terça-feira, 30 de junho de 2009

Igreja Adventista da Promessa

Igreja Adventista da Promessa é a denominação adventista que aceita manifestações pentecostais.
Fundada pelo pastor João Augusto da Silveira (que era da Igreja Adventista do Sétimo Dia), no dia 24 de janeiro de 1932 em Paulista (Pernambuco). Silveira manifestou o dom de línguas como acreditado pelas igrejas pentecostais.
Em linhas gerais têm discordância em relação à Igreja Adventista do Sétimo Dia sobre o Dom Profético (não acreditam em Ellen White) e ao entendimento sobre o batismo do Espírito Santo.
O movimento pentecostal no Brasil A primeira igreja evangélica pentecostal genuinamente brasileira
Fazendo alusão à chegada em nosso país, desses missionários batistas pentecostais, Duncan A.Reilyl junta a seguinte observação: "...Luigi Francescon narra como este fundou a Congregação Cristã no Brasil (1910), enquanto escritos de Daniel Berg e Gunnar Vingren relatam a implantação da Assembléia de Deus em 1911 (documento 3.6.3.). Entretanto, ao lado do pentecostalismo clássico, oriundo dos Estados Unidos, surgiu em 1932 da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Recife, a Igreja Adventista da Promessa (1932)” (História Documental do Protestantismo no Brasil, ASTE, 1984, p. 379). Sim, a Igreja Adventista da Promessa figura no cenário evangélico nacional como a primeira igreja pentecostal genuinamente brasileira, uma vez que as duas outras mais antigas a que já fizemos menção, chegaram aqui provenientes de outro país.

A Igreja Adventista da Promessa, cuja história é descrita nas páginas que seguem, é produto de uma oração feita com fé. E por ser a primeira igreja evangélica pentecostal e sabatista no Brasil, tem uma importante missão a cumprir: cultivar e expor todos os ensinamentos bíblicos relativos ao batismo com o Espírito Santoe os dons espirituais, assim como ao que concerne à vigência da lei de Deus. Estas duas vertentes da doutrina cristã configuram as condições necessárias às boas relações entre o crente e Deus, pois enquanto o batismo com o Espírito Santo e os dons espirituais revelam a bondade do Senhor para com o crente, a obediência e sumissão à lei de Deus revelam o sentimento de reconhecimento e gratidão desse mesmo crente para com o Senhor; é a sua resposta às demonstrações de amor, bondade e misericórdia do Senhor. E isto inclui, necessariamente, o dever de testemunhar. Foi com essa missão que surgiu a Igreja Adventista da Promessa.

Os pontos de fé da Igreja Adventista da Promessa são:
1) A BÍBLIA SAGRADA – A PALAVRA DE DEUS Conforme Isaías 34.16, cremos que a Bíblia Sagrada é o livro do Senhor. Inspirada, Revelada e Iluminada pelo Espírito Santo, foi produzida por homens santos, II Tm. 3.15-17, II Pd. 1.20-21, Rm. 15.4.
a. É verbal: Provenientes de Deus: O Testemunho de Jesus: Mt 5.17-18; Jo 10.34-35; Mt 22.43-45. Os textos são inspirados: 2 Tm 3.16, Ex 24.4, Is 30.8, 2; Sm 23.2, Mt 4.4,7; Lc 24.27,44; I Co 2.13; Ap 22.19. A Bíblia diz que suas palavras vieram da parte de Deus.
b. É plena: Todas suas partes são inspiradas. 2 Tm. 3.16; Rm. 15.4.
c. É autoritativa: Sua inspiração lhe concede autoridade. Jo. 10.35; Mt. 4,7,10-15, 22.29; Lc. 16.17. Sua autoridade é divina.
d. É inerrante: Não contém erros. Hb. 6.18; Jo. 17.17.
2. A Criação e a Triunidade Divina Cremos que a criação de todas as coisas inclusive do homem como ser humano, foi obra das mãos de Deus, Gn 1.1, 26, revelado, nessa ação, pela Divindade Jo. 1.3; Hb 1.2; Jó 33.4; Sl 104.30. Cremos na Triunidade Divina: Pai, Filho e Espírito Santo. O Deus único, revelado nas três pessoas da Santíssima Trintade, Jo 1.18; 15.26; Mt 28.19; 2 Co. 13.13.
3. Criação, Queda e Restauração do Homem O homem saiu perfeito das mãos de Deus, mas, pelo livre arbítrio, pecou pela transgressão da ordem divina, no Éden, Gn 1.26-27; 2.16-17; 3.1-6, 17-19. Ali mesmo, Deus deu ao homem a promessa da redenção, Gn 3:15. Essa Promessa divina cumpriu-se em Jesus, o Redentor prometido e enviado ao mundo, para remissão do pecador, Lc 19.10; At 5.30-31.
4. Jesus: "Mediador e Salvador" Cremos que Jesus, o Filho de Deus, foi enviado ao mundo para cumprir a divina promessa da redenção. Morrendo na cruz pelos nossos pecados, como Cordeiro de Deus, Jo 1.29, tornou-se nosso único Mediador e salvador, Jo 14.6; 1Tm 2.5; Lc 2.11; Jo 4.44.
5. Arrependimento e Conversão São os dois passos decisivos para o Pecador que aceita Jesus como Salvador e Senhor de sua vida.
Em virtude de a pregação de Jesus ser um chamado ao arrependimento, Mc 1.15, Pedro no Pentecostes, começou o seu diálogo com a multidão falando da necessidade desse arrependimento, At 2.38, cujo resultado é a conversão que é fruto do Espírito Santo, capaz de levar o arrependido a mudar a direção de sua vida, do caminho da morte para o caminho da vida eterna, At 3.19; 26.18-20; 1Ts 1.9.
6. O Batismo do Arrependimento Cremos que o batismo é a porta de entrada à comunhão da igreja. Deve ser realizado na forma de imersão, para cumprir o seu simbolismo, Mt 3.6, 16; Rm 6.3; Cl 2. 12, e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Mt 28:19.
7. Batismo no Espírito Santo Cremos no batismo no Espírito Santo, como promessa anunciada, Is 44.3; JI 2.28-30, como promessa confirmada, Mt 3.11; Lc 24.49; At 1.5, como promessa cumprida, At 2.1, 33. Essa bênção divina não se limitou ao Cenáculo, mas acompanhou a Igreja de Deus e chegou até nós, At 2.39, 10.44-46, 19. 1-6. Cremos, também, que as línguas estranhas são o sinal do batismo no Espírito Santo, como referidas nos testos acima, 1Co 14.2.
8. Dons Espirituais Cremos nos dons espirituais como dádiva divina á igreja de Deus. Cremos que eles operam para aquilo que for útil quando o Espírito Santo quer, I Co 12.7, 11. Conforme a relação de 1 Coríntios 12. 8-10, são 9 os dons espirituais: 1) Palavra da sabedoria, 2) Palavra do Conhecimento, 3) A Fé, 4) Dons de Curar, 5) Milagres, 6)Profecia, 7 ) Discernimento de Espíritos, 8) Variedades de Línguas e 9)Interpretação de Línguas. Esses dons são, portanto, obra exclusiva do Espírito Santo, 1 Co 12.11, e se manifestam para a edificação da igreja, 1ICo14.12.
9. Ordenanças Instituídas por Cristo Cremos nas ordenanças como cerimônias religioas-espirituais, dados por Cristo à sua igreja. São elas: O Batismo por imersão, Mt 3.1, 6; Jo 3.23, e a ceia do Senhor, Lc 22:19-20; 1Co 11.23-25; 10.16. Deve fazer parte da cerimônia da ceia, o Lava-Pés, como instituído por Jesus, Jo 13:4-17.
10. Reverência ás Coisas Santas A reverência é uma atitude de profundo respeito do ser humano às coisas santas. O crente deve reverenciar: a Deus, Ec 5.1; 1Tm 3.15. Tudo deve ser feito em respeito à palavra de Deus, Lv 27. 28-32.
11. A Sã Doutrina Denomina-se sã doutrina o conjunto de doutrinas bíblicas. Há muitos ensinos religiosos que configuram heresias e doutrinas estranhas; por isso, a sã doutrina deve ser a prova da verdade. Com base nisso, o próprio Jesus citou doutrinas de homens, Mc 7.7, e o autor da carta aos hebreus lembra que há doutrinas estranhas, Hb 13.9. Nesse sentido a sã doutrina existe para colocar a verdade eterna na sua real posição, Tt 1.9; 1 Tm 1.10.
12. Santificação no Porte e na Conduta Cristã Cremos que o crente em Jesus torna-se "nova criatura”. A partir daí, sua maneira de viver, referente ao porte cristão e à conduta do caráter, deve refletir Cristo na vida da pessoa. As formas velhas do procedimento mundano não se coadunam mais com a mente renovada pelo santo evangelho. Em todas as circunstâncias da vida, o crente deve ser luz para não produzir escândalos, Fp 2.15; 1Co 10.321; 1Pe 3.2-4.
13. Abstinência e Temperança Cremos na lei que regula o direito aos alimentos permitidos e declarados limpos, especialmente no que se refere às carnes, conforme o capitulo 11 de Levíticos. As referências às coisas imundas passam por toda a Bíblia, para orientar os fiéis na obediência à palavra soberana de Deus. Jó 14.4; Is 65.4; 66.17; 2 Co 6.17 e Ap 18.2.
14. A Oração e sua Eficácia Cremos que a oração é o meio de o crente falar com Deus. É na oração que ele agradece, louva e suplica ao senhor, que lhe responde, o que é maravilhoso e benéfico ao crente que ora com fé naquele que tudo pode, Sl 69.13; Is 59.7; 1Rs 18.36-38. Embora a oração possa acontecer em várias circunstâncias e em momentos diferentes, Is 38. 2-5; Jn 2. 1, adotamos, para os trabalhos regulares e oficiais, a oração de joelhos, como forma de adoração e reverência, e em conjunto, Fp 2.10; Rm 14.11; At 20.35-36; At 1.14; 12.5.
15. Cura Divina Cremos que Jesus pode curar as enfermidades, pois é promessa de sua palavra, Mc 16.18; At 4.30; Tg 5.16. A cura divina pode ser alcançada pela imposição das mãos, Mc 16.18, pela oração confiante, Tg 5.16, e pela unção com óleo, Tg 5.14, ministrada pelo pastor ou pelo presbítero. Há casos em que se manifesta os dons de curar 1Co 12:9.
16. Os Dez Mandamentos Cremos que a lei moral, contida nos dez mandamentos, deve ser observada pelo crente em Cristo Jesus, Ec 12.13; Rm 2.13. Cremos que a Lei é eterna e não findou na cruz do Calvário, Mt 5.17; Sl 7-8. Ao contrário do que muitos ensinam, a morte de Jesus na cruz não anula a obediência aos seus ensinamentos. Dessa forma, a guarda aos dez mandamentos é a prova de que amamos a Deus, Jo 14.21; 15.10; 1Jo 2.4; 3.24.
17. Sábado, dia de Repouso Cremos que o sábado é o dia de repouso cristão, que foi abençoado e santificado por Deus, na criação, Gn 2.2. Na entrega da lei, no monte Sinai, o sétimo dia, denominado sábado, aparece como o dia abençoado e separado para o repouso do povo de Deus, Ex 20:8-11. A semana permanece, portanto, como formada na criação, composta por sete dias; logo, o sétimo continua sendo o dia de repouso. Em toda a Bíblia, não há nenhuma menção de mudança do dia de sábado para outro qualquer. Jesus confirmou a bênção da criação, dizendo: O Sábado foi feito por causa do homem, Mc 2.27, o que equivale a dizer: enquanto o homem existir sobre a face da terra , o sábado lhe será o dia de repouso.
18. Distinção das leis Moral e Cerimonial Cremos que há distinção entre a lei moral e a lei cerimonial. A lei moral é composta por dez mandamentos, Dt 4.13, e foi escrita pelo próprio Deus, em duas tábuas de pedra, Ex 31.18. É chamada de lei perfeita, Sl 19.7, lei da liberdade, Tg 2.12, lei de Deus, Rm 7:22 e 25, a verdade, Sl 119.142; não é sombra, porque é chamada lâmpada e luz, Pv 6:23; foi guardada dentro da arca, que por sua vez, estava no lugar santíssimo do Tabernáculo, Ex 25.10-22; Lv 16.2. A lei cerimonial contem todas as instruções referentes ao trabalho do santuário, e, por ordem de Deus, foi escrita por Moisés em um livro, Dt 31.24, guardada fora da arca, ao seu lado, 25-26.Todos os regulamentos religiosos e festivos de Israel estavam nessa lei, que, por isso, é chamada lei de ordenanças, Ef 2.15; Cl 2.14-16. Era considerada sombra das coisas futuras, Cl 2.17; Hb 10.1; portanto, não se confunde com a lei moral. As duas aparecem nitidamente separadas, em I Co 7.19.
19. Manutenção da Obra: "Dízimos e Ofertas" Cremos que o dízimo é uma determinação legal a todos filhos de Deus. Foi instituído para a manutenção do ministério eclesiástico, Num 18.21, como ordena a Bíblia: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, Ml 3.10. O dízimo representa a décima parte dos proventos da pessoa. Dessa forma, o crente que é fiel entrega o dízimo em obediência à Palavra e numa forma de louvor e agradecimento a Deus. Já as ofertas são voluntárias, uma vez que o crente contribui segundo suas condições e o seu coração, 2 Co 9:7.
20. Submissão às Autoridades e Liberdade de Consciência A Bíblia determina que haja submissão, por parte dos crentes, às autoridades seculares, Rm 13. 1-7, e às autoridades religiosas, Hb 13.7 e 17. A liberdade de consciência é um direito garantido a todo cidadão, pela Constituição Nacional. Isso garante ao Crente exercer a sua fé, sem constrangimentos ou censuras. A consciência cristã deve ser, também, praticada e respeitada, Dn 3.12-18; At 21.37-40; 22.25-29.
21. O Casamento, o Lar e a Família Cremos que o casamento entre um homem e uma mulher é a base e a segurança da família, pois um lar não é feito de pedras frias da casa (o edifício), mas , essencialmente, de amor, compreensão, respeito, comunhão e submissão, o que só se pode conseguir numa família legitimamente constituída sob as bases legais e sobre a benção do Deus eterno. Por isso Paulo aconselha que todo casamento seja realizado no Senhor, isto é, conforme a vontade de Deus, 1 Co 7.39.
22. O Ministério Eclesiástico Cremos que o ministério eclesiástico começou em Cristo, na escolha dos doze discípulos e, depois, dos setenta, Mt 10.1-6; Lc 10. 1-2. A escolha e a ordenação passou pelo ministério apostólico, seguindo, através da historia da igreja, até nossos dias, At 13.1-3; 1Tm 4.14; Tt 1.5.Cremos que há na Bíblia, dois graus de consagração: diaconato e presbítero, At 6.1-6; 1Tm 3.1,2 e 8-11; 1 Pd 5.1). Os títulos-pastor, missionário, evangelista e obreiro - dizem respeito à função e não ao oficio.
23. Imortalidade condicional Cremos que o homem é mortal por natureza. Na morte, ele permanece em estado de inconsciência, Ec 9.5, 10; IS 38.18-19; Sl 146.3 e 4, e só voltará à vida pela ressurreição, Jo 5.28-29; 1Co 15.51-54; 1Ts 4.15-16, quando, então, os justos herdarão a recompensa e receberão a coroa da vida, Lc 14:14; 2 Tm 4.6-8. Só quem possui a imortalidade inerente é Deus, 1Tm 1.17; 6.15-16.
24. O Axioma da ressurreição Cremos que Jesus morreu em uma quarta-feira e ressuscitou três dias e três noites depois, período que terminou no sábado, ao pôr-do-sol, exatamente 72 horas depois que fora deposto na sepultura, Mt 12.40; 28.1-6. Esse assunto é bastante extenso; por isso damos aqui apenas o resumo do que ele encerra.
25. A Segunda Vinda de Cristo Cremos no advento de Cristo; por isso, somos adventistas. Jesus cumpriu seu ministério terreno, Jo 17.4, morreu e ressuscitou, subindo ao céu, de onde viera, At 2.23-24; Mc 16.9 At 1.9. Voltará, em sua segunda vinda, para buscar os redimidos, salvos por ele, Jo 14.3; Fp 3.20; Hb 9.28, e essa vinda será visível e pessoal, At 1.10-11.
26. A Ressurreição dos Mortos Cremos na ressurreição dos mortos, como declara Paulo, em Atos 24.14: “Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos”. A ressurreição dos justos dar-se-á por ocasião da volta de Jesus, Lc 14.14; a dos ímpios, após o milênio, Ap 20.5. A morte, para o justo, é chamada de sono, pois ele acordará ao som da última trombeta, 1ITs 4.14-16.
27. O Milênio Cremos que haverá um período de mil anos, chamado milênio, que acontecerá exatamente entre as duas ressurreições: começará com a ressurreição dos justos e terminará com a dos injustos, Ap 20.4-6. Durante esse período, a terra estará vazia e assolada, como o abismo, Jr 4.23-26; Ap 20.1-3. Os justos salvos estarão nos céus, Jo 14.1-3; Fp 3.20, ali realizarão o juízo dos ímpios e dos anjos maus, Sl 149.7-9; 1Co 6.2-3; Ap 20.4. Findo o Milênio, os ímpios ressuscitarão, Ap 20.7, e logo, empreenderão, sob o comando se satanás, a última batalha deles contra o povo de Deus; mas serão destruídos pelo fogo eterno e se tornarão cinza sobre a terra, Ml 4.3; Ap 20.9-10. Jerusalém, a cidade eterna, será colocada na terra renovada, para todo o sempre, Ap 21.1-7.
28. O Juízo Final Cremos que todo ser humano passará pelo juízo divino, Sl 9.8; Ec 12.14, que será feito com base na santa e imutável lei de Deus, Ec 12.13; Tg 2.8-12. e esse processo determinará qual seja a recompensa de cada um, Rm 2.5-8; 2 Co 5.10.
29. A Extinção do Mal Cremos que o mal entrou no mundo através da transgressão de nossos pais, Gn 3.17-18, e que o pecado e a morte passaram para toda a humanidade, Rm 5.12. Com a Volta de Jesus, tudo se acabará neste mundo. Assim, a causa do mal será eliminada e os seus efeitos serão cessados, Ap 21.4; 20.1-15
30. A Nossa Terra: ‘‘Lar dos Remidos”Cremos que a nova terra será o lar eterno dos remidos do Senhor: promessa há, através da Bíblia, garantindo aos salvos esse lar de paz e vida eterna, Is 65.17-19; Is 35.1-10; 2 Pd 3.13; Ap 21.1; 22.1-5.


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Versículo do Dia

"Preparem os campos para a lavoura, 
semeiem a justiça e colham as bênçãos 
que o amor produzirá. 
Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim, 
o SENHOR, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação”.


Oséias 10:12

domingo, 28 de junho de 2009

sábado, 27 de junho de 2009

Mensagem da Semana



Julgamento

Havia numa aldeia um velho muito pobre, mas até reis o invejavam, pois ele tinha um lindo cavalo branco... 

Reis ofereciam quantias fabulosas pelo cavalo, mas o homem dizia: "Este cavalo não é um cavalo para mim, é uma pessoa. E como se pode vender uma pessoa, um amigo?"

O homem era muito pobre, mas jamais vendeu o cavalo.

Numa manhã, descobriu que o cavalo não estava na cocheira. A aldeia inteira se reuniu, e disse: "Seu velho estúpido! Sabíamos que um dia o cavalo seria roubado. Teria sido melhor vendê-lo. Que desgraça!"

O velho disse: "Não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está na cocheira. Este é o fato, o resto é julgamento. Se se trata de uma desgraça ou de uma benção, não sei, porque este é apenas um julgamento. Quem pode saber o que vai se seguir?"

As pessoas riram do velho. Elas sempre souberam que ele era um pouco louco.

Mas, quinze dias depois, de repente, numa noite, o cavalo voltou. Ele não havia sido roubado, ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso, ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.

Novamente, as pessoas se reuniram e disseram: "Velho, você estava certo. Não se trata de uma desgraça, na verdade provou ser uma benção."

O velho disse: "Vocês estão se adiantando mais uma vez. Apenas digam que o cavalo está de volta... quem sabe se é uma benção ou não? Este é apenas um fragmento. Você lê uma única palavra de uma sentença, como pode julgar todo o livro?"

Desta vez, as pessoas não podiam dizer muito, mas interiormente sabiam que ele estava errado. Doze lindos cavalos tinham vindo...

O velho tinha um único filho, que começou a treinar os cavalos selvagens.

Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um cavalo e fraturou as pernas. As pessoas se reuniram e, mais uma vez, julgaram. Elas disseram: "Você tinha razão novamente. Foi uma desgraça. Seu único filho perdeu o uso das pernas, e na sua velhice ele era seu único amparo. Agora você está mais pobre do que nunca."

O velho disse: "Vocês estão obcecados por julgamento. Não se adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe se isso é uma desgraça ou uma benção. A vida vem em fragmentos, mais que isso nunca é dado."

Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra, e todos os jovens da aldeia foram forçados a se alistar. Somente o filho do velho foi deixado para trás, pois recuperava-se das fraturas. A cidade inteira estava chorando, lamentando-se porque aquela era uma luta perdida sabiam que a maior parte dos jovens jamais voltaria.

Elas vieram até o velho e disseram: "Você tinha razão, velho, aquilo se revelou uma benção. Seu filho pode estar aleijado, mas ainda esta com você. Nossos filhos foram-se para sempre."

O velho disse: "Vocês continuam julgando. Ninguém sabe! Digam apenas que seus filhos foram forçados a entrar para o exército e que meu filho não foi. Mas somente Deus sabe se isso é uma benção ou uma desgraça. Não julgue, porque dessa maneira jamais se tornará uno com a totalidade. Você ficará obcecado com fragmentos, pulará para as conclusões a partir de coisas pequenas. Quando você julga você deixa de crescer. Julgamento significa um estado mental estagnado. E a mente deseja julgar, porque estar em um processo é sempre arriscado e desconfortável."

Na verdade, a jornada nunca chega ao fim. Um caminho termina e outro começa: uma portas e fecha, outra se abre. Você atinge um pico, sempre existirá um pico mais alto. Aqueles que não julgam estão satisfeitos simplesmente em viver o momento presente e nele crescer... somente eles são capazes de caminhar com Deus.

Pentecostalismo moderno

Se chama pentecostalismo histórico ou moderno o conjunto de igrejas cristãs que apartir do século 20 começaram enfatizar o sentir da presença do Espírito Santo e a praticar a glossolalia. Veja abaixo a sua descrição:

Pentecostalismo Clássico
O Pentecostalismo clássico é o que começou em 1901 entre cristãos que se reuníam na rua Azusa em Los Angeles, EUA e simultaneamente em vários outros lugares na América do Norte. É a maior corrente pentecostal entre todas as demais, pois está conformada por organizações religiosas que se formaram naqueles anos e mantém manifestações espirituais e doutrinas similares.
Dentro do pentecostalismo clássico norte-americano existem três orientações principais: Santidade-Wesleyana, Vida Superior e Unitários.
Exemplos de denominações wesleyanas de santidade inclui a Igreja de Deus em Cristo (IDC) e a Igreja Pentecostal Internacional de Santidade (IPIS). A Igreja do Evangelho Quadrangular é um exemplo do ramo Vida Superior, enquanto as Assembléias de Deus (AD) foi influenciada pelos dois grupos.
Algumas igrejas unitárias inclui a Igreja Internacional Pentecostal Unida (IPU), Assembleia Pentecostal do Mundo(APM), e Assembléias do Senhor Jesus Cristo (ASJC). Muitas igrejas pentecostais são afiliadas com a Conferência Mundial Pentecostal. O pentecostalismo reivindica mais de 250 milhões de adeptos no mundo inteiro.

História de 1900
O movimento pentecostal de hoje traça seus vestígios da sua comunidade a uma reunião de oração no Colégio Bíblico Betel em Topeka, Kansas em 1° de janeiro de 1901.
Ali, muitos chegaram à conclusão de que falar em línguas era o sinal bíblico do Batismo no Espírito Santo. Charles Parham, o fundador desta escola, que mais tarde passaria a Houston, Texas. Apesar da segregação racial em Houston,William J. Seymour, um pregador negro, foi autorizado a assistir a aulas bíblicas de Parham. Seymour viajou para Los Angeles, onde sua pregação provocou o Avivamento da Rua Azusa em 1906. Apesar do trabalho de vários grupos wesleyanos avivalistas, como Parham e D. L. Moody, o início do movimento pentecostal difundido nos Estados Unidos, é geralmente considerado como tendo começado com Seymour no avivamento da rua Azusa.
O avivamento na rua Azuza foi o primeiro avivamento pentecostal a receber atenção significativa, e muitas pessoas de todo o mundo tornou-se atraída pora ele. A imprensa de Los Angeles deu muita atenção ao aviamento de Seymour, o que ajudou a alimentar o seu crescimento.
Um número de novos grupos menores iniciou-se, inspirado nos acontecimentos deste avivamento. Os visitantes internacionais e missionários pentecostais acabariam por trazer estes ensinamentos para outras nações, de modo que praticamente todas as denominações pentecostais clássicas hoje traçam suas raízes históricas no avivamento da rua Azusa.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pequenos Grupos



Quando analisamos os escritos inspirados e a história da Igreja Cristã, descobrimos que os Pequenos Grupos fazem parte da visão de Deus para o seu povo. Sobretudo nestes momentos que antecedem a volta de Cristo.
Certos de que a visão é uma paixão que nos transforma e que nenhuma pessoa permanece sendo a mesma quando está cativada por uma visão, faz-se necessário conhecer a visão divina para seu povo na perspectiva dos pequenos grupos. Que a visão Divina se torne a nossa visão...

I – NO ANTIGO TESTAMENTO
(1) A Trindade
Os princípios do ministério dos Pequenos Grupos podem ser encontrados já no 1º verso da Bíblia. a)Gên. 1:1: “ No princípio criou Deus os céus e a Terra”

a)Gên. 1:26: “Façamos o homem à nossa imagem. Este texto confirma a divindade envolvida no processo criativo do homem.

b) O único momento em toda a Eternidade quando a Divindade se separou, foi quando o nosso pecado trouxe Jesus à este mundo para nos resgatar.

(2) Adão/o Homem Em Gên. 2:18,
Deus diz que não era bom que o homem estivesse só.
“Assim como um bebê recém-nascido necessita o amor e a tenção de uma família para um desenvolvimento saudável, assim também um filho de Deus recém-nascido necessita o alimento que só um Pequeno Grupo atento, da família de uma igreja maior, pode dar” Kurt Johson

(3) Moisés Êx. 18:21-23, 26
O pastor Moisés tinha mais de 02 milhões de membros. Eram 603.550 homens, fora as mulheres e filhos. - Através de Jetro, Deus o orientou a formar grupos de mil, cem, cinqüenta e dez, para facilitar a liderança.
- Significa que Moisés precisou de aproximadamente: 60.000 líderes de 10 12.000 líderes de 50 6.000 líderes de 100 600 líderes de 1.000 Total de 78.600 líderes

Nós podemos traçar um paralelo com a igreja adventista hoje para averiguar a importância dos Pequenos Grupos:
- Moisés (Líder de milhões) Organizações superiores da IASD
- Grupos de 1.000 Distritos Pastorais
- Grupos de 100 Igrejas
- Grupos de 50 Congregações, (Grupos)
- Grupos de 10 Pequenos Grupos

II – NO NOVO TESTAMENTO
(1) Jesus Cristo: Mat. 4:18-22
Jesus veio conquistar o mundo inteiro para Deus. Além disto, tinha facilidade para pregar ás multidões, mas Ele escolheu dedicar a maior parte de seu tempo ao pequeno grupo de 12 discípulos.
LIÇÕES:
(1) O número 12 é interessante. Os sociólogos dizem que uma vez que o grupo se torna maior que 12 pessoas, muda a dinâmica e adquire tamanho médio.
(2) Jesus passou a maior parte de seu tempo em cenários de uma só pessoa e em grupos pequenos.
(3) Cristo não estava tão preocupado com as multidões, mas com os homens à quem as multidões seguiriam após sua partida. Por isso escolheu associar-se intimamente com os 12 discípulos.

(2) A Igreja Cristã Primitiva:
- Os cristãos primitivos chamavam a igreja de “os da família da fé” (Gál. 6:10), “a família de Deus” (Efés.2:19) e “casa espiritual” (I Ped. 2:5)
- Isto porque a igreja apostólica era a igreja dos lares:
- A igreja na casa de Maria, mãe de Marcos (Atos 12:12)
- A igreja na casa de Priscila e Áquila (Rom. 16:3-5 e I Cor. 16: 19)
- A igreja na casa de Filemon (Filemon 2)
- A igreja na casa de Ninfa (Col. 4:15, Atos 2:41-47)
- Os crentes se reuniam diariamente no templo e nas casas (Atos 5:42)
- As casas eram a espinha dorsal da estrutura da igreja.

a) Edito de 64 A.D..
- No ano 64 A.D., 33 anos depois da morte de Cristo, O imperador Nero declarou que “os cristãos e outras seitas específicas não podiam edificar igrejas ou outros lugares públicos de reunião.”
- Nos governos de Trajano e Domiciano, a perseguição à igreja e a proibição dos cultos públicos continuaram.
b) Edito de 313
- No século IV Constantino se converteu e declarou o cristianismo como a religião oficial do Império Romano. - Em 313 A.D., o imperador publicou um Edito ordenando a restauração imediata e total das propriedades confiscadas da igreja. - Construiu-se imediatamente igrejas magníficas em Jerusalém, Belém e Constantinopla.
Os cristãos passaram a se reunir nos edifícios das igrejas e em lugar da reunião semanal dirigida por membros leigos, agora os membros assistiam a um serviço dirigido por um sacerdote. O papel do clero (apóstolo/pastor) mudou de evangelista superintendente e fundador de igrejas para líderes de culto e pregadores. O papel dos leigos passou de testificadores para expectadores e ouvintes.
c) Como era a igreja do 1º Século, cheia do Espírito Santo?
1.Os crentes dedicavam-se ao ensino dos apóstolos (Estudo da Bíblia)
2.Havia comunhão entre os crentes (tinham amor, eram solícitos, se fortaleciam mutuamente)
3.Partiam o pão juntos (tomavam refeição em conjunto)
4.Oravam juntos
5.Faziam maravilhas e sinais (conversões, curas)
6.Todas as coisas em comum (hoje precisamos ajudar os que não tem trabalho, dinheiro e lar e criar programas de reabilitação para alcoólatras, drogados, fumantes, e lares desestruturados)
7.Mantinham reuniões pequenas nos lares e as grandes reuniões (templo e praças)

 OS PEQUENOS GRUPOS PARA O TEMPO DO FIM
(1) Estudos revelam alguns dados interessantes sobre a IASD nos Estados Unidos e refletem algo da nossa realidade no Brasil.
a) 80% dos membros são consumidores apenas, assistem à igreja e 20% somente estão envolvidos em um ministério.
b) Se uma igreja tem mais de 15 anos, pode se esperar 3 novos conversos por ano para cada 100 membros.
c) Se uma igreja tem menos de 03 anos, pode se esperar 10 conversos para cada 100 membros.
d) Igrejas adventistas novas crescem em média 10 vezes mais que as igrejas antigas.

(2).Outros estudos revelam que um membro que se batiza na igreja necessita desenvolver um mínimo de 7 amigos íntimos durante seu 1º ano, ou provavelmente apostatará.

(3) Crescimento da população:
a) A população mundial no tempo de Cristo era equivalente à dos EUA em 1.995
b) Na época de Lutero (séc. XVI), havia se duplicado (após 1500 anos)
c) Em 1.800 AD, 300 anos depois duplicou-se novamente.
d) Em 1.930, 130 anos mais tarde duplicou-se outra vez.
e) No ano 2000 duplicou-se outra vez - em 70 anos.
f) Prevê-se que em menos de 50 anos voltará a duplicar-se.
g) O desafio de alcançar todas as pessoas com o evangelho nos aponta à necessidade de métodos mais eficazes.

(4) Características das pessoas hoje:
Outra informação que os dados nos dão, é que as pessoas hoje se caracterizam por viver em seu próprio mundo: preferem estar em suas casas de preferência à ir à uma reunião pública. E por isso o melhor evangelismo é o relacional ou baseado em relacionamentos.

(5) Brad Smith diz que a tendência da igreja no século XXI, é voltar-se para Efésios 4, ou seja, equipar e treinar seus membros para que testifiquem e busquem as pessoas onde elas estão.

(6) Os Pequenos Grupos para o tempo do fim.
- Os Pequenos Grupos são o sonho de Deus para sua igreja no tempo do fim, para atender às necessidades da igreja e do mundo atual a fim de preparar os sinceros para encontrá-Lo.
- Além disto, como na igreja primitiva, com o derramamento do Espírito Santo na Chuva Serôdia
- Haverá tantas conversões que não conseguiremos construir igrejas suficientes para atender a todos, teremos que atender os membros nas reuniões de lares.
- Virá perseguição e as reuniões públicas serão impedidas.
- Na vida de oração, testemunho, estudo da Bíblia e relacionamento mútuo de um Pequeno Grupo está o Sonho de Deus para os desafios finais da história de Seu povo.

Estudo da IASD

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Crenças da Igreja Adventista do Sétimo Dia



As 28 doutrinas da igreja adventista hoje,que podem ser resumidas da seguinte forma: crença na Bíblia; na Trindade; pecado; conflito entreCristo e Satanás; vida humana, morte e ressurreição de Cristo; justificação pela fé; a Igreja é a comunidade una e visível dos crentes; Deus escolheu um povo remanescente para testificar o Evangelho; reforma de saúde; práticas do batismo por imersão e da Santa Ceia; continuidade dos dons espirituais, sobretudo o da profecia; validade da Lei de Deus (Dez Mandamentos, que inclui a guarda do Sábado); vinda iminente de Cristo; a ressurreição dos mortos no Juízo Final e uma nova Terra.
Um grupo de várias denominações no início do século XIX acreditava que Jesus Cristo retornaria à Terra no dia 22 de outubro de 1844 (que posteriormente ficou conhecido como o O Dia do Grande Desapontamento), e que após aquela data a porta da salvação estaria fechada. Mas após revisarem os livros proféticos (especialmente Daniel e Apocalipse), alguns dos que posteriormente formariam a Igreja Adventista do Sétimo Dia constataram que Jesus estaria desde aquela data purificando o Santuário Celestial, e que aqueles que aceitarem a mensagem da salvação, não sofrerão a segunda morte (a morte eterna do ser humano, um completo estado de inexistência), e que Jesus vai voltar novamente à Terra em breve de forma visível e gloriosa, aniquilando os ímpios e resgatando os justos.

Relação Igreja versus Estado
Os adventistas do sétimo dia apóiam enfaticamente a separação entre a igreja e o Estado. Promovem em todo o mundo simpósios neste assunto. Nos Estados Unidos publicam uma revista especializada em liberdade religiosa, chamada Liberty.

Situação de não-combatentes
Por definição, os adventistas rejeitam o porte de armas e atividades onde tenham que portar armas. No entanto, aceitam e se voluntariam para atividades assistenciais em caso de guerra e de saúde (enfermagem, motoristas de ambulância, etc). Durante a segunda guerra mundial, vários adventistas alemães foram executados em campos de concentração ou mandados para manicômios por se recusarem a portar armas.

Papel da mulher na organização eclesiástica
Em comum com várias igrejas cristãs conservadoras, a questão da ordenação de mulheres é ativamente debatida dentro da IASD. O papel especial de Ellen G. White dentro da denominação é prova da importância e contribuição das mesmas para o desenvolvimento da igreja, segundo visão geral. No entanto, embora elas tenham sido aprovadas para serem ordenadas ao ancionato (ver acima) por muitos anos, nenhuma é oficialmente elegível com pastora. Esta decisão é grandemente baseada no texto de 1 Coríntios 14:34-37 quando Paulo teria apresentado como ordenança de Deus que as mulheres deveriam permanecer quietas na igreja, e serem submissas, bem como o texto de 1 Timóteo 2:12 no qual é dito que nenhuma mulher deveria ensinar ou ter autoridade sobre homem, devendo permanecer calada. Como em outras denominações, o debate se concentra nas seguintes questões:
Se estas instruções se referiam à igreja do I século ou a todas as eras;
Se eram instruções para a região Mediterrânea, ou todas as culturas.
Se estas passagens bíblicas teriam sido realmente escritas por Paulo ou outros, e atribuídas a Paulo.
A Divisão Norte-Americana da IASD propôs na Assembléia da Conferência Geral de 1995 em Utrecht, Holanda, que cada divisão deveria decidir independentemente se as mulheres poderiam ou não serem ordenadas ao pastorado. A proposta foi rejeitada por um placar de 1481 a 673. Apesar disso, algumas congregações e mesmo Associações ordenam pastoras em seus quadros.
Localmente a participação da mulher na IASD é intensa em vários segmentos e aprovada pela Associação Geral. Um dos vice-presidentes escolhidos na última Conferência Geral (2005) é uma mulher. No entanto, o cargo de presidente da Associação Geral é exclusivo a um pastor ordenado, o que, no momento exclui as mulheres adventistas da possibilidade deste cargo.

Estilo de vida adventista
Assim como a musicoterapia define terapias através da música, entende-se que há música para cada situação. Na adoração, no templo, a música deve ser solene e inspiradora, elevando nossos sentidos à presença sublime do Criador.
Um dos pontos expressivos dos Adventistas é o trabalho desenvolvido com a música sacra, reconhecidos pelas várias denominações cristãs. Em seus colégios internos são desenvolvidos vários projetos musicais.
Existem vários coros, conjuntos e cantores compostos por membros os quais realizam trabalhos não só evangelísticos, fortemente divulgada pela Rede de Rádios FM e AM Novo Tempo.

Crises, divergências e outras controvérsias doutrinárias
Existem em geral várias declarações isoladas de membros ou periódicos que são tomadas para provar o ponto de vista que os Adventistas do Sétimo Dia seriam uma seita ou culto. Houve uma evolução da IASD de culto para igreja cristã protestante. Alguns dos críticos incluem declarações divergentes alegando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia, embora afirme crer apenas na Bíblia como fonte autorizada em questões de fé, impõe escritos de Ellen G. White, embora defendam que todos seus livros e escritos estarem em conformidade com a Bíblia Cristã Protestante.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Versículo do Dia

“Aos que têm riquezas neste mundo 
ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham 
a sua esperança nessas riquezas, 
pois elas não dão segurança nenhuma. 
Que eles ponham a sua esperança em Deus, 
que nos dá todas as coisas em grande quantidade, 
para o nosso prazer! Mande que façam o bem,
que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos 
e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. 
Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro 
que será uma base firme para o futuro. 
E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida”.


(1.ª Timóteo 6:17-19)

domingo, 21 de junho de 2009

Imagens Biblicas

Neemias ( Neemias 1 - 9 )

sábado, 20 de junho de 2009

Mensagem da Semana


Não é Engraçado?

Não é engraçado como R$ 10,00 parece tanto quando o levamos a Igreja e tão pouco quando vamos ao shopping?

Não é engraçado como uma hora e tão longa quando servimos a Deus, mas tão curta quando assistimos um jogo de futebol?

Não é engraçado como duas horas na Igreja parecem mais longas do que quando assistimos um filme?

Não é engraçado como não achamos as palavras quando oramos, mas elas estão sempre na ponta da língua para conversarmos com um amigo?

Não é engraçado como ficamos animados quando um jogo vai para a prorrogação, mas reclamamos quando o sermão dura mais que o normal?

Não é engraçado acharmos cansativo ler um capitulo da Bíblia, mas e fácil ler 100 páginas do ultimo romance de sucesso?

Não é engraçado como queremos sempre as cadeiras da frente no teatro ou num show, mas sempre sentamos no fundo da Igreja?

Não é engraçado como precisamos de 2 ou 3 semanas de antecedência para agendar um compromisso na Igreja, mas para outros programas estamos sempre disponíveis?

Não é engraçado como temos dificuldade de aprender a evangelizar, e como e fácil aprender e contar a última fofoca?

Não é engraçado como acreditamos nos jornais, mas questionamos a Bíblia?

Não é engraçado como todo mundo quer ir para o céu desde que não tenha que acreditar, dizer ou fazer nada?

Não é engraçado como mandamos milhares de piadas pelo e-mail que se espalham como um incêndio, mas quando mandamos mensagens sobre o Senhor não reenviamos para ninguém?

Não é engraçado? Você está rindo? Você está pensando?
Não é engraçado que quando você for dar enviar esta mensagem para alguém, você vai excluir um monte de gente que você acha que não acredita em nada?
Não é engraçado?
Não ... É muito triste!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Igreja do Novo Testamento cristão

O Novo Testamento relata que a igreja primitiva acreditava no batismo no Espírito Santo (Atos 11:15-16,). Os escritores cristãos do segundo século usaram a palavra grega carisma, o que significa "presente" ou "dom divino" para se referir a estes dons, isto é, a mesma palavra que ele usou o apóstolo Paulo em sua lista de dons do Espírito, que incluía o falar em línguas (1 Coríntios 12). Assim como os cristãos do primeiro século praticavam a imposição das mãos para a ocorrência dessa experiência nos crentes (Atos 8:14-17). A seguir estão vários eventos realizados em igrejas cristãs do Novo Testamento:
A casa de Cornélio
De acordo com Atos 10:46 em uma visão que teve o apóstolo Pedro no telhado de uma casa em Jope, Deus revelou que devia amar seus companheiros, apesar de não-judeus, porque diante de Deus não há acepção de pessoas. O centurião Cornélio da coorte italiana, enviados por ele para chegar a Cesaréia. Pedro concordou em ir à Cesaréia por ordem de Deus, e chegou à casa de Cornélio. Quando Pedro começou seu discurso, o Espírito Santo desceu sobre os presentes e começaram a falar em línguas, glorificando a Deus.

A Igreja em Éfeso
Quando o apóstolo Paulo chegou a Éfeso, ele encontrou uma situação muito comprometedora. Os cristãos da igreja que tinham sido batizados pelo batismo de João e nem sequer sabiam que existia o Espírito Santo, depois de Paulo batizou-os na oredenança de Jesus e colocando as mãos sobre eles veio o Espírito Santo e falaram em línguas e profetizaram. (Atos 19:5 KJV).

A Igreja na Samaria
Pedro e João tinham chegado a Samaria, onde havia um grupo de cristãos batizados em água, mas não tinham sido batizados com o Espírito Santo. É por isso que Pedro e João impuseram suas mãos sobre eles (Atos 8:17). Esta é a única passagem em Atos que não menciona que os crentes têm falado em novas línguas e é muito discutido. No entanto, muitos grupos pentecostais modernos, acreditam que se o fizessem, porque Simão o Mago, que quis comprar o dom do Espírito Santo tinha visto um grande milagre.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Clube de Desbravadores


Organização Não-Governamental, ligada diretamente à Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) que visa preparar juvenis e jovens para a vida adulta, com melhor desempenho físico, mental e intelectual, formando assim, um melhor cidadão e patriota.
Consiste em uma atividade semelhante ao "escotismo", onde reúne-se juvenis de 10 a 15 anos de idade, sendo meninos e meninas, sob a liderança de um ou mais adultos, afim de desenvolver atividades tanto intelectuais, como campeiras.
Dentre as atividades estão: visita a asilos e orfanatos, acampamentos, esportes radicais ou não, passeatas com sentido social, desfiles cívicos e outros.

Instituições de saúde
Existe uma ênfase da IASD na reforma de saúde, abstinência do álcool e fumo. A igreja organiza periodicamente cursos "Como Deixar de Fumar em 5 dias", de abordagem comportamental ao vício tabágico através de palestras por profissionais de saúde, sem caráter proselitista. Sobre este aspecto, a forte ênfase sobre saúde e hábitos alimentares foi objeto de estudo pelo Governo dos Estados Unidos, através do NIH, que constatou entre adventistas do estado da Califórnia uma sobrevida maior em 7 anos em relação a população em geral.
Atualmente existem no mundo 532 instituições de saúde adventistas. Um dos hospitais brasileiros, o Hospital Adventista Silvestre é referido ser o primeiro hospital a ter realizado transplante de pâncreas no mundo.

Educação adventista
A IASD mantém um sistema unificado de educação protestante no mundo. Operam 5700 unidades de educação básica, ensino médio e universitário, incluindo faculdades, seminários e escolas médicas em cerca de 145 países. Este sistema envolve 74.631 professores e 1.479.136 estudantes.[6] O sistema tem clara definição por ensino religioso agregado, defesa do criacionismo, porém aceita estudantes de todas as religiões.

Versículo do Dia

“Jesus disse: - Eu sou a videira verdadeira, 
e o meu Pai é o lavrador. 
Todos os ramos que não dão uvas ele corta, 
embora eles estejam em mim. 
Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim 
de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. 
Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos 
que eu lhes tenho dado”. 


(João 15:1-3)

sábado, 13 de junho de 2009

Mensagem da Semana


Deus Está Falando com Você

Um homem sussurrou: "Deus fale comigo." 

E um rouxinol começou a cantar, mas o homem não ouviu, então o homem repetiu: "Deus fale comigo!" 

E um trovão ecoou nos céus, mas o homem foi incapaz de ouvir. 

O Homem olhou em volta e disse: "Deus deixe-me vê-lo!", e uma estrela brilhou no céu, mas homem não a notou. 

O homem começou a gritar: "Deus mostre-me um milagre!", e uma criança nasceu mas o homem não sentiu o pulsar da vida.

Então o homem começou a chorar e a se desesperar: "Deus toque-me e deixe-me sentir que você está aqui!", e uma borboleta pousou suavemente em seu ombro. O homem espantou a borboleta com a mão e desiludido continuou o seu caminho.

Nem sempre o caminho que esperamos encontrar é o que buscamos. Será que não conseguimos vislumbrar outros caminhos que se nos apresentam no nosso caminhar pela vida, endurecidos na desilusão de nossas expectativas? Será que não conseguimos perceber que a felicidade está presente em caminhos diversos , e quanto a vida é rica de oportunidades e que Deus está presente em cada partícula do universo?

Mesmo assim ficamos cegos à sua presença porque Sua manifestação não é como a esperávamos!

Vamos em busca da felicidade, que se encontra, onde menos a esperamos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Adventismo



No Brasil são 1.600.000 membros da IASD em 2008 sob a coordenação de sete Uniões que administram as Associações e Missões. As instituições da IASD do Brasil e de sete países latino-americanos formam a Divisão Sul Americana, com sede em Brasília, DF.
Pioneiros Adventistas no Brasil John Lipke (1875-1943)

Adventismo em Portugal
Hoje existem cerca de 9 mil membros baptizados. Porém, adicionando os jovens e crianças (a Igreja Adventista do Sétimo Dia defende o baptismo somente após tomada de consciência e de maturidade sobre a decisão que é individual), todos envolvidos no ministério jovem que é dividido em clubes: 6 a 9 anos denominados Tições, de 10 a 15 Desbravadores, de 16 a 30 de Companheiros e Séniores. Os crentes inscrito na Escola Sabatina, chegaram aos 15 mil crentes.

Estrutura e forma de administração
A IASD é administrada por uma forma de administração democrática que mistura elementos hierárquicos (ou episcopais) e presbiterianos. Todos os oficiais da igreja são eleitos a partir dos níveis mais básicos da igreja em nível sucessivo e nenhum cargo é permanente, embora possa haver reeleição.

Parâmetros e manuais administrativos
Na Conferência Geral também é votado e atualizado o Manual da Igreja, que contém diretrizes para cada nível de administração da igreja, bem como procedimentos específicos para lidar com situações desde a admissão do novo membro, batismo, ritos e casos onde há o desligamento de membros da igreja. Também estabelece parâmetros de funcionamento das organizações da igreja dentro do contexto da pregação do evangelho. As relações entre os funcionários da igreja (chamados de obreiros) são contempladas pelas praxes administrativas da organização, em nível geral, porém com adaptações por cada Divisão.
A respeito da ordenação de oficiais da IASD, somente os pastores, anciãos e diáconos recebem a imposição de mãos. O(a) secretário(a) e o(a) tesoureiro(a)não o recebem.

Publicações
A publicação e distribuição de literatura foram os fatores mais importantes no crescimento do Movimento Adventista. O Adventist Review and Sabbath Herald (atual Adventist Review), o principal periódico da igreja, foi fundado em Paris, Maine, em 1850; a Youth Instructor em Rochester, Nova York, em 1852; e a Signs of the Times em Oakland, Califórnia, em 1874. A primeira casa publicadora denominacional em Battle Creek, Michigan, começou a funcionar em 1855 e foi legalmente incorporada em 1861 com o nome de Associação de Publicações dos Adventistas do Sétimo Dia.
No Brasil, a Casa Publicadora Brasileira é a editora oficial da igreja adventista, enquanto que em Portugal é a Publiadora SerVir.
Atualmente o principal meio de divulgação das publicações adventistas é a colportagem.

Organismos sociais
O Instituto de Reforma de Saúde, mais tarde conhecido como Sanatório de Battle Creek, abriu suas portas em 1866, e a sociedade de trabalho missionário foi organizada a nível de estados em 1870. A primeira escola da rede mundial de ensino da Igreja foi estabelecida em 1872, e em 1877 deu-se início à associação de Escolas Sabatinas. Em 1903 o escritório central da denominação mudou-se de Battle Creek, Michigan, para Washington, DC, e em 1989 para Silver Spring, Maryland.
A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais(ADRA), é uma organização não governamental de âmbito mundial presente em mais de 120 países entre os quais o Brasil.
ADRA é uma agência internacional de desenvolvimento e ajuda humanitária. Ela focaliza primariamente a sustentação, com projetos de desenvolvimento a médio-prazo.



terça-feira, 9 de junho de 2009

Igreja Batista da Lagoinha

Em 20 de dezembro de 1957, na rua Formiga 322, bairro da Lagoinha, 30 irmãos provenientes de três Igrejas Batistas de Belo Horizonte (Floresta, Primeira Igreja Batista e Barro Preto) assinaram a ata de inauguração da Sexta Igreja Batista de Belo Horizonte, ou, como ficaria conhecida, a Igreja Batista da Lagoinha. Em 15 de maio de 1958, chegou o Pastor paraibano José Rego do Nascimento, que fora convidado para pastoreá-la. Ele vinha de um ritmo abençoado na Igreja Batista de Vitória da Conquista/BA, onde teve a experiência de ser batizado com o Espírito Santo, em seu escritório, em casa.

Ser “cheio do Espírito” era tudo o que ele desejava em seu ministério. Com tal unção, sua pregação era diferente das demais. Atraía as pessoas. O Pastor Rego tinha convites para falar em todo o Brasil. E, em uma série de palestras que deu no Seminário Batista do Sul/RJ, os jovens seminaristas pediram-lhe para falar sobre o tema: “Pentecostes se repete?” A unção do alto que veio era tão grande que os jovens oravam e choravam, ajoelhados ou prostrados, e todos ficaram cheios do Espírito Santo! Aquela reunião estava iniciando um novo tempo na Igreja Evangélica no Brasil...

Após o memorável acontecimento no Seminário, a notícia de que o Pastor Rego era pentecostal se espalhou, e houve uma reunião na igreja para resolver a questão. Foi proposta uma votação entre os membros da Lagoinha para decidir se o Pastor Rego era pentecostal-herético ou batista; se fosse “pentecostal”, ele não poderia mais ocupar o púlpito da Lagoinha. O resultado final foi: 29 votos para “batista” e 11 para “herético”.

Dois dias após essa decisão, quando o Pastor Rego e os irmãos foram para a sua costumeira reunião de oração, não conseguiram entrar no salão de cultos. A porta estava trancada com novos cadeados. Isto fora feito por dois irmãos que eram líderes da Lagoinha e fiadores responsáveis pelo imóvel do templo. Eles não aceitaram a decisão da maioria, e tentaram, em vão, manter o salão com uma “minoria fiel” aos princípios tradicionais, mas isso não prevaleceu. Os móveis da igreja, incluindo o piano, ficaram no Colégio Batista Mineiro, tendo sido doados para uma instituição no interior, onde aconteceu um incêndio e tudo se perdeu.

Lagoinha peregrinou por 40 dias num “deserto”, sem lugar fixo para os cultos. Os irmãos reuniram-se na Terceira Igreja Batista e na Floresta, até conseguirem sua sede provisória à rua Manoel Macedo, 163. Iniciaram a campanha para a compra do lote na mesma rua (nº 360). A igreja não parava de crescer... O Pastor Rego se doava incansavelmente ao rebanho, às vigílias, às pregações inflamadas do poder de Deus.  

Em 8 de abril de 1962, chega Airton dos Santos Sales, seu amigo e discípulo, vindo do Rio de Janeiro para ser co-pastor, junto ao rebanho da Lagoinha. Foi uma parceria perfeita e completa. Até o ano de 1965 ambos caminharam na graça e na unção do Espírito de Deus, alimentando o rebanho fértil, que crescia e já dera início a uma nova denominação: “Batista Nacional”. Eram também chamados de “renovados”, por causa do programa radiofônico dirigido pelo Pastor Rego, intitulado “Renovação Espiritual”, com repercussão nacional. Lagoinha abriu uma nova geração na história do protestantismo brasileiro: no meio dos evangélicos históricos (os tradicionais) havia agora os “renovados” (batizados com o Espírito Santo). Nesse ano, 1965, o Pastor Rego adoeceu...

O Pastor Airton assumiu o pastorado efetivo da igreja até março de 1968, data em que o Pastor José Rego retornou. Desde que o Pastor Airton deixara Lagoinha, as sessões não foram presididas pelo Pastor Rego, mas, sim, pelo Pastor René Feitosa, membro da Lagoinha e diretor do Seminário Teológico Evangélico do Brasil (STEB). O Pastor Rego não estava ainda em condições de administrar rebanho tão grande. Então, em 17/04/69, o Pastor Ilton Quadros, Secretário Executivo da CBN, assumiu interinamente o púlpito da Lagoinha, até que novo pastor fosse efetivado. Isto se deu em 15/12/69, com o convite feito ao Pastor Reuel Pereira Feitosa, que dirigiu a Igreja da Lagoinha até 06/01/72. O Pastor Reuel fez excelente trabalho, principalmente entre os jovens. Em dezembro de 70, o Pastor Reuel teve uma difícil decisão a ser tomada: aceitar ou não o pedido do Pastor Rego de ter a sua carta demissória entregue por Lagoinha. Por ser muito amado pelos membros, houve crise nesse impasse e o Pastor Reuel sentiu a direção de entregar o cajado de Lagoinha. E, novamente, o Pastor Ilton Quadros assumiu interinamente o púlpito da Lagoinha...

Desde o início do ano de 1972, o Pastor Ilton Quadros segurou com firmeza o cajado da Lagoinha.  Em fins de maio de 1972, ele viajou para Brasília, a fim de convidar um pastor para Lagoinha. Foi então que aconteceu um grave acidente com o veículo em que viajava, e o Pastor Ilton Quadros foi hospitalizado. Estaria impossibilitado por um bom tempo de pregar e exercer suas funções pastorais. Nesta ocasião, o jovem pastor, membro da Lagoinha, formado pelo STEB, Márcio Roberto Vieira Valadão, voltava de Ponta Grossa/PR sob a orientação do Senhor. Ali esteve durante um ano, servindo a irmãos preciosos, aos quais aprendera a amar. Regressara a Belo Horizonte para iniciar um trabalho missionário com pessoas marginalizadas.

Ao visitar o Pastor Ilton Quadros no hospital, recebeu deste o convite para pregar até a sua plena recuperação física. A igreja sentiu-se confortada e amparada por seu jovem pastor. A comissão consultiva se reuniu, resolvendo convidá-lo. E em 31 de julho de 1972, Márcio Valadão foi empossado como pastor efetivo da Lagoinha. Desde esta data, o Pastor Márcio Valadão tem sido conduzido pelo Senhor no pastoreio da Lagoinha.

De 70 ao novo milênio
A década de 70 foi um período que se caracterizou por grande dinamismo no que tange ao crescimento interno e à expansão evangelístico-missionária. Todos os trabalhos dos departamentos da Lagoinha sempre contavam com a presença de seu pastor. Em seu primeiro ano de ministério, as tarefas foram distribuídas entre os irmãos. A igreja formava caravanas, com ônibus lotados, para visitas a estas congregações, e se fortalecia o trabalho evangelístico. Em 77, construiu-se o prédio de Educação Religiosa ao lado do templo. Com o trabalho crescendo sempre, a igreja veio a ter a sua primeira secretária em tempo integral, Vera Dulce da Silva, a “Verinha”. Foi um período dinâmico e festivo.

No ano de 80 novos Departamentos da Igreja foram se consolidando, para o bom desempenho da missão: a Comissão Consultiva, a Ação Social, o Financeiro, o Evangelismo, o Departamento de Música, o de Educação Religiosa (CFO) e o Administrativo. A Igreja começou a romper também na área cultural, quando surgiu o Jornal “Atos Hoje”, com sua proposta evangelística. A Escola Cristã teve início com o Ensino Fundamental. O ano de 1982 foi chamado de “o ano da conquista”. O Pastor Márcio Valadão trouxe à igreja o desafio da expansão da sede e formularam-se os planos de comprar os lotes ao redor do templo. Nesse tempo, a igreja ganhou um ônibus e comprou uma área para realização de acampamentos; a “Fazendinha” (Km 25 da Br 262). Em 1987 veio a tornar-se um marco na história dos “Batistas Nacionais”. O projeto de crescimento através de frentes missionárias com o estabelecimento de congregações teve o seu momento de amadurecimento. Em 15 de abril de 1987, em sessão ordinária, foi apresentada à Lagoinha a proposta da emancipação das Congregações que fundara. A igreja começou então um novo tempo.

Na década de 90 a Igreja da Lagoinha encontrava-se madura para prosseguir sua missão. A Escola Cristã consolidou-se como “Colégio Cristão de Belo Horizonte”. Em 1992, o Centro de Formação de Obreiros (CFO), veio a substituir a Escola da Bíblia, embrião que se transformou em faculdade de ensino teológico, a FATE-BH. O Pastor Jonas Neves implantou os “Grupos de Crescimento” nos lares. O número de funcionários da Lagoinha cresceu vertiginosamente. A “fundação Oásis” reestruturou os Estatutos da Beneficência e ampliou em grande escala a atuação social da Lagoinha. Dentro dessa Fundação se incluíam as seguintes organizações: a Casa das Vovós; o Centro Estudantil; a Creche Oásis; o Projeto “Menina Dança”; a Ação Social da Lagoinha; a Assistência Médica Evangélica (AME); a Clínica Integradas e Odontologia (CLIO); o “Projeto Resgate”, para recuperação de viciados; e vários outros projetos sociais.

Surgiu o “Ministério Ephatá”, para a evangelização dos surdos; o Ministério Siloé, para os cegos. O Projeto Madalena, levando a restauração às prostitutas; o projeto “Deus se Importa”; o “Telefone da Paz”. O programa “Profetizando Vida”, transmitido pela TV Bandeirantes, veio a gerar o “Profetizando Vida – Cartas”, oferecendo o “Curso Bíblico por Correspondência”. O “Projeto Centésima Ovelha”; o “Ministério Onésimo”; a “Rádio Comunitária Oásis”. Em 1998 ficou pronto o novo templo e tivemos a gravação do primeiro CD do Ministério Diante do Trono. O término da década de 90 deixava no ar uma atmosfera de realização e um profundo sentimento de total dependência do Senhor.

O culto da passagem do milênio foi no estádio do Mineirinho e tem se repetido anualmente. Veio o Ministério “Gideões da Oração”, em 2003, com a visão de levar a Igreja a orar 24 horas, ininterruptamente até a volta de Cristo. Surgiu a Escola Carisma, para treinamento ministerial; o  Centro de Treinamento Missionário Diante do Trono (CTMDT), para preparar jovens para o campo missionário. O ministério “Lagoinha.com”, um portal para servir à Igreja e aos seus múltiplos ministérios; o jornal “Atos Hoje” foi reativado, vindo a ser o boletim informativo semanal da Lagoinha. Um ministério de grande alcance foi o Canal de televisão, a “Rede Super”, com sua programação variada e evangelística. Apesar de tantas conquistas, 2005 foi um ano de lutas, com enfermidades, ajustes administrativos em todas as áreas, com a saída e chegada de pastores. A boa mão do Senhor permaneceu sobre o seu povo para abençoar.

O seu jubileu chega, encontrando uma Igreja madura e consciente de seu chamado: ser uma inspiração para a presente geração e estar preparada para a volta do seu Senhor.

Por Ângela Valadão
Texto Adaptado

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Versículo do Dia



“Então disse: - Jesus lembre de mim quando 
o senhor vier como Rei! Jesus respondeu: 
- Eu afirmo a você que isto é verdade: 
hoje você estará comigo no paraíso”.


(Lucas 23:42-43)

domingo, 7 de junho de 2009

Imagens Biblicas

Naamã ( 2 Reis 5 )

Igreja nos Lares

Igreja nos Lares não é o nome de um grupo cristão. É um termo informalmente usado para definir um grupo de cristãos que, em vez de usar um edifício dedicado ao culto e adoração e, em vez de viver a partir de um sistema organizado para manter uma instituição religiosa, decidiram viver a experiência de ser igreja a partir de seus lares preferindo caminhar como família e buscando expressar a vida orgânica do corpo de Cristo.
Igreja nos Lares é diferente de igreja nas casas, pois igreja nas casas define um local onde o encontro da igreja acontece, mas igreja nos lares aponta que a experiência de ser igreja deve manifestar-se a partir de nossos lares, nossas famílias, nossa vida íntima coletiva para então transbordar e alcançar o próximo, a vizinhança e o mundo.
As razões, que fazem com que tais grupos prefiram seus lares ao estilo convencional da igreja para se expressar, são diversas, vão desde questões que envolve a vida prática da igreja, os fundamentos teológicos para a igreja neo-testamentária, e até o entendimento de que, para mover-se como corpo, cujo cabeça é Cristo, essa forma de caminhar melhor se adequaria ao governo do Espírito Santo. As relações oriundas da vida a partir dos lares configuram o verdadeiro modelo ensinado por Cristo e utilizado pelos cristãos do primeiro século.

Base bíblica
Viver a experiência de ser igreja a partir dos lares é uma forma de retornar à simplicidade dos encontros informais e cheios de vida encontrados no Novo Testamento. Longe da formalidade de doutrinas e cultos formais, a primitiva igreja cristã descortina-se na singeleza das palavras e práticas registradas no livro de Atos no Novo Testamento:

“Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão de casa em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:36 a 47.

Estas passagens bíblicas indicam explicitamente que a vida da igreja desenvolvia-se a partir dos lares dos cristãos primitivos: Atos 20:20, Romanos 16:5, 1 Coríntios 16:19, Colossenses 4:15, Filemon 1:2.
Em vez de ver a teoria e a prática cristã restrita a uma série de reuniões em um salão, o retorno à igreja bíblica conduz à vida e ao apoio mútuo. Isto é expresso por mais de 50 vezes pela frase "uns aos outros" encontrada no Novo Testamento, começando pelas palavras de Jesus, "amai-vos uns aos outros" (João 13:34).
Hoje, a propagação de igrejas nos lares é vista com mais intensidade em países como China, Cuba, India, Brasil e nações africanas, mas são vistos também nos pequenos, mas crescentes grupos na Europa e na América do Norte.

Estrutura e organização
As igrejas nos lares não devem ser confundidas com "igrejas em células". A igreja nos lar normalmente não faz parte de uma grande e vistosa organização, embora o grupo possa associar-se informalmente com outros cristãos e igrejas nos laresem redes que refletem mais a igualdade do que a hierarquia. Aqueles que se reúnem nas igrejas nos lares consideram-se como pertencendo à Igreja Universal e Invisível, buscam como governo local a presença do Espírito Santo fugindo de organizar uma hierarquia entre si. Em relação as demais igreja agem com independência e liberdade, geralmente sem relacionamentos formais com "as igrejas institutionais estabelecidas".
Algumas igrejas nos lares têm alguma estrutura convencional de liderança, outras não têm nenhuma. Hoje, a opinião geralmente aceita no "movimento" das igrejas nos lares é que a reforma protestante não foi suficientemente longe na prática neo-testamentária do "sacerdócio de todos os crentes" e que apenas Jesus Cristo é cabeça da igreja que é o corpo de Cristo. Este movimento vem ganhando força tanto em países industrializados como Austrália, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, como em países em desenvolvimento.
A ausência de estruturas hierárquicas de liderança em muitas igrejas nos lares, frequentemente, é vista pela igreja protestante como um sinal de anarquia ou de rebelião contra a autoridade, mas muitos no movimento das igrejas nos lares consideram a liderança funcional amarada pelo Espírito Santo, em oposição à liderança hierárquica, como a maneira mais viável de alcançar a autoridade espiritual verdadeira do amor, dos relacionamentos, e do domínio invisível de Jesus Cristo como a cabeça de seu próprio corpo (isto é, a igreja). Alguns dentro do "movimento" das igrejas nos lares consideram conseqüentemente o termo "igreja nos lares" um tanto quanto inadequado, pois o desdobramento principal para as pessoas que praticam sua fé desta maneira não é a casa mas mais o tipo de reunião praticada; às vezes, outros títulos são usados para uma descrição mais funcional deste movimento são "igreja simples", "igreja relacional", "igreja primitiva", "vida coletiva", "igreja orgânica" e termos similares.
O movimento das igrejas nos lares, atualmente, também deve muito de seu crescimento às redes e trocas de informação pela Internet; "Igreja Institucional", é o termo generalizado para definir as estruturas mais tradicionais da igreja, incluindo a igreja edifício e/ou os serviços eclesiais centrados no sermão e conduzidos por um pastor ou por um ministro.
Como regra geral, os encontros da igreja nos lares são livres, informais, e incluem às vezes uma refeição mútua. Os participantes esperam que cada um dos presentes sinta-se livre para contribuir para o encontro, e deixe-se levar, como um barco a vela, pelo sopro do Espírito Santo. A estrutura de liderança (funcional) surge sem qualquer vestígio de liderança oficial (hierárquica), reforçada por uma pluralidade de anciãos experimentados; entretanto, há uma tentativa deliberada dentro da maioria das igrejas nos lares de minimizar a liderança de um único indivíduo, de forma que a figura do pastor vocacionado ou do idoso experiente é geralmente colocada em segundo plano em favor de uma responsabilidade mais plural de liderança difusa sobre as diversas pessoas ou na totalidade dos membros.

Origens e história
A origem do movimento mundial das igrejas nos lares vem de diversas fontes. Alguns a consideram como uma nova vertente do movimento dos irmãos unidos da Inglaterra, outros traçam um vínculo com o remanescente anabatista: quacres, amish, huteritas, menonitas e waldenses. De qualquer forma este movimento tem sido encorajado por fundadores de igreja e pela iniciativa editorial de escritores como Robert Fitts, Frank Viola, Wolfgang Simson ou Gene Edwards. Uma outra perspectiva vê o movimento das igrejas nos lares como a re-emergência do movimento do Espírito Santo durante o Jesus Movement nos anos 1970 nos Estados Unidos ( http://www.one-way.org) ou no mundo na chamada Renovação Carismática dos anos 1960 e 1970. Outros o vêem como um retorno ao paradigma das práticas da igreja descritas no Novo Testamento, ou paradigma Restauracionista, (htt://ntrf.org), que estimula os cristãos a sair da hierarquia e das cadeias de comando piramidais e retornar às práticas descritas e encorajadas nas Escrituras ( http://century-one.co.uk). A própria Internet vem contribuindo para o fenômeno do crescimento exponencial visto na última década, que fez com que pessoas anteriormente isoladas passassem a se juntar em redes. O movimento das igrejas nos lares é parente e precursor dos debates em torno da Igreja Emergente. Enfim, nenhum fator isolado pode explicar a emergência desta eclesiologia passado-futuro, pois foi a confluência de todas as vertentes destacadas acima que contribuiu para o crescimento das igrejas nos lares no mundo.

Relação com as Igrejas Tradicionais e Grupos Missionários
A história mostra claramente que houve momentos de tensão entre o movimento das igrejas nos lares (como no caso dos movimentos de restauração e de reavivamento) e as igrejas tradicionais. Contudo, recentemente, algumas denominações e organizações missionárias começaram a fornecer ajuda para o desenvolvimento de redes de igrejas nos lares. Entre elas estão, The Free Methodist Church in Canada, The Foursquare Gospel Church of Canada, The Navigators of Canada, The Evangelical Fellowship of Canada, The Southern Baptist Convention (USA), Dove Christian Fellowship International, Youth With a Mission (YWAM), entre outras.

sábado, 6 de junho de 2009

Mensagem da Semana


Desembarçando os Fios

Havia uma tecelagem onde se fabricavam tecidos muito finos. 

Quando em dado momento os fios se embaraçavam, o operador devia tocar uma campainha, para ser atendido por um funcionário especializado, que punha as coisas em ordem novamente. 

Certa ocasião, entretanto, depois de um rapazinho ter pedido o auxílio do funcionário especializado e recebido assistência, um operário antigo na fábrica achou que ele próprio já sabia o suficiente, e podia passar sem o auxílio especializado. Então, quando novamente os fios se embaraçaram, ele mesmo tentou arrumar.

Seus fios, porém, ficaram terrivelmente emaranhados e o estrago foi muito grande. Quando, enfim, ele chamou o especialista, disse-lhe: "Mas eu fiz o meu melhor!". O especialista replicou: "O seu melhor é chamar por mim."

Quantas vezes nós tentamos solucionar os problemas da vida por nós mesmos. Nós achamos que "nós sabemos". Quanto mais rapidamente eles seriam resolvidos se os levássemos ao Divino Especialista.

"Fazer o nosso melhor" é chamar pelo Mestre.

Essa é a mensagem que Deus tem para você. Se você se encontra num beco sem saída, e não sabe o que fazer para resolver seu problema, você não acha que a ocasião é certa para buscar ajuda de um Deus que tudo pode? E você que está bem, você não acha que com a ajuda de Deus, seu caminho pode ser mais suave?

Ele não quer vê-lo debatendo-se em tensão, angústia, preocupação e desespero. Ele quer vê-lo calmo, tranqüilo, desfrutando da vida que Ele lhe deu, descansando n'Ele, confiante de que Ele pode te ajudar a resolver seu problema, pois para Ele não há impossibilidades. Disse também que a impossibilidade do homem é a oportunidade de Deus. Então por que lutar sozinho?

Experimente buscar a Deus e tenha a certeza. Ele virá em seu socorro: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n'Ele e Ele tudo fará"

Igreja Adventista do Sétimo Dia

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) é uma denominação religiosa protestante, classificada como adventista.
Foi fundada oficialmente em 1863, 21 anos após o Movimento Millerita (evento ocorrido no ano de1844). Hoje está entre as principais denominações evangélicas do mundo, estando presente em quase todas as nações do globo.
O termo "adventista" refere-se à crença no advento, ou seja, na segunda vinda de Jesus à Terra. O termo "sétimo dia" é uma referência à crença do sétimo dia da semana como sendo o dia da semana que Deus estabeleceu para o descanso físico e espiritual do homem.

Origem
A IASD é originária do Movimento Millerita, que foi parte do Segundo Grande Despertar ocorrido na década de 1840 na região a oeste dosEstados Unidos, cujo território na época estendia-se até as áreas próximas aos montes Apalaches.
Embora o nome "Adventista do Sétimo Dia" tenha sido escolhido em 1860, a denominação oficialmente foi organizada em 21 de maio de 1863, quando o movimento já se compunha de cerca de 125 igrejas e 3.500 membros.

Expansão
A IASD concentrou-se na América do Norte até 1874, quando John N. Andrews foi enviado para a Suíça como primeiro missionário oficial além-mar. A África teve seu primeiro contato com o adventismo em 1879, quando o Dr. H. P. Ribton, um recém-convertido na Itália, mudou-se para o Egito e abriu uma escola, mas o projeto foi encerrado quando houve uma revolução nas redondezas da escola. O primeiro país não-protestante a ser atingido foi a Rússia em 1889 com a chegada de um ministro.
Em 20 de outubro de 1890 a escuna Pitcairn aportou em São Francisco, Califórnia e logo se ocupou em levar missionários para as Ilhas do Pacífico. Os adventistas do sétimo dia entraram em países não-cristãos pela primeira vez em 1894 – Costa Dourada, (Gana), África Ocidental, e Matabeleland, África do Sul. Neste mesmo ano missionários foram enviados à América do Sul, e em 1896 havia também representantes no Japão.
Em 1929, o pastor H.M.S. Richards transmitiu uma série de temas bíblicos na rádio KNX, em Los Angeles, Califórnia. Na ocasião, os amigos de Richards o repreenderam dizendo que usar o rádio para a pregação era um engano de satanás. Apesar das críticas ele prosseguir seu trabalho com grandes resultados, se tornando um pioneiro na pregação do Evangelho nos meios eletrônicos.
Em 1937, a série bíblica passou a ser apresentada em uma rede de rádio e transmitida em vários estados americanos. Foi ai que o programa passou a chamar-se A Voz da Profecia, programa que até hoje é transmitido em vários países e línguas.

A IASD tem apresentando um crescimento notável na América do Sul e África com atuação reconhecida na área de saúde. Nos Estados Unidos a denominação apresentou crescimento líquido de 11% no período de 1990 a 2001, segundo estudo da City University of New York,indo de 668.000 a 724.000. Atualmente apresenta naquela localidade 908.450 membros (crescimento de 25% em 5 anos).
Em um século e meio, a Igreja Adventista do Sétimo Dia cresceu de um grupo de pessoas de várias denominações que estudavam a Bíblia, para uma comunidade mundial, totalizando em 2006 mais de 15 milhões de membros batizados e outros 6 milhões de simpatizantes espalhados em 208 países do globo. Estima-se que, levando-se em conta as crianças e outros membros ainda não batizados, como fazem as outras igrejas, o número de adventistas chegue aos 30 milhões.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Santa Ceia

Santa Ceia - também chamada Mesa do Senhor e Eucaristia, isto é, Ação de Graças - é em geral chamada ceia porque foi instituída por Cristo em sua última ceia, e ainda a representa, e porque nela os fiéis são espiritualmente alimentados. É também uma celebração memorial da morte e ressureição de Cristo. Também é chamada de "comunhão", "ceia do Senhor", e "Eucaristia" (Católicos e Ortodoxos).
O nome "Santa Ceia" é geralmente usado na Igreja Evangélica e algumas outras comunidades cristãs.

A celebração
Segundo os cristãos evangélicos, o pão usado na celebração representa o corpo sem pecado, que Cristo ofereceu na cruz como resgate. O vinho representa Seu sangue derramado (ou seja, a Sua vida perfeita), para remissão da humanidade condenada ao pecado herdado e morte.
A Bíblia não específica quando ou quantas vezes ao ano se deve celebrar a "Santa Ceia". Algumas religiões cristãs celebram-na diariamente ou semanalmente (católicos romanos, por exemplo), outros duas vezes ao mês (a maioria das denominações da Igreja Evangélica), outras mensalmente, bi-mensalmente, ou anualmente (Testemunhas de Jeová e Congregação Cristã no Brasil ). A Santa Ceia é uma das celebrações mais importantes no Cristianismo, principalmente para os católicos.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Exército de Salvação

Uma das maiores instituições de caridade do mundo, o Exército de Salvação é uma organização beneficente cristã.
Foi fundado em 1865 por William e Catherine Booth, em Londres, Inglaterra no auge da Revolução Industrial. Atua em 118 países, através de 175 idiomas, em duas frentes: através das Igrejas e através do Trabalho Social.
No Brasil o Exército de Salvação chegou em 1922 e, desde então, tem atuado junto às comunidades através de suas Sedes Locais (sociais e eclesiásticas), Sedes Regionais e a Sede Administrativa Nacional, em São Paulo. Está presente na Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
Em Portugal o Exército de Salvação chegou em 1972 e está presente nas cidades de Porto, Castelo Branco, Sintra, Lisboa, Évora e São Brás de Alportel (Algarve).

Histórico
O fundador do Exército de Salvação, William Booth
O Exército de Salvação foi fundado na região Leste da cidade de Londres em 1865 pelo pastor metodistaWilliam Booth, e sua esposa Catherine Booth. Originalmente, Booth nomeu a organização "Missão Cristã do Leste de Londres", mas em 1878 a reorganizou, dando-lhe um caráter militar e a chamando "Exército de Salvação" (The Salvation Army). William Booth logo se tornou conhecido como General, e sua esposa Catherine ficou conhecida como a Mãe do Exército de Salvação. William pregava aos pobres, ao passo que Catherine contatava os ricos, conseguindo assim apoio financeiro para o trabalho. Ela também atuava como ministra religiosa, o que era bastante incomum àquela época.
O fundador William Booth assim descrevia o lema da organização: "Os três "S" representam melhor a maneira como o Exército de Salvação atua: primeiro a Sopa, depois o Sabão e por fim a Salvação".
Os primeiros membros do Exército de Salvação eram alcoólatras, viciados e prostitutas convertidos ao protestantismo. Muitos destes, em função da busca por uma vida de acordo com os princípios morais do cristianismo protestante, mudavam seus hábitos de vida.
À medida que o Exército de Salvação crescia no fim do século XIX, também crescia a oposição ao movimento na Inglaterra. Os oponentes da instituição se reuniam no "Exército Esqueleto" (Skeleton Army), para perturbar os encontros do Exército de Salvação e suas atividades sociais. Muitos oponentes, que chegavam a agredir fisicamente os membros "salvacionistas", eram donos de tabernas e bares que estavam perdendo suas clientelas, ao passo que novas pessoas largavam o vício e seu uniam ao Exército de Salvação.

A expansão mundial do Exército de Salvação.
A partir do início do século XX o trabalho do Exército de Salvação se expandiu rapidamente. Em 1922 chegou no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, através dos missionários David e Stelle Miche. Foi recebido com simpatia por muitos brasileiros que já conheciam a instituição no hemisfério norte.
O Exército de Salvação sempre se preocupou com a miséria existente no país, de modo que já em 1928 foi criado um espaço na cidade de Santos para atender os marinheiros expostos a perigos e dificuldades próprias da profissão.
Em 1931 outro trabalho parecido foi desenvolvido na cidade do Rio de Janeiro, sempre visando o resgate do ser humano de situações degradantes.

Trabalho com crianças, no início do século XX.
Ao longo dos anos o Exército de Salvação passou a atender diversos grupos sociais no Brasil, que tinham em comum o desamparo social, a falta de perspectivas de vida e futuro.
Atualmente o Exército de Salvação é considerado a principal instituição de caridade dos Estados Unidos, e uma das maiores do mundo.

Trabalho Social
O Trabalho Social do Exército de Salvação é bastante diversificado, estando divido em três grandes áreas:

Assistencial
Compreende a organização e manutenção de programas de proteção à famìlia, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, de abrigos para gestantes e mulheres, crianças e adolescentes em situação de risco e/ou carentes, pessoas idosas e necessitadas em geral, e de clínicas médicas, dentárias e serviços à comunidade.

Promocional
Compreende a organização e manutenção de programas de promoção humana, tais como: residência para estudantes, instituições de longa permanência para a terceira idade e promoção de cursos, seminários, profissionalização, entre outros.

Educacional
Compreende a organização e manutenção de programas de educação infantil, de apoio escolar, escolas e cursos.
Destaca-se também o atendimento a situações de emergência, em todo o mundo.
No Brasil o braço social do Exército de Salvação denomina-se APROSES (Assistência e Promoção Social Exército de Salvação). A instituição possui reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual (SP) e Municipal (diversos municípios), além possuir Certificado de Entidade beneficente de Assistência Social e registro no Conselho Nacional de Assistência Social.

Bazares Beneficentes e Doações
Charrete de Retirada de Doações do Exército de Salvação. Década de 1930.
Caminhão do Programa de Bazares Beneficentes do Exército de Salvação em São Paulo. 2007
No ano 2000 foi criada o Programa de Bazares Beneficentes do Exército de Salvação. Com 5 lojas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o programa atua na coleta de doações de móveis, roupas, e outros objetos com o objetivo de levantar recursos para a manutenção das obras sociais.
São três os públicos atendidos pelo programa: as pessoas que desejam se desfazer de objetos usados; as pessoas que vêm ao bazar do Exército de Salvação para adquirir produtos de qualidade a preços acessíveis; e as pessoas atendidas pelos projetos sociais do Exército de Salvação que são diretamente ajudados pelo programa.
Para agendar uma retirada de doação é preciso ligar para os números: (11) 5562-2285 ou (21) 3879-9600, ou acessar o site www.exercitodoacoes.org.br .

Igrejas
O Exército de Salvação herdou da Igreja Metodista, da qual seu fundador William Booth era pastor, boa parte de suas crenças e tradição doutrinária. As igrejas do Exército de Salvação são chamadas "Corpos", e os membros são denominados "Soldados". Usa-se uniforme e uma hierarquia militar, herdada da característica militar proposta por William Booth.

O conjunto de crenças pode ser resumido nas 11 doutrinas utilizadas pelo Exército de Salvação
como base de fé:
Cremos que as Escrituras do Velho e do Novo Testamento foram dadas por inspiração de Deus, e que somente elas constituem a regra divina da fé e prática cristãs.
Cremos na existência de um único Deus, infinitamente perfeito, Criador, Preservador e Governador de todas as coisas, e único objecto legítimo do culto religioso.
Cremos que há três pessoas na Divindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – indivisíveis em Sua essência e iguais em poder e glória.
Cremos que na pessoa de Jesus Cristo acham-se unidas as naturezas humana e divina, de modo que Ele é verdadeira e propriamente Deus e verdadeira e propriamente homem.
Cremos que os nossos primeiros pais foram criados num estado de inocência, porém, pela sua desobediência, perderam a sua pureza e felicidade; e que, em consequência da sua queda, todos os homens se tornaram pecadores, totalmente depravados, e como tais incorrem com justiça na ira de Deus.
Cremos que Jesus Cristo tem, pelo Seu sofrimento e Sua morte, feito expiação pelo mundo inteiro, para que todo aquele que quiser possa ser salvo.
Cremos que o arrependimento para com Deus, a fé em nosso Senhor Jesus Cristo e a regeneração pelo Espírito Santo são necessários para a salvação.
Cremos que somos justificados pela graça, mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, e que todo aquele que crê tem o testemunho em si próprio.
Cremos que a continuação no estado de salvação depende da fé obediente e contínua em Cristo.
Cremos que é privilégio de todos os crentes serem santificados em tudo, e que o seu espírito, alma e corpo podem ser conservados íntegros e irrepreensíveis até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Cremos na imortalidade da alma, na ressurreição do corpo, no juízo final, na felicidade eterna dos justos, e no castigo dos maus.

Hierarquia
Os membros ativos do Exército de Salvação recebem hierarquias, de acordo com o tempo que estão na instituição ou do nível de comprometimento. A hierarquia atual é composta da seguinte maneira:
Como voluntários:
Jovem Soldado
Recruta
Soldado
Sargento
Em tempo integral:
Capitão
Major
Coronel
Comissário
General - Apenas um ativo, que lidera o Exército de Salvação no mundo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Versículo do Dia


“O meu mandamento é este: 
amem uns aos outros como eu amo vocês. 
Ninguém tem mais amor pelos seus amigos 
do que aquele que dá a sua vida por eles” 

(João 15:12-13)