de errado e, cheio de remorso, voltou para casa com a consciência pesada. Pegando o quadro que utilizava para brincar de escola, ele escreveu: "Mamãe querida. Eu sei que o que fiz foi muito errado e estou arrependido. Se você pode me perdoar, apague o que escrevi aqui." Depois colocou o quadro em um local onde a mãe poderia ver com facilidade.
Quando regressou ao local ele encontrou o quadro completamente limpo!
 
É assim com o amor de Deus, que disse: "Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem". Quando constatamos que demos um passo em falso e que pecamos contra o nosso amado Senhor, podemos contar com o que estará pronto a apagar todas as nossas transgressões, remover a tristeza e trazer o de novo a alegria para nossas almas.

Polêmicas relacionadas a Igreja Universal


A IURD tem também sido protagonista de diversas polêmicas e atritos com outros grupos religiosos, em especial as religiões da cultura afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda. Edir Macedo e outros pastores da IURD já foram acusados de intolerância contra essas crenças. Em 2005, a Justiça brasileira determinou a retirada de circulação de todos os exemplares do livro "Orixás, Caboclos e Guias, deuses ou demônios", de autoria de Macedo, por conta de seu teor preconceituoso.
Após realizarem críticas ao candomblé no programa "Ponto de Luz", exibido pela TV Record de Salvador, o bispo Sérgio Santos Correa e os pastores Gilberto Muniz Pereira e Marco Aurélio Trindade foram denunciados por discriminação religiosa pelo Ministério Público da Bahia em abril de 2003. No programa, uma suposta ex-mãe-de-santo afirmou ter feito um "trabalho" de macumba para matar um desafeto e este, conforme a mulher, teria morrido. Vários praticantes do Candomblé declararam que tiveram terreiros atacados por evangélicos e acusaram a campanha da Igreja Universal de incitar esses atos.

Disputa com a Igreja Católica
A IURD apresenta um grande contraste com a Igreja Católica, tendo discordâncias não só doutrinarias
 como também políticas, tendo Edir Macedo já declarado que "a Igreja Católica é uma desgraça para o Terceiro Mundo" e que o Papa é "exclusivamente um político".
Esse enfrentamento foi feito de diversas formas e até mesmo em disputas eleitorais. 
Já foi dito que “a Igreja Universal é a pedra mais reluzente no sapato da Igreja Católica, que teve de mudar sua estratégia no País para não perder mais fiéis.” Isso gerou uma reação católica que publicamente abriu uma guerra contra a IURD, algo que contraria seu comportamento nos últimos anos no Brasil.
A Igreja Católica tem como aliado a Rede Globo, que ao entrar na briga com a rede Record e com a Igreja Universal do Reino de Deus, buscou estreitar ainda mais seus laços com a Igreja Católica.

Chute na "Santa"
Em 12 de outubro de 1997, data em que os católicos celebram Nossa Senhora Aparecida, o então bispo da Igreja Universal Sérgio Von Heldechutou e deu socos em uma imagem da santa, durante os programas "Despertar da Fé" e "Palavra da Vida", da Rede Record. 
Von Helde foi indiciado na Justiça por ofensa à fé alheia.

Alvo de críticas, a Igreja Universal afirma que é alvo de perseguições na grande imprensa brasileira, em especial da Rede Globo.
Ainda em 1995, a Rede Globo apresentou uma reportagem na qual Edir Macedo ensinava pastores a convencer fiéis a doar dinheiro para a Igreja Universal.
Foi dito na imprensa que o episódio do "chute na santa" foi também o estopim que a Globo esperava para desfechar uma grande campanha contra a Igreja Universal, mas, porém, os resultados foram menos devastadores do que a Globo esperava.
Recentemente, tais acusações voltaram a ser repetidas.A Igreja Universal tem também orientado seus fiéis a mover ações judiciais contra jornais que publiquem reportagens negativas à entidade religiosa,entre os quais os jornais Extra (do Rio de Janeiro), A Tarde (da Bahia) eFolha de S.Paulo (de São Paulo).

Atividades paralelas de seus integrantes
Diversos de seus membros, na maioria bispos (incluindo o próprio Edir Macedo, que em 1989 comprou a Rede Record por 45 milhões de dólares e quitou outros 300 milhões de dólares de dívidas que a TV tinha, com a emissora paulista passando a transmitir programas religiosos em boa parte de sua programação), possuem emissoras de TV e rádio, jornais (como os diários "Hoje em Dia", de Belo Horizonte, e "Correio do Povo", de Porto Alegre), gráficas (Ediminas e Universal), além de quatro empresas de participações (que são acionistas de outras empresas), uma agência de turismo, uma imobiliária, uma empresa de seguro saúde.
A Iurd ainda possui uma empresa de táxi aéreo, aAlliance Jet. Entre as empresas de comunicação, são 23 emissoras de TV (entre as quais, a Rede Record e a Rede Mulher de Televisão), além de 40 emissoras de rádio registradas em nome de um grupo de pastores, além de arrendar outras 36 emissoras de rádios que integram a Rede Aleluia.


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Música Cristã

Igreja Universal do Reino de Deus

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma igreja cristã protestante de tendêncianeopentecostal, com sede mundial no Rio de Janeiro - no Templo da Glória do Novo Israel, localizada no bairro carioca de Del Castilho.
Fundada em 1977, por Edir Macedo, a Igreja Universal do Reino de Deus se tornou o terceiro maior grupo pentecostal do Brasil e está presente em vários países - mais de 170, segundo a instituição, sendo mais disseminada nos países de língua portuguesa.
Em poucos anos, a Igreja Universal cresceu e, após oito anos de fundação, dispunha de 195 templos em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2009 (mais de trinta anos após sua fundação), a IURD possuía no Brasil mais de cinco mil templos e dez milhões de fiéis que seguem quase 15 mil pastores.
É considerado o movimento evangélico mais influente do Brasil na atualidade.

Dados da Igreja Universal
Orientação: neopentecostal
Fundada por: Edir Macedo
Origem: 1977
Sede: Catedral Mundial da Fé
Número de Membros: 5 milhões
Número de Igrejas: Cerca de 10.000 (MUNDO)
Países em que atua: 91

História
A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada em 1977, quando Edir Macedo, com o apoio de Romildo Soares, decidiu criar sua própria igreja. Após a criação da igreja, Soares desligou-se da IURD e fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus. Ambos eram membros da Igreja Pentecostal de Nova Vida antes de fundarem a IURD. As sucessivas separações teria ocorrido pela diferença do foco entre McAlister (fundador da Nova Vida) e a dupla RR Soares e Edir Macedo e depois entre estes, como afirma o livro O Bispo - A História Revelada de Edir Macedo.

Interior do Templo da Glória do Novo Israel
A igreja foi criada a partir de reuniões ao ar livre feitas por Edir Macedo, (eram chamadas de Cruzada para o Caminho Eterno). Mais tarde as reuniões passaram a acontecer em um antigo cinema (Bruni Méier), e ainda depois, em outro cinema (Ridan). Em 9 de julho de 1977, nasceu oficialmente a igreja, a princípio sob o nome de Igreja da Bênção, (nessa época, a igreja estava sediada em um galpão na antiga Avenida Suburbana, hoje Avenida Dom Hélder Câmara, zona norte do Rio de Janeiro). Três anos depois foi aberto o primeiro templo nosEUA. Atualmente, a sede da IURD é a Catedral Mundial da Fé, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, também conhecida como Templo da Glória do Novo Israel. Outra sede da igreja é o Templo Maior de São Paulo, localizado no bairro paulistano de Santo Amaro.
Entre 1990 a 1995, a Igreja Universal passou de 900 mil para 3,5 milhões de fiéis, possuía mais de dois mil templos no Brasil (e sete mil pastores) e estava presente em 34 países, com 225 templos nos cinco continentes.

Doutrina
As doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus são a priori semelhantes às de outras confissões cristãs evangélicas, em particular as de linha pentecostal. Entretanto, existem outras diferenças fundamentais, como o caráter sobrenatural dado pela IURD às celebrações do batismopor imersão e da Ceia do Senhor. O código de conduta da IURD é a Bíblia Sagrada. Suas doutrinas estão resumidas no livro "Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus", de Edir Macedo.
Quanto à organização eclesiástica, a IURD segue um modelo episcopal, que pode ser rudimentarmente comparado ao modelo empregado pelaIgreja Católica. Cada congregação local da IURD conta com vários obreiros, que são subordinados aos pastores e encarregados de trabalhos menores, como o convite de pessoas à participação nos cultos, recepção das pessoas que chegam aos templos, visitas aos lares de enfermos e a hospitais, e auxílio aos pastores, durante os cultos ou não. Aos pastores cabe o serviço religioso do culto, a orientação dos obreiros e a administração da igreja local. Acima dos pastores estão os bispos, que regulam as linhas doutrinárias e supervisionam o trabalho dos pastores.
A IURD tem seus símbolos nas fachadas e nos interiores dos templos. Anteriormente usava a imagem de duas mãos juntas em oração, atualmente usa alternativamente algumas outras imagens, como um coração vermelho com uma pomba branca no interior, ou um candelabro judaico (menorá), ou ainda uma cruz. Faz uso de dois slogans: Jesus Cristo é o Senhor e Pare de Sofrer.

Trabalho social
Além do trabalho religioso, a IURD realiza trabalhos de cunho social e assistencial nos países onde atua, principalmente no Brasil. Alguns dos trabalhos são enumerados abaixo.
Associação Beneficente Cristã (ABC), fundada em 1994, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que realiza sob o lema "Caridade não tem Religião", distribuição de alimentos e atividades de serviço social, saúde e cidadania, e é sustentada sobretudo pela contribuição de membros da IURD.
Projeto Nordeste, financiado pela IURD, em parceria com empresas privadas, que mantém a Fazenda Nova Canaã, localizada no município de Irecê, estado da Bahia, Brasil.
É feito um trabalho contra as drogas, com acompanhamento e recuperação de viciados, principalmente na cidade de São Paulo.
Também é feito um trabalho de capelania nos presídios e hospitais.
O Sule: Supletivo Universal Ler e Escrever, criado em 1998, é um projeto de alfabetização de menores carentes a partir de 14 anos, jovens, adultos e idosos.

Publicações e veículos
Na Internet a instituição possui o Portal Arca Universal e, na mídia escrita, o jornal Folha Universal que, segundo o próprio periódico, tem tiragem de 2.300.000 exemplares por semana, e a revista Plenitude, de tiragem mensal. Há também o jornal Hoje em Dia, de Minas Gerais, que não tem cunho religioso. A Editora Gráfica Universal é responsável pela publicação de livros escritos ligados à IURD.
No Brasil, a IURD possui uma rede nacional de rádios em FM, a Rede Aleluia, com programação musical gospel e várias emissoras locais, em AM e FM, com programação apenas evangélica. Possui ainda o controle da segunda maior associação brasileira de emissoras de rádios e TVs (ABRATEL). Também possui redes de radio e TV pelo mundo. A empresa que engloba todos os meios de comunicação é a Universal Produções. A IURD também é dona da gravadora "Line Records". Uma boa parte dos músicos e cantores desta gravadora são bispos oupastores da IURD.
A Igreja fundou até mesmo, em 2005, seu próprio partido político, o Partido Municipalista Renovador,[7] mais tarde, Partido Republicano Brasileiro - do qual é filiado o vice-presidente da República do Brasil José Alencar.

Arca Universal
Um portal de conteúdos da IURD, como por exemplo torpedos de conteúdos sendo feito pela empresa Hanzo.
 O portal também já recebeu um prêmio Ibest na categoria de:"Religião e Esoterismo".

Críticas,Prisões, denúncias e fatos polêmicos
Em 1992, Edir Macedo foi preso após o Ministério Público denunciar o líder da Universal por "delitos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular". Após ficar onze dias detido,Macedo foi solto e livrou-se das acusações. A foto de Macedo na prisão virou capa de sua biografia autorizada "O Bispo: A História Revelada de Edir Macedo", editada em 2007.
Com base em uma denúncia do então deputado estadual de São Paulo Afanasio Jazadji, a Polícia Federal abriu em 2007 investigação contra Macedo pela suposta prática de crimes de falsidade ideológica, contra a fé pública, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Ainda naquele ano, uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em 2007 apontava que Macedo era o maior detentor de concessões na mídia eletrônica brasileira, com 23 emissoras de TV, entre elas a geradora da Rede Record, e 40 de rádio, e que a extensão financeira do conglomerado, registrada no então paraíso fiscal da Ilha de Jersey serviria para esquentar os dízimos recebidos pela Universal.
Em 2009, a Justiça brasileira aceitou denúncia do Ministério Público Federal paulista contra o fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e mais nove integrantes dessa entidade religiosa, pelas acusações de formação de quadrilha e de lavagem de dinheiro.A denúncia baseou-se em uma apuração da movimentação financeira da IURD ao longo de seus mais de 30 anos de existência. A investigação iniciada em 2007 levou à quebra judicial dos sigilos bancário e fiscal da igreja Universal e levantou o patrimônio acumulado por seus dirigentes entre 1999 e 2009 - já que, mesmo isentas de pagar impostos, as organizações religiosas são obrigadas a declarar o volume de recursos e bens doados que receberam de seus fiéis.Segundo a investigação, ao menos 50 empresas como emissoras de rádio e TV (em especial, a Rede Record), gráficas e agências de turismo controladas direta ou indiretamente por integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus são beneficiadas por doações feitas por fiéis em todo o país.
Segundo a Receita Federal, a IURD arrecada aproximadamente R$ 1,4 bilhão por ano. Por ser oficialmente uma instituição sem fins lucrativos, a Igreja Universal tem imunidade fiscal ao recolhimento do Imposto de Renda - em tese, os recursos arrecadados pela igreja, o dízimo dos seus fiéis (e portanto não tributado), deveriam ser usados exclusivamente em obras assistenciais. Por isso, a instituição tem sido alvo de investigação pelo Ministério Público Federal por suposto desvio do dízimo dos fiéis para empresas do líder da Igreja Universal e pastores ligados à instituição religiosa. Em agosto de 2009, a Justiça brasileira abriu ação criminal contra o fundador Edir Macedo e mais nove pessoas ligadas a ele, por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, acusados de se apropriar ilegalmente de dízimos e de ofertas de fiéis e de usar o dinheiro das doações para construir um patrimônio pessoal e comprar emissoras de televisão e rádio.